segunda-feira, outubro 21, 2024
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioEstilo de vidaComportamentoResgatando raízes do povo brasileiro

Resgatando raízes do povo brasileiro

Resgatando raízes do povo brasileiro

Encontro de jongueiros, que acontece desde o início deste ano, chega à comunidade do Arrozal, em Piraí, para promover a valorização do Jongo

Sempre em busca de novos meios e métodos de manter a comunidade da Serrinha voltada para o desenvolvimento e aprimoramento de todo potencial que habita no local, a equipe à frente da Casa do Jongo da Serrinha não para e agora, nos dias 21 e 22 de setembro, visita os jongueiros da Cachoeira de Arrozal, mais uma comunidade do seu projeto: Encontro das Comunidades Jongueiras.

O intercâmbio entre as comunidades, que tem o Jongo como matriz cultural e social, acontecerá até o final de 2024, perpassando por outras comunidades jongueiras do Rio de Janeiro.

Resgatando raízes do povo brasileiro

Resgatando raízes do povo brasileiro
Crédito Acervo Casa do Jongo “O objetivo principal do projeto é que futuramente haja uma rotina periódica destas visitas para o fortalecimento político, social e cultural destas localidades que apresentam, cada uma, suas particularidades conforme o contexto que vivem. Vamos começar a nível estadual e futuramente queremos desbravar o Brasil e o mundo, chegando em Angola, local onde o Jongo teve origem”, conta Ivo Mendes, herdeiro da matriarca da Casa do Jongo.

 

O grupo Jongueiro da Cachoeira de Arrozal foi fundado pelos descendentes dos negros escravizados da Fazenda da Cachoeira, em 1895. Hoje, o Jongo de Arrozal, sob a coordenação do mestre Edgard Camilo, tem o firme propósito de resgatar. Assim como, valorizar e divulgar as raízes do povo brasileiro.

Além do debate, haverá também contação de histórias. Ou seja, um projeto literário que foi inserido nestas visitas para enriquecer a experiência ancestral e cultural das crianças e jovens. Feita pelos mais velhos, que irão trazer seus conhecimentos e de seus antepassados para explicarem toda a trajetória cultural do Jongo até os dias atuais.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa  
Fotos: Crédito Acervo Casa do Jongo
Edição: Redação Na Mídia

Então, não deixe de lerExposição ‘Jardim das Ovelhas’

Uiara Zagolin
Uiara Zagolin
Jornalista e Editora do portal NA MIDIA; Correspondente Internacional; Diretora de Relações Internacionais da FEBRACOS Federação Brasileira de Colunistas Sociais; Vice-Presidente da APACOS Associação Paulista de Colunistas Sociais; Delegada Regional para São Paulo da ANI Associação Internacional de Imprensa; membro da Worldwide Association of Female Professionals; Imortal na Academia de Artes de São Paulo e Academia Mundial de Letras. Com formação no Canadá, EUA e UK
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA