7 eventos que você não pode perder na Semana Nacional de Educação Financeira
Entre os dias 15 e 21 de maio, uma série de eventos sobre planejamento e orientação financeira irão compor a Semana Nacional de Educação Financeira — também conhecida como Semana ENEF — em sua 10ª edição, promovida pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF). Serão palestras, rodas de conversa, cursos, workshops, lives e podcasts espalhados em diversas cidades do país e também online, com o tema central sendo Resiliência Financeira.
“São muitas ações em uma agenda bastante cheia, mas vale a pena conferir e selecionar o que mais faz sentido para cada um”, afirma André Barretto, fundador e CEO da plataforma de orientação financeira n2 e um dos participantes da Semana ENEF. “Há palestras ideais para empreendedores, para investidores, para jovens, pais, idosos, e muito mais. Várias, inclusive, valem para todo tipo de pessoa, afinal a resiliência financeira é um ponto em comum entre todos e sempre pode ser fortalecida”, completa o executivo.
Semana Nacional de Educação Financeira
Barretto ajudou a selecionar alguns dos eventos que mais chamam a atenção e atraem diferentes públicos, para atingir o maior número de pessoas possível. Confira:
15 de maio
A semana inicia com o painel de lançamento “Como a resiliência financeira nos ajuda a conquistar o bem-estar financeiro”, evento híbrido que acontecerá na sede da B3 em São Paulo e também terá transmissão online através da TV B3. O painel começa às 10h40.
“Para quem quer iniciar uma jornada nos investimentos, vale conferir o início da Semana Viver de Rendimentos”, aponta Barretto. Também será no dia 15, às 19h30, com a primeira de uma série de lives durante toda a ENEF.
Já para pais, mães, professores e outros responsáveis por crianças, a palestra “A importância da educação financeira infantil” é um achado para esse primeiro dia da semana. Também online e organizada pela Priscila Rossi, a live inicia às 20h.
16 de maio
Para quem está em Florianópolis, a dica é conhecer a Semana de Educação Financeira NUFIPEC, promovida pelo Núcleo de Finanças Pessoais e Comportamentais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A abertura ocorre às 10h no auditório do Centro Socioeconômico da UFSC e outros eventos no local devem ocorrer até o dia 18.
Na categoria de ações online, neste dia, também haverá um debate sobre experiências atuais em educação financeira no Brasil e outros países, com promoção e moderação do Sebrae Nacional. A live começa às 19h.
17 de maio
Neste dia o Sebrae oferece mais dois eventos. Entre 9h e 18h, haverá a oficina Sebrae Descomplica, com foco em empreendedores, para que possam tirar suas dúvidas sobre condução de caixa da empresa com apoio de consultores.
Mais tarde, às 19h, o próprio André Barretto será o convidado da vez para falar sobre o poder da orientação financeira na transformação de vida. A live discutirá as estratégias de organização e escolhas financeiras que possam abrir caminhos para a prosperidade e impactar positivamente na maneira com que cidadãos lidam com o dinheiro.
“É um prazer participar de uma semana de grandes eventos como essa, e ainda contando com a mediação do Sebrae, uma das instituições que mais impactam pequenos empreendedores e consequentemente a vida de milhões de famílias brasileiras”, Barretto ressalta. “Sabemos como a orientação financeira pode transformar futuros e será uma alegria imensa falar sobre o que podemos fazer para aumentar nosso impacto positivo cada vez mais”.
Outros eventos de destaque que valem ser conferidos incluem a palestra presencial no dia 20/05 às 10h, “Bem-estar financeiro MEI”, na Favela dos Sonhos em Ferraz de Vasconcelos (SP); ou a palestra online “Poupe mais amanhã”, também no mesmo dia e horário, com direito à certificado de participação.
Sobre a n2
A n2 é uma plataforma de Impacto Social que entrega o acesso à Orientação Financeira humana, personalizada e recorrente a colaboradores de empresas, empreendedores e pessoas em vulnerabilidade social, de acordo com a sua dor financeira imediata, seja ela sobre planejamento orçamentário ou investimentos. O modelo é B2B atendendo empresas e programas sociais com uma solução customizável e escalável. Mais informações em n2app.com.br.
Fonte:Marcelo Affonso
Fotos: Divulgação
Leia ainda: “Boston Conexão com Parelheiros”