A transformação digital é um processo que está trazendo muitas mudanças na mentalidade das empresas, para que possam se tornar mais modernas e possam acompanhar os avanços tecnológicos que surgem o tempo todo.
Todos os seres humanos foram impactados por esse processo e com as empresas acontece a mesma coisa. A humanidade sempre passou por grandes transformações, e desde a revolução industrial, muita coisa mudou.
A tecnologia está cada vez mais avançada, a exemplo da internet das coisas e da inteligência artificial. De modo geral, o ser humano promove avanços tecnológicos desde sempre e eles são muito impactantes.
A transformação digital está além do desenvolvimento de novos utensílios, serviços, dispositivos e mecanismos para facilitar a vida. Na verdade, trata-se de uma nova realidade, uma vez que a tecnologia avança rapidamente.
Em outras palavras, trata-se do contexto que circunda a vida moderna e não apenas da existência da tecnologia. Por ser uma mudança de realidade, implantar a transformação digital não é tão simples quanto adotar uma ferramenta.
Para entender o assunto, este artigo vai explicar o que é transformação digital, quais são as estratégias usadas na gestão de eventos, o que é gestão de eventos e explicar a importância da transformação digital para as empresas.
O que é transformação digital?
Transformação digital nada mais é do que o processo em que uma organização implementa uma mentalidade digital em seus setores. Isso independe do produto ou serviço oferecido, pois o que importa é que os processos atendam a lógica digital.
Ela está relacionada às mudanças rápidas, respostas instantâneas, flexibilidade e agilidade. Para implementar a transformação digital, uma empresa de portaria virtual deve se atentar aos seguintes pilares:
- Foco no consumidor;
- Feedback constante;
- Entregas ágeis;
- Adaptação às mudanças.
Hoje em dia, é muito mais fácil entender o que as pessoas querem e essa informação precisa orientar o trabalho da companhia. Além disso, elas precisam obter feedback constante para identificar suas falhas e qualificar suas soluções.
Todo o processo de produzir, lançar um produto, obter feedback e corrigir as coisas precisam acontecer com eficiência. Além do mais, as entregas devem ser ágeis porque a realidade muda o tempo todo, exigindo resiliência por parte do negócio.
Para que tudo isso seja mais fácil de implementar, é fundamental que a organização conte com a tecnologia, e isso mostra que a transformação digital está além das soluções tecnológicas, pois envolve uma mudança de mentalidade.
A tecnologia cumpre apenas o papel de implementar essa linha de pensamento, considerando os pilares da transformação digital.
Ao fazer isso, uma firma de limpeza terceirizada consegue melhorar sua performance, fazendo com que seja mais enxuta, produtiva e eficiente, além de ser totalmente capaz de satisfazer o público-alvo.
Estratégias usadas na gestão de eventos
Existem várias estratégias digitais que podem ser usadas na gestão de eventos, e entre as mais importantes estão:
Investir em marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia muito usada no mundo todo e por empresas dos mais variados segmentos. Da mesma forma, pode ser aplicado na gestão de eventos para engajar o público e aumentar a taxa de atração.
É fundamental oferecer materiais relevantes para as pessoas, considerando os temas que serão abordados nas palestras, grade de programação, dúvidas frequentes, entre outros assuntos importantes.
É uma estratégia que consegue gerar valor, aumentar as vendas das entradas, entre outros resultados fundamentais para o sucesso do evento.
Usar as redes sociais
De acordo com um estudo realizado pela Rock Content, 91,3% dos internautas acessam as redes sociais diariamente, e entre as plataformas mais usadas estão:
- Facebook;
- Instagram;
- Twitter;
- LinkedIn.
Esses canais são muito bons para impactar rapidamente a audiência e aumentar a visibilidade do evento. Eles podem ser usados para o compartilhamento de conteúdos, mas também para se relacionar com o público.
Em comparação com as mídias tradicionais, os custos de uso são menores. Por exemplo, uma pessoa consegue encontrar o contato de artesanal fábrica de cachaça no Google porque essa empresa pagou pelo anúncio.
Nas redes sociais, basta procurar pelo nome da organização para encontrar o contato da empresa ou falar com ela diretamente pela plataforma.
Investir em e-mail marketing
O e-mail continua sendo uma forma de contato relevante, e atualmente, faz parte do planejamento de praticamente todas as empresas, independentemente do segmento de atuação.
Para se ter uma ideia da relevância do e-mail marketing, quase 77% dos consumidores já efetuaram alguma compra por conta de um e-mail recebido.
O organizador do evento consegue gerar um relacionamento com o público de maneira mais direta, e com isso pode divulgar informações com mais facilidade.
Mas para colher bons resultados, é fundamental que o conteúdo seja personalizado e de acordo com as características do contato.
Criar um site para o evento
Da mesma forma que uma empresa de montagem de quadro elétrico trifásico precisa de um site institucional, o evento também precisa.
O site garante um fluxo de informações mais natural e ainda faz com que o evento seja encontrado pelos buscadores. As pessoas ficam sabendo do que está sendo realizado e podem participar, bem como compartilhar com outros usuários.
O que é gestão de eventos?
A gestão de eventos nada mais é do que uma atividade que organiza e planeja as ações para a realização do evento, incluindo a contratação de serviços, locação de equipamentos e divulgação do evento.
Além disso, a prática ajuda a implementar diferentes formatos, como uma palestra híbrida, ou seja, que pode ser acompanhada pelo público tanto presencial quanto pela internet.
Para que tudo aconteça conforme o previsto, é necessário fazer uma boa gestão para definir os objetivos do evento, escolher o local e a data, definir os serviços necessários, cuidar da gestão de prazos e fazer o controle financeiro.
Assim como uma empresa de caixa para pizza congelada precisa divulgar seus serviços, a gestão de eventos cuida de sua divulgação, além de analisar os resultados obtidos depois que ele é realizado.
Importância da transformação digital para as empresas
A transformação digital traz muitos benefícios para a gestão de eventos, assim como para as empresas no geral. Entre os principais estão:
Mais eficiência
Muitos negócios acabam perdendo espaço devido ao tempo que os profissionais levam para realizar uma atividade. Registrar dados manualmente, setores que não trabalham de maneira integrada, entre outras situações limitam a eficiência.
A transformação digital é uma grande aliada porque ajuda a substituir processos manuais por trabalhos automatizados que trazem mais controle sobre as ações e reduzem problemas na produção.
Para implementar a transformação digital, a organização deve pensar em maneiras de aperfeiçoar os processos, seja na hora de organizar um coffee break para 50 pessoas durante um treinamento ou executar uma tarefa do cotidiano.
Mais controle de gestão
Por meio dos recursos digitais, a administração do negócio é muito mais eficiente, permitindo que os gestores tenham mais domínio sobre várias questões relacionadas aos setores da corporação.
Esse controle é muito importante porque ajuda a organizar tudo em tempo real, além de facilitar na hora de identificar gargalos no processo produtivo.
Por meio de sistemas sofisticados, desenvolvidos com base na realidade do negócio, é possível criar um diferencial competitivo que transforma os rumos da empresa.
Mais vantagem competitiva
Estar em dia com as inovações da tecnologia ajuda qualquer empresa a se destacar em meio aos concorrentes, mas uma agência de terceirização de controlador de acesso 12×36 precisa saber investir do jeito certo.
Tudo depende do funcionamento da organização e da atenção dos gestores em relação às soluções que podem melhorar os processos internos.
Em um cenário cheio de possibilidades, não se deve ignorar tendências, vantagens competitivas, entre outras maneiras de superar os próprios resultados.
A marca precisa acompanhar as inovações, pois a qualquer momento pode surgir um recurso capaz de transformar o mercado em que atua.
Reduz os custos
Estabelecer uma gestão focada na redução de custos é uma forma de trabalhar a transformação digital. Por meio de recursos como computação em nuvem, os custos operacionais podem ser reduzidos.
Para um fabricante de estrutura de aluminio para telhado de vidro, é uma forma de substituir gastos com infraestrutura de TI local, por um serviço muito mais simples, prático e rápido.
Considerações finais
A transformação digital para qualquer tipo de empresa, inclusive na gestão de eventos, é uma forma de lidar com soluções avançadas que trazem mais segurança para os negócios.
É uma forma de mostrar para clientes e parceiros que a organização está preparada para as demandas do mercado atual.
Ela deve ser vista como uma aliada da companhia, pois vai oferecer as condições necessárias para que possa atuar com eficiência.
Mas para aproveitar todos os benefícios que a transformação digital pode trazer, é fundamental investir de acordo com as necessidades do empreendimento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.