segunda-feira, setembro 1, 2025
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioDestaquePor que escolher a baixa temporada para viajar

Por que escolher a baixa temporada para viajar

Por que escolher a baixa temporada para viajar

Para quem procura evitar multidões, preços altos e estresse com meses mais agitados para viagens, essa pode ser a alternativa certa

Viajar é o melhor modo de conhecer novas culturas e ter experiências autênticas que fogem da rotina comum. Para quem deseja conhecer novos lugares, comidas e pessoas, viajar pode ser um dos melhores meios.

Contudo, quando o destino desejado é muito procurado, o excesso de turistas pode acabar sendo bastante estressante, por conta de longas filas, praias lotadas e preços elevados. Uma boa alternativa para evitar tudo isso pode ser viajar fora de temporada.

Como há poucos turistas, os meses de baixa temporada costumam ser a melhor opção para quem procura explorar destinos famosos, sem o estresse do turismo em massa. Lugares como Prado (BA), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC) e Gramado (RS) são exemplos de destinos que se tornam mais convidativos fora do período de férias escolares e feriados.

Por que viajar fora de temporada?

Segundo estudos da agência de viagens Go2Africa, escolher o mês certo para viajar pode gerar uma economia de até US$ 991 nos preços médios de hotéis e de até 83% no custo do quarto ao reservar em meses menos concorridos. Em contrapartida, se essas reservas são feitas nos meses mais caros, o custo adicional pode chegar a 335%.

Além da economia, viajar fora de temporada permite uma experiência mais autêntica, sem a pressa e o agito comuns da alta temporada. Com isso, é possível explorar atrações locais com mais liberdade para tirar fotos, conversar com moradores e até mesmo receber um atendimento mais personalizado em restaurantes e passeios.

Com isso, os valores da viagem podem ser economizados e usados para incluir novos tipos de atividades ao roteiro, ou até mesmo para prolongar o período da estadia, dependendo, é claro, da vontade e do tempo de cada um. 

Por que escolher a baixa temporada para viajar
Family sightseeing city of Cracow, Poland on an off-season winter day. Family is taking photos in the main town square near the Sukiennice and the Mariacki church.
Shot with Canon R5.

Dicas para aproveitar a baixa temporada

Pesquisar o clima local

Não é porque o destino é mais barato fora da temporada que esse é o melhor momento para visitá-lo. Muitas vezes, os destinos em baixa temporada são evitados, por conta de variações climáticas, portanto, é importante pesquisar sobre o clima antes de definir a data da viagem.

Flexibilidade no planejamento

Para quem se planeja com antecedência, é possível aproveitar promoções em pacotes de viagem ao longo do ano destinados aos períodos fora de temporada. Como os destinos geralmente têm menos turistas, é bastante comum encontrar passagens, passeios e até mesmo restaurantes locais com preços mais acessíveis do que na alta temporada.

Negociar valores

Com a baixa demanda nessas épocas do ano, a possibilidade de negociação em estabelecimentos se torna mais acessível. Através desse pequeno detalhe, é possível garantir upgrades e até mesmo melhores condições de pagamento.

Escolher uma boa hospedagem

Encontrar um hotel com bom custo-benefício na baixa temporada é bem fácil. Com a procura reduzida, muitos oferecem promoções especiais nesse período, que podem incluir café da manhã, descontos em diárias mais longas e até mesmo passeios e traslados gratuitos.

Portanto, seja no litoral nordestino, nas serras do Sul, nas cidades históricas ou até mesmo em destinos internacionais, identificar a baixa temporada do destino desejado permite realizar experiências mais personalizadas e menos estressantes, com preços que cabem no bolso.

 

 

(Créditos: Imgorthand / iStock)

 

Uiara Zagolin
Uiara Zagolin
Jornalista e Editora do portal NA MIDIA; Correspondente Internacional; Diretora de Relações Internacionais da FEBRACOS Federação Brasileira de Colunistas Sociais; Vice-Presidente da APACOS Associação Paulista de Colunistas Sociais; Delegada Regional para São Paulo da ANI Associação Internacional de Imprensa; membro da Worldwide Association of Female Professionals; Imortal na Academia de Artes de São Paulo e Academia Mundial de Letras. Com formação no Canadá, EUA e UK
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Raquel Maffeis on Stella Valenttina Mello Zorzo
Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA