quinta-feira, outubro 16, 2025
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioEstilo de vidaComportamentoPlay Recycling em Campos do Jordão

Play Recycling em Campos do Jordão

Play Recycling em Campos do Jordão.

Play Recycling promove atividade sensorial em Campos do Jordão

Na Semana do Meio Ambiente, visitantes poderão ouvir a música das plantas no Centro de Eventos André Montoro

A playlist das plantas. É essa a trilha da atividade que a Play Recycling vai promover durante a Semana do Meio Ambiente, de 02 a 07/06, na cidade de Campos do Jordão, no interior do Estado de São Paulo. Na feira ambiental, no Centro de Eventos André Montoro, a Play Recycling vai apresentar um dispositivo que transforma os sinais elétricos das plantas em músicas ao vivo, revelando os ritmos invisíveis da natureza. A tradicional semana, que marca as comemorações em torno do Dia Mundial do Meio Ambiente (05/junho), trará, ainda, exposições, debates, arte e shows em diferentes pontos da cidade.

Play Recycling em Campos do Jordão
Alunos do programa de educação ambiental da Play Recycling em Campos do Jordão: crise climática, ESG e consumo consciente são alguns dos temas trabalhados em sala de aula. Crédito: Divulgação.

As plantas possuem um sistema de comunicação complexo e sensível. Elas são conectadas e podem enviar mensagens para os pares por meio de suas raízes e sinais elétricos, uma rede de fungos subterrâneos e micróbios de solo. É quase como uma “internet subterrânea”. Os visitantes poderão entender melhor como funciona esse sistema no espaço da Play Recycling na feira ambiental, dos dias 02 a 04/junho. “O objetivo é conectar os visitantes com a natureza, aproximar adultos e crianças do mundo vegetal de forma lúdica e inspiradora. Diversos estudos comprovam que sons naturais reduzem o estresse, a pressão arterial e melhoram o humor”, destaca a cientista e ambientalista Karin Brüning, idealizadora da Play Recycling.

Play Recycling em Campos do Jordão

Da consciência ambiental depende o futuro do planeta e o nosso. A Play Recycling desenvolveu o primeiro e único programa de educação ambiental do país para crianças de 2 a 12 anos e com duração de 3 anos e já atua em 8 escolas da rede pública de Campos do Jordão. Dois mil alunos dos níveis infantil e fundamental serão impactados pelo programa na cidade até o final do ano. O resultado desse trabalho poderá ser visto durante a Semana do Meio Ambiente, em exposições que refletem a percepção do passado (antes de os alunos participarem do programa), do presente (participando do programa) e do futuro, quando forem adultos.

Play Recycling em Campos do Jordão
Dispositivo que transforma os sinais elétricos das plantas em músicas ao vivo: novidade da Play Recycling durante a Semana do Meio Ambiente, em Campos do Jordão (SP). Crédito da foto: Plantwave

Dispositivo que transforma os sinais elétricos das plantas em músicas ao vivo: novidade da Play Recycling durante a Semana do Meio Ambiente, em Campos do Jordão (SP). Crédito da foto: Plantwave

Meta

A meta é ir muito além da reciclagem de lixo ou da horta comunitária. Até porque o conceito de meio ambiente e sustentabilidade, para os criadores do programa, é muito mais amplo: é tudo o que está no planeta. Energias renováveis, meios de produção, vida marinha, consumo consciente e até lixo espacial são temas trabalhados. “O programa impacta a maneira como as crianças percebem seu papel na preservação do meio ambiente.

Elas se transformam em verdadeiros agentes/fiscais e multiplicam os conhecimentos com a comunidade, pais, familiares, amiguinhos. Localizada no alto da Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão é conhecida por ter o ar mais puro do Brasil. Em 2024, vimos que as queimadas chegaram até aqui. Mais da metade do país ficou respirando fumaça tóxica. Precisamos formar novas gerações que saibam que o fogo não é estratégia inteligente de manejo de solo, é crime ambiental”, alerta Brüning.

Educação ambiental, mais do que um direito, é lei no Brasil. Em 17/07, o presidente Lula sancionou a Lei nº 14.926/2024, que incluiu, a partir deste ano, na Política Nacional de Educação Ambiental, temas relacionados às mudanças climáticas, à proteção da biodiversidade e aos riscos de desastres socioambientais. Ela é transversal e deve estar presente ao longo de todo o ensino escolar. O programa pedagógico da Play Recycling é o primeiro que atende de forma completa, do berçário ao nível fundamental, a essas necessidades cada vez mais urgentes. Crescer com responsabilidade socioambiental e aprender os desafios climáticos na sala de aula.

Serviço:

O quê: Feira Ambiental, na Semana do Meio Ambiente de Campos do Jordão
Quando: 02 a 04/06, das 9h às 17h
Onde: Rua Eunice Solis Além, s/nº – Abernéssia, 12460-000, Campos do Jordão – SP
Entrada franca, sem necessidade de inscrição.

Sobre a Play Recycling:

Reciclar atitudes. Com esse propósito foi criada, em 2021, a Play Recycling, plataforma de educação ambiental. Multimídia, engloba conteúdo, informação e formação, ensino e consultoria a empresas e instituições públicas e privadas.

Criada pela cientista e ambientalista Karin Brüning, a Play Recycling oferece o primeiro e único programa de educação ambiental no Brasil, com duração de 3 anos, para crianças de 2 a 12 anos, integrando – de modo lúdico, criativo e multidisciplinar – princípios de sustentabilidade do berçário ao nível fundamental I.

Hoje o programa tem atuação nacional, em 7 Estados, 10 cidades e mais de 2500 alunos beneficiados em todo o Brasil. A empresa integra o Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, e é Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura. Formando novas gerações para um futuro verde e coletivo.

https://playrecycling.green/
Av. João Doria, 900 l Casa 40
CEP 12360-850 l Nova Capivari l Campos do Jordão – SP
Telefone:  (21)97168-2438
Email: contato@playrecycling.green
Facebook: /playrecycling
Instagram: @playrecycling
Linkedin: @playrecycling
YouTube: @playrecycling

 

 

 

 

Uiara Zagolin
Uiara Zagolin
Jornalista e Editora do portal NA MIDIA; Correspondente Internacional; Diretora de Relações Internacionais da FEBRACOS Federação Brasileira de Colunistas Sociais; Vice-Presidente da APACOS Associação Paulista de Colunistas Sociais; Delegada Regional para São Paulo da ANI Associação Internacional de Imprensa; membro da Worldwide Association of Female Professionals; Imortal na Academia de Artes de São Paulo e Academia Mundial de Letras. Com formação no Canadá, EUA e UK
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Raquel Maffeis on Stella Valenttina Mