O Instagram é uma plataforma de mídia social que possui 1 bilhão de usuários ativos, segundo informações da própria plataforma, também é o canal que mais cresce no mundo e obviamente, pode ser usado para fazer crescer seu negócio.
Para ilustrar, o Instagram cresce a uma taxa de 5% a cada trimestre, e é considerada a rede social mais popular pelos usuários, principalmente no Brasil, país com o segundo maior número de usuários do planeta.
O canal cresceu porque está em constante atualização, e cada atualização traz recursos e ferramentas que os usuários adoram, como o Stories, que fizeram a plataforma superar o Snapchat.
Outro aspecto significativo do Instagram é que ele se classifica como uma das plataformas de mídia social de maior sucesso em termos de vendas, seja para produtos físicos ou até um curso para aeromoça.
Isso é tão prevalente que cerca de 70% dos produtos e serviços vendidos nas redes sociais são do Instagram, e apenas 25% são do Facebook. Do total, cerca de 17% é transformado em receita.
Com isso em mente, os empreendedores podem observar que ao usar o Instagram para sua pequena empresa, terão um meio bem sólido de aumentar o reconhecimento da marca. Basta saber quais são as principais dicas para iniciantes.
Instagram: por que é tão importante às empresas?
O Instagram é uma rede social dedicada ao conteúdo visual e seu objetivo é permitir que os usuários compartilhem mais sobre suas vidas pessoais. Para as corporações, funciona como uma representação da rotina mundana.
É possível divulgar os bastidores do negócio, destacar um grupo ou equipe, criar ações sociais, discutir novos lançamentos e outras ações neste canal.
Isso rendeu muitos resultados para negócios como uma empresa especializada em cuidar de idosos, pois os consumidores modernos apreciam a transparência da marca. O Instagram é uma ótima opção para engajar as pessoas com um negócio.
É também o local perfeito para apresentar a história da empresa ao cliente ideal de uma forma interessante, memorável e cativante.
Todas as empresas devem reconhecer os tipos de conteúdo que podem produzir e como aumentar o engajamento ao transmitir sua mensagem. E no exemplo acima, pessoas que procuram um cuidador idoso noturno irão contratar esse serviço desta organização.
A empresa terá sucesso nisso e o faturamento ainda estará garantido, afinal, o Instagram se trata de uma rede social em constante crescimento, muito popular e considerada a segunda maior plataforma do mundo. As vantagens que traz são:
- Engajamento maior com o público-alvo;
- Maior confiança com a marca por parte dos consumidores;
- Mais tráfego para outras plataformas que a empresa atua;
- Comunicação mais genuína e efetiva com os clientes.
No entanto, para aproveitar ao máximo os benefícios que o Instagram tem a oferecer às empresas, uma Peugeot Oficina Especializada deve aprender a usar o Instagram e quais outras redes sociais podem dar visibilidade para o negócio.
Os benefícios de um negócio investir no Instagram
Além do grande público, o Instagram também tem inúmeros benefícios a serem explorados. Além disso, se se tem uma empresa de pequeno ou médio porte, considere investir em seguidores reais para aumentar o alcance.
Além das postagens orgânicas, o Instagram também apresenta anúncios como um recurso. Eles são benéficos porque têm uma aparência linear e ousada.
O Instagram também tem muita democraticidade no que diz respeito à compra de anúncios, que podem ser no aplicativo, no gerador de anúncios ou com parceiros do Instagram.
Por isso, é importante avaliar qual opção é mais vantajosa e qual tem maior retorno financeiro. Com isso em mente, os empreendedores também podem usar recursos como Stories, Reels e IGTV para aumentar a proximidade com sua audiência.
Isso cria um senso de comunidade e incentiva mais pessoas a interagirem com a marca. Com isso, potenciais clientes se tornam consumidores e consequentemente aumentam o faturamento das empresas.
Dicas para alavancar um negócio no Instagram
Quando um empreendedor entende a importância do Instagram para empresas do setor fica fácil demonstrar como maximizar os resultados do uso dessa plataforma. Algumas sugestões a respeito disso são:
1. Ter um perfil comercial para a empresa
Inicialmente, o primeiro passo para, dizendo, uma fabricante de placas promoção supermercado, é criar um perfil para o negócio que seja de natureza comercial, isso facilitará o contato humano com os clientes e promoverá a marca.
O perfil profissional é o único meio de gerar participação e aumentar o tráfego no site institucional, portanto, é essencial focar nessa primeira etapa.
