terça-feira, julho 1, 2025
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioDestaqueCardápio junino: opções clássicas e novas para a celebração

Cardápio junino: opções clássicas e novas para a celebração

Cardápio junino: opções clássicas e novas para a celebração

As festas de São João começaram, e os quitutes são variados para conquistar todos os convidados

Uma das épocas mais aguardadas pelos amantes de festas tradicionais brasileiras chegou. Com junho, começam as quadrilhas, os fogos de artifício, o clima frio, os xotes musicais, as bandeirolas e a estética das festas juninas em geral.

Mas, com a festa junina, também chegam as receitas mais aguardadas que trazem o espírito da festa. Até mesmo pratos novos e diferentes estão alegrando o mês de cada brasileiro, porque o São João vai além da tradicionalidade, com também afeto e cultura.

(Créditos: BrazilPhotos / iStock)

Quitutes de milho

No São João, o milho é o protagonista de muitas receitas, sendo o principal ingrediente da época junina. Desde comer o milho cozido até as mais variadas receitas, ele está sempre presente.

Canjica, curau, pamonha, bolo de milho, milho assado, creme de milho, cuscuz, pipoca e até biscoitinhos feitos com milho e polvilho estão nas celebrações do mês de junho. Todas elas são receitas práticas e tradicionais, mas também é possível inovar e experimentar variações.

Para surpreender os convidados, é possível fazer receitas de salgadinhos, como quiche ou snacks de milho assados. Com criatividade, é possível variar e até fazer um pé-de-moleque de milho.

Cuscuz de tapioca

Uma leguminosa famosa nas festas juninas é o amendoim. Há receitas deliciosas e perfeitas para o clima caipira. Paçoca, amendoim doce, amendoim cozido e cocadas são algumas das opções tradicionais.

Uma variação deliciosa seria preparar o arroz-doce característico da festa e fazer uma releitura com paçoca por cima, adicionando amendoim à receita.

Pratos quentes

Os deliciosos pratos quentes combinam a ambientação junina com o clima frio na época de inverno brasileiro. Caldos, canjicas, aves assadas e até mesmo bebidas, como o quentão e o chocolate quente, são característicos no São João.

Receitas como cachorro-quente de forno, cuscuz e a famosa torta de carne moída de liquidificador são grandes opções para quem quer montar uma mesa junina farta e deliciosa.

Para incrementar o próprio arraial, basta ter uma decoração bem focada na estética caipira, com chapéus de palha, bandeirolas e toalhas de mesa bem coloridas e estampadas, e estar sempre próximo a uma fogueira.

Doces

Não existe festa junina sem doces típicos. Como já colocado antes, pé-de-moleque, paçoca, arroz-doce e canjica são apenas o início. Os famosos doces de abóbora e de outras frutas também são bem-vindos. Doce de leite, bala de coco, maria-mole… A lista é longa.

Outras opções para inovar são as pipocas doces e o bolo de cenoura com cobertura de chocolate, que é infalível em agradar a todos. E não se pode esquecer da maçã do amor, que é coberta por um caramelo vermelho hipnotizante.

Cardápio junino: opções clássicas e novas para a celebração.

Uiara Zagolin
Uiara Zagolin
Jornalista e Editora do portal NA MIDIA; Correspondente Internacional; Diretora de Relações Internacionais da FEBRACOS Federação Brasileira de Colunistas Sociais; Vice-Presidente da APACOS Associação Paulista de Colunistas Sociais; Delegada Regional para São Paulo da ANI Associação Internacional de Imprensa; membro da Worldwide Association of Female Professionals; Imortal na Academia de Artes de São Paulo e Academia Mundial de Letras. Com formação no Canadá, EUA e UK
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Raquel Maffeis on Stella Valenttina Mello Zorzo
Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA