sexta-feira, janeiro 10, 2025
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioEstilo de vidaProlongando a vida útil da sua moto com cuidados simples

Prolongando a vida útil da sua moto com cuidados simples

Prolongando a vida útil da sua moto com cuidados simples.

Manutenção reflete não apenas na preservação do veículo, mas no nível de segurança para uso contínuo.

Surgidas no fim do século XIX, as motocicletas hoje ganham cada vez mais popularidade em cidades ao redor do mundo.

É possível encontrar peças para motos com preços bem mais acessíveis, o que funciona como atrativo para quem deseja trocar o carro por uma moto, ou adquirir um veículo mais prático para uso no dia a dia.

De acordo com dados divulgados em dezembro de 2023 pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), 1 em cada 3 cidades brasileiras possui mais motos do que carros nas ruas. Entre as razões, podemos destacar o aumento de profissionais de aplicativos de entrega, o valor de mercado dos carros e também aspectos como a mobilidade urbana. 

Embora a moto possa ser uma opção com muitos benefícios para uso frequente, ela não dispensa cuidados essenciais. Além de garantir a adequação às normas de segurança, a manutenção também impacta na maior vida útil do veículo, principalmente em modelos que foram adquiridos já usados ou com preço maior.

Entenda a importância e os principais benefícios de cuidar da sua moto adequadamente

Os cuidados que uma moto exige vão se diferenciar conforme tipo e modelo. Uma motocicleta esportiva tem necessidades mais específicas em relação a uma moto de uso urbano, assim como uma motocicleta mais robusta, ideal para viagens. Seja qual for o modelo, é importante garantir uma rotina fixa de manutenção, para além de períodos como revisão anual.

Prevenção de acidentes 

É o principal, mas não o único aspecto de importância em cuidar da moto por completo. Uma motocicleta que recebe manutenção regular na parte mecânica e nos acessórios tem um nível alto de segurança. Com as peças no geral funcionando de forma adequada, o veículo consegue entregar o desempenho esperado e com muito menos chances de surpresas negativas no caminho.

Economia a longo prazo 

É totalmente possível um elemento ou outro apresentar mau funcionamento ao longo do uso, mas em menor escala do que um motor fundido, por exemplo. Ao manter os cuidados básicos da sua moto, você reduz as possibilidades de que ela tenha algum problema técnico de grande escala, gerando gastos inesperados. 

Os valores gastos em produtos de preservação, manutenção preventiva e seguro acabam refletindo em economia a longo prazo. Isso porque o valor para solucionar um problema mais grave em uma situação de emergência tende a ser bem maior do que os cuidados de rotina.

Técnicas de cuidados simples para incluir na sua moto

Independente de você possuir uma moto de porte para viagens, ou um modelo básico que atende às principais necessidades do cotidiano, efetuar cuidados é a forma de garantir a saúde do seu veículo. A seguir, você entende as principais ações que impactam positivamente na maior vida útil da moto e os pontos de atenção em cada um deles. 

Calibragem e nível de desgaste dos pneus 

Os pneus de uma moto podem sofrer mais interferência de fatores externos, como atrito com o asfalto, e principalmente na posição de estacionar. Por isso, é importante verificar regularmente a calibragem dos pneus e o nível de desgaste, evitando que a moto tenha seu equilíbrio alterado e fique vulnerável a deslizamentos.

Armazenamento adequado

Nem sempre é possível estacionar em locais cobertos, mas é importante proteger a moto de fatores como sol, chuva e poeira. Faça uso de capas de proteção em materiais impermeáveis, como lonas ou couro, e evite deixar a moto armazenada por longos períodos sem uso.

Limpeza e conservação 

Após pilotar, é importante fazer uma limpeza da motocicleta de maneira bem simples, usando um pano úmido com água. Isso reduz o acúmulo de camadas de sujeira, principalmente de poluição, que podem corroer a lataria do veículo, deixar o uso desconfortável e ainda interferir no funcionamento das peças a longo prazo.

Inspeção regular e preventiva

A inspeção de motos e carros é obrigatória todo ano, mas o ideal é não esperar o procedimento obrigatório para avaliar o veículo por completo. Especialmente se você vai viajar, faça um check-up completo da moto, principalmente de motor, fluidos de combustível e óleo, pneus, freios, sinalização e assento.

Uso de peças certificadas e de qualidade

Por mais que uma moto seja usada, ela pode, sim, ter sua durabilidade estendida com o uso de peças certificadas, quando for necessário a troca. Isso garante que cada peça tenha seu funcionamento adequado, e reduz as chances de você ter que desembolsar um valor bem maior para resolver um problema que foi causado por uma peça imprópria.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa 
Fotos: Divulgação
Edição: Redação Na Mídia

Então, não deixe de lerAlimentos naturais para pets

Andrezza Barros
Andrezza Barroshttps://www.namidia.com.br
Jornalista, entrevistadora e assessora de imprensa brasileira. É CEO do site andrezzabarros.com, onde realiza entrevistas com os mais diversos públicos, desde empresários, cantores, atores, médicos, políticos, entre outros indivíduos que queiram contar um pouco da sua história ao público. Além desses, Andrezza também comanda o site deadlinews.com.br e é sócia do site materialivre.com.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA