Binswanger Brazil faz venda de prédio do Santander.
Binswanger Brazil realiza venda de imóvel e incrementa a revitalização do Centro
A Binswanger Brazil assessorou e intermediou a venda do Edifício República, localizado no centro São Paulo e que pertencia ao Santander, para a Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”). Mais do que uma simples transação comercial, o novo endereço da reitoria da instituição de ensino, contribui para a revitalização do Centro de São Paulo.
A transação foi feita em parceria com a Almeida Filho Negócios Imobiliários.
“O centro histórico de São Paulo vem num ciclo importante de iniciativas para sua revitalização. São iniciativas públicas e privadas que investem na sua recuperação urbana, social, cultural e financeira. Movimentos constantes estão sendo feitos para que São Paulo tenha um centro histórico atrativo para o comércio, habitação, turismo e lazer”, explica Nilton Molina Neto, sócio-diretor da Binswanger Brazil.
O Edifício República está na Praça da República, 295, bem próximo ao histórico prédio do Colégio Caetano de Campos, hoje ocupado pela Secretaria Estadual da Educação. Ao contrário do vizinho, o Edifício República possui uma arquitetura moderna e é um empreendimento símbolo da região central de São Paulo, com dez pavimentos corporativos, quatro subsolos, uma loja com térreo e mezanino, duas torres de elevadores e um heliponto em sua cobertura.
Anteriormente, o térreo era ocupado por uma agência bancária e os pavimentos superiores locados para uma empresa de contact center.
De acordo com os estudos da Binswanger Brazil, a região central vem atraindo cada vez mais investidores. Um dos maiores indicadores que comprovam esta afirmação é a diminuição da taxa de vacância dos imóveis corporativos neste período de pós-pandemia. A absorção líquida (métrica que indica a diferença entre as áreas efetivamente locadas e devolvidas), em 2021, foi de -4.537 m² (negativa).
Binswanger Brazil faz venda de prédio do Santander
Já em 2022, obteve performance positiva de 2.390 m² absorvidos. Com isso, a taxa de vacância passou de 17,5% em 2021 para 16,8% no ano passado.
“O preço pedido das lajes corporativas também teve uma redução, passando de R$ 41,30 m² em 2021 para R$ 36,53 m² em 2022. Isso também se tornou um grande atrativo para a ocupação da região Central”, destaca Molina Neto.
Binswanger Brazil
A Binswanger Brazil, líder em consultoria imobiliária e presente no redesenvolvimento imobiliário do centro de São Paulo, é uma grande incentivadora da revitalização da região.
Além de assessorar e intermediar a aquisição do Edifício República pela Unesp – feita em tempo recorde, é sócia no consórcio do Vale do Anhangabaú, um marco histórico na concessão à iniciativa privada, que possibilitou uma administração profissional e uma agenda de shows e eventos inédita na região.
“A Prefeitura planeja obras de infraestrutura e melhorias nos equipamentos públicos para resgatar o centro da cidade como um polo de investimentos, transformando a região com aportes em segurança, requalificação urbana e incentivos fiscais. Além disso, a promoção de habitação é um dos principais objetivos do plano urbanístico”, comenta o executivo.
A Binswanger Brazil atua há mais de 25 anos no mercado brasileiro e é reconhecida como uma das principais fornecedoras de serviços imobiliários para o mercado corporativo. A empresa auxilia seus clientes a realizar as melhores negociações com base nas oportunidades e necessidades específicas de cada negócio.
Fonte: Elenita Fogaça / Assessoria de Imprensa
Edição: Redação Na Mídia
Fotos: Divulgação / Internet
Leia ainda: O Empoderamento da Mulher através do Tempo