quinta-feira, outubro 16, 2025
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioEstilo de vidaComportamentoAção de conservação do sagui-da-serra-escuro

Ação de conservação do sagui-da-serra-escuro

Ação de conservação do sagui-da-serra-escuro.

Ecomuseu realiza ação de conservação do sagui-da-serra-escuro em São José dos Campos

Ecomuseu CSJ e Centro de Conservação dos Saguis-da-Serra fazem soltura após importante etapa para sua conservação

Começa em São José dos Campos uma importante ação de conservação da fauna nativa: a soltura de indivíduos híbridos de saguis, após processo de esterilização. A ação visa proteger a variabilidade genética e a conservação do sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita), espécie ameaçada de extinção endêmica da Mata Atlântica do sudeste do Brasil. A iniciativa é resultado da parceria entre o Ecomuseu dos Campos de São José e o Centro de Conservação dos Saguis-da-Serra (CCSS), que chega agora em uma nova fase.

A hibridação é uma das principais causas de declínio das populações nativas de Callithrix aurita, aumentando seu risco de extinção. É importante destacar que este cruzamento não é um processo natural, já que cada espécie é endêmica de um diferente local e até bioma do país.

O processo ocorre quando indivíduos de uma espécie nativa cruzam com saguis que estão fora de suas áreas naturais, como o sagui-de-tufos-pretos (Callithrix penicillata), originário da região Central do Brasil e levado ao sudeste pela ação humana. Essa procriação compromete, assim, a integridade genética e a sobrevivência da espécie nativa. Faz parte das ações de conservação do sagui-da-serra-escuro, portanto, a esterilização de indivíduos híbridos, além dos alóctones ou invasores.

Ação de conservação do sagui-da-serra-escuro
Créditos: Maiara Tissi – Ecomuseu CSJ

Ação de conservação do sagui-da-serra-escuro

O trabalho em conjunto das instituições se iniciou com o mapeamento e identificação das áreas de ocorrência do sagui-da-serra-escuro nos bairros de abrangência direta do projeto “Ecomuseu dos Campos de São José: reflorestando a trilha do Callithrix aurita”, do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, executado pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, com apoio da Prefeitura de São José dos Campos e APA Federal Mananciais do Rio Paraíba do Sul/ICMBio.

Ação de conservação do sagui-da-serra-escuro
Créditos: Maiara Tissi – Ecomuseu CSJ

A equipe de pesquisadores do projeto, utilizando metodologia científica e com enorme apoio da população, que colaborou fornecendo dados de avistamento dos saguis, registraram os locais de ocorrência do C. aurita, bem como dos indivíduos híbridos e espécies introduzidas.

Ação de conservação do sagui-da-serra-escuro
Créditos: Maiara Tissi – Ecomuseu CSJ

Após estudos sobre fragmentos com incidência de híbridos, a equipe do CCSS/UFV realiza a captura de grupos inteiros, de forma a manter a unidade familiar estabelecida. Da mesma forma, a esterilização é feita por equipes especializadas do CCSS e todos os animais passam por acompanhamento veterinário antes de serem devolvidos ao seu local de origem. Após manejo e cuidado, o grupo logo retorna para a natureza, no mesmo fragmento onde foram capturados.

Prática

A prática, em uso, com sucesso em outras regiões. Dessa forma, agora, está sendo aplicada em São José dos Campos, alinhada ao trabalho socioambiental e educativo do Ecomuseu dos Campos de São José.

O projeto atua também reforçando a importância da conservação deste animal tão pequeno e importante para a floresta. isto é, que sobrevive nos fragmentos de vegetação nativa na zona urbana. Portanto, acompanhar, informar e engajar a comunidade são passos fundamentais para que mudanças efetivas aconteçam. Igualmente, outras ações voltadas à proteção dos saguis estão ganhando cada vez mais movimento pela Prefeitura de São José dos Campos. Assim como,  a sinalização da travessia de animais silvestres em vias urbanas. A implantação de passagens suspensas de fauna  que torna a cidade parceira real da nossa fauna nativa.

Já a parceria entre Ecomuseu dos Campos de São José e o Centro de Conservação dos Saguis-da-Serra (CCSS) segue ativa para as próximas solturas. E prevê novas ações no Município, reforçando o compromisso com a proteção da biodiversidade e com o sagui-da-serra-escuro. Que venham novos passos em direção à conservação desta e de tantas outras espécies silvestres que vivem logo aqui entre nós.

O projeto Ecomuseu dos Campos de São José é uma realização do CECP em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental

 CECP/Ecomuseu dos Campos de São José

Nos acompanhe em www.ecomuseu.org.br/
Alameda Harvey C. Weeks, 203
Vista Verde – São José dos Campos – SP
Contato: (12) 99677-5272 – ecomuseu@cecp.org.br. comunicacao.ecomuseu@gmail.com
Imagem de divulgação | Créditos: Maiara Tissi – Ecomuseu CSJ

 

 

 

 

Uiara Zagolin
Uiara Zagolin
Jornalista e Editora do portal NA MIDIA; Correspondente Internacional; Diretora de Relações Internacionais da FEBRACOS Federação Brasileira de Colunistas Sociais; Vice-Presidente da APACOS Associação Paulista de Colunistas Sociais; Delegada Regional para São Paulo da ANI Associação Internacional de Imprensa; membro da Worldwide Association of Female Professionals; Imortal na Academia de Artes de São Paulo e Academia Mundial de Letras. Com formação no Canadá, EUA e UK
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Raquel Maffeis on Stella Valenttina Mello Zorzo
Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA