terça-feira, outubro 22, 2024
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioEstilo de vidaComportamentoPsicologia organizacional é essencial para gestão de pessoas

Psicologia organizacional é essencial para gestão de pessoas

Psicologia organizacional é essencial para gestão de pessoas.

Área pode reduzir a rotatividade nas empresas, diminuindo custos com recrutamento, seleção e treinamentos adicionais.

As empresas do Brasil têm a maior taxa de rotatividade do mundo: um a cada dois funcionários saem do emprego, representando uma perda de mais de R$ 600 bilhões ao ano, conforme dado divulgado pelo portal Sólides, líder em gestão de pessoas.

Uma das alternativas para evitar essas perdas e estruturar a organização é investir no trabalho de um psicólogo organizacional, que irá compreender o comportamento da equipe e estabelecer estratégias para alcançar resultados positivos.

A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) destaca que a alta rotatividade é prejudicial para as empresas. Além da dificuldade em manter uma gestão do conhecimento, há custos adicionais com recrutamento, seleção e treinamento para o preenchimento dos cargos vagos.

Pesquisas do Centro Universitário de Excelência (Unex) explicam a importância da psicologia para uma organização. Por meio do setor de Recursos Humanos (RH), a empresa consegue entender melhor as necessidades e as demandas da equipe, o que auxilia na elaboração de estratégias para resolver conflitos e garantir menos demissões.

Psicologia organizacional é essencial para gestão de pessoas

A psicologia organizacional é uma especialização que habilita o profissional que faz carreira na área da psicologia a atuar em empresas públicas e privadas.  De acordo com informações da plataforma de psicoterapia Oriente.me, o psicólogo organizacional busca entender o funcionamento da equipe, através da análise do comportamento individual e coletivo. Além de garantir um ambiente harmonioso, a área foca em melhorar a eficiência das empresas, o engajamento dos funcionários e a diminuição de custos.

Atuação do psicólogo organizacional na empresa

Há diferentes motivos que incentivam as organizações a contratarem profissionais da psicologia. Um deles é valorizar a saúde mental dos colaboradores, para aumentar a qualidade de vida e a produtividade no trabalho, como destaca a empresa de tecnologia Jusbrasil. 

Os psicólogos atuam gerenciando os conflitos que surgem na organização e analisando todo o clima interno entre os funcionários. A análise é feita por meio de pesquisas internas. A partir do diagnóstico, os profissionais podem realizar treinamentos de capacitação e utilizar ferramentas que auxiliam no aumento do desempenho, como feedbacks construtivos, formulários autoavaliativos e planos de carreira.

O plano de carreira é utilizado para incentivar a perspectiva futura dos trabalhadores na empresa. Para isso, pode ser realizado um teste vocacional online para orientar os profissionais sobre a trajetória que será seguida na organização, abrindo a possibilidade de crescimento e desenvolvimento na área de atuação ou mudança de setor.

Recrutamento e seleção

Os psicólogos organizacionais também atuam nos processos de recrutamento e seleção de novos profissionais. Para isso, avaliam currículos, aplicam testes, realizam dinâmicas e entrevistas com o propósito de selecionar os candidatos com habilidades e perfis compatíveis com as atribuições das vagas oferecidas.

Após a seleção, os psicólogos também são responsáveis por conduzir a adaptação inicial dos novos funcionários, por meio de treinamentos e orientações. Os profissionais acompanham toda a trajetória dos colaboradores, da admissão ao desligamento da empresa.

Cenário da psicologia organizacional no Brasil

Entre as empresas do país, 49,4% informaram que estão interessadas em incluir ações de bem-estar na rotina dos colaboradores. Só em 2023, um quarto das organizações enfrentou o afastamento de funcionários por conta do adoecimento mental. Os dados são do levantamento do portal Empregos e corroboram a necessidade da presença de psicólogos organizacionais.

Paralelamente, a Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT) revelou que houve crescimento das oportunidades de trabalho de psicólogos nas empresas. Além do trabalho na melhora da saúde cognitiva, a área contribui para aumentar a motivação, o engajamento e, consequentemente, a produtividade da equipe.

Mesmo com o crescimento das oportunidades, a psicologia organizacional enfrenta desafios, como informa o Centro de Estudos Avançados de Psicologia (CEAP). Um dos obstáculos está relacionado à falta de reconhecimento do valor das relações humanas no funcionamento de uma empresa pelos gestores. 

Outro desafio é com relação à formação de mão de obra qualificada. Segundo o CEAP, a psicologia clínica ainda tem maior prestígio entre os alunos da graduação, o que diminui o interesse pela capacitação na área organizacional.

 

 

 

 

Andrezza Barros
Andrezza Barroshttps://www.namidia.com.br
Jornalista, entrevistadora e assessora de imprensa brasileira. É CEO do site andrezzabarros.com, onde realiza entrevistas com os mais diversos públicos, desde empresários, cantores, atores, médicos, políticos, entre outros indivíduos que queiram contar um pouco da sua história ao público. Além desses, Andrezza também comanda o site deadlinews.com.br e é sócia do site materialivre.com.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA