Tudo o que você precisa saber sobre o Jiu-jitsu.
Jiu-jitsu: tudo o que você precisa saber sobre o esporte
Saiba mais a respeito da origem, regras, faixas e equipamentos necessários para praticar a arte marcial japonesa
O jiu-jitsu é uma arte marcial originada do Japão que costumava ser utilizada por soldados durante as guerras dos tempos antigos. Apesar de ser classificado como japonês, o estilo de combate já era utilizado na Índia e na China entre os séculos III e VIII. Contudo, foi no Japão que suas técnicas passaram a ser desenvolvidas, criando o formato que conhecemos hoje.
O jiu-jitsu utiliza técnicas de combate que, em sua maioria, visam apenas imobilizar o oponente. Por muito tempo, a arte marcial era usada apenas como método de autodefesa. Mas, em meados dos anos 1990, ganhou grande popularidade quando se tornou parte das grandes competições de MMA (Mixed Martial Arts), que colocam lutadores especializados em vários estilos de combate para se enfrentar.
Regras
Não existe um livro de regras específicas para o jiu-jitsu, então cada competição e academia costumam envolver suas próprias diretrizes. Ainda assim, existe um senso comum nesse quesito, então as regras não costumam ser muito diferentes de um contexto para o outro.
Todos os combates são medidos a partir do controle, domínio e finalização dos lutadores. Golpes como socos, chutes e cotoveladas são totalmente proibidos; o objetivo é apenas tirar o adversário de combate de uma forma segura e livre de quaisquer riscos de sofrer lesões.
Técnicas
Existem diferentes técnicas de imobilização que podem ser utilizadas no jiu-jitsu. As mais comuns incluem a chave de braço e o estrangulamento, que envolve prender o pescoço do oponente com os braços ou as pernas.
Os lutadores têm a liberdade de jogar seus adversários no chão para manter o controle da luta. Também existe o movimento de passagem de guarda, que dá vantagem para o outro lado.
Quando um atleta é derrubado, é possível assumir a posição de guarda, onde ele fica de costas para o chão e se defende das tentativas de imobilização do adversário. Caso se saia bem-sucedido, é possível derrubá-lo e encaixar uma passagem de guarda, causando uma reviravolta no combate.

Faixas
Seguindo a tradição das artes marciais japonesas, o sistema de ranqueamento do jiu-jitsu também é feito por faixas. Cada cor representa o nível do lutador e o tempo que ele já pratica o esporte. São elas:
-
Branca: faixa inicial
-
Marrom: um ano de prática
-
Roxa: um ano e seis meses de prática
-
Azul: dois anos de prática
-
Preta: de três a cinco anos de prática (variando o grau)
-
Vermelha: no mínimo, sete anos de prática
Vale ressaltar que, em algumas academias, os diferentes graus de uma faixa são representados por outras cores para facilitar o entendimento. Por isso, é comum encontrar faixas verdes, amarelas, laranjas e outras cores que não estão na lista. Leva-se em média 15 anos para conseguir atingir um nível elevado.
Equipamentos
O único equipamento obrigatório do jiu-jitsu (especialmente em competições) é o quimono, que também inclui a faixa na cintura. Na modalidade NOGI, o quimono deixa de ser um requisito, mas, na prática mais tradicional, é uma peça indispensável.
O atleta ainda pode investir em outros itens de segurança como joelheiras, protetor bucal, protetor de orelhas, esparadrapo para os dedos, etc. Todos eles são complementos que ajudam a prevenir qualquer machucado mais sério, mas, no geral, o jiu-jitsu não envolve nenhum risco sério de lesão quando praticado da forma correta.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação / Créditos: swilmor/iStock
Edição: Redação Na Mídia
Então, não deixe de ler: Bicentenário do nascimento de Anita Garibaldi