2. Criar uma bio estratégica
Escrever uma biografia convincente que inclua um link é uma das principais formas de incentivar o público a ir para uma página de vendas ou site do negócio, pois é uma das primeiras coisas que o usuário vê ao visitar um perfil é o texto da biografia.
Este recurso permite criar links personalizados que facilitam a criação de uma página que permite compartilhar 5 links. Isso permitirá que a organização utilize ao máximo a biografia.
3. Produzir conteúdos de valor
O Instagram é um ambiente competitivo, por isso é fundamental que as empresas criem um material autêntico que realmente prenda a atenção dos usuários.
O ideal é procurar criar diferentes tipos de materiais, sempre com profissionalismo e de forma que atraia e converta os consumidores.
4. Interagir com o público-alvo
Criar um cronograma de postagem é crucial para colocar um perfil comercial no Instagram e garantir uma boa visibilidade. Mas não basta postar, é preciso também interagir com as pessoas que postam.
Por isso, é fundamental reagir aos comentários e interagir com outros perfis curtindo postagens, respondendo e compartilhando materiais.
5. Utilizar automações
A plataforma abriu sua API para que aplicativos de terceiros possam postar conteúdo automaticamente no Instagram, mas apenas para perfis comerciais.
Isso implica que a corporação pode regular, agendar e planejar postagens, assim como outros sites como Facebook, LinkedIn e Twitter.
Redes sociais que dão mais destaque para empresas
A grande variedade de redes sociais que vêm surgindo nos dias atuais podem causar uma certa confusão no público que não acompanha essas mudanças com a mesma velocidade que surgem.
Isso porque, da mesma forma, é possível encontrar diversos designs de máquina de costura digital para bordar bem como diferentes plataformas de redes sociais hoje.
Isso é interessante porque permite que os empreendedores aprendam algumas das vantagens de investir nas redes sociais, o que leva a uma lista de redes benéficas para quem deseja usá-las como um perfil de trabalho.
O Facebook é uma das redes sociais mais populares e comuns. Facilita a criação de perfis para empresas na plataforma, além de utilizar ferramentas que simplificam o trabalho para elas.
Com isso, no Facebook é possível postar textos mais longos, tirar fotos e até ter anúncios patrocinados, o que permite atingir um número maior de usuários.
Além disso, há uma área para clientes que já tiveram experiência com a empresa deixarem seus depoimentos, o que ajuda outros potenciais clientes a conhecerem melhor um despachante próximo, por exemplo, e a satisfação do público com esse negócio.
Como mencionado antes, o Instagram é ótimo para o crescimento de qualquer negócio e um dos aspectos mais significativos do Instagram é o recurso “stories”, que também é utilizado para promover produtos e se comunicar de forma mais eficaz com o público.
Nessa plataforma, o foco principal é a utilização de fotos, que auxiliam qualquer empresa, como as que anunciam locação de embarcação, a expor mais sobre seus produtos ou serviços.
O Instagram também oferece a possibilidade de colocar anúncios, que ampliam a popularidade da empresa para quem já segue a conta e para quem não segue. Também é possível vincular contas do Instagram e do Facebook.
Tik Tok
O TikTok ficou muito popular no cenário de mídia social do Brasil. Em 2020 foi um dos apps mais populares baixados pelos brasileiros durante a quarentena, esse app também foi divertido de assistir.
A rede social incentiva os usuários a criar vídeos rápidos e com uma variedade de filtros, efeitos e faixas. Vários tipos de conteúdo se tornaram populares no TikTok, incluindo vídeos de dança, duetos de músicas, dublagens, entre outros.
Uma das diferenças com o TikTok é que a plataforma não apresenta o conteúdo em ordem cronológica. O algoritmo renderiza as postagens com base em sua relevância para o usuário, independentemente da data de publicação.
O Twitter é uma rede social que facilita a comunicação rápida. Isso porque os posts que podem ser colocados na plataforma são limitados a 280 caracteres. Como resultado, a mensagem menor que se deseja comunicar aos seguidores é melhor.
Também no Twitter é possível postar pequenos vídeos ou imagens, isso facilita a distribuição de produtos ou serviços. Enfim, é uma plataforma que merece elogios e que continua conquistando novos usuários.
Considerações finais
Estar presente nas redes sociais é importante para empresas de qualquer nicho, mas quem busca vender e expandir a presença de seu pequeno negócio precisa focar sua estratégia no Instagram.
Essa plataforma beneficia todos os negócios, inclusive os pequenos, por conta de seus recursos inteligentes que levam em consideração as estratégias de marketing digital. Por isso, investir no Instagram é fundamental para as empresas que desejam crescer.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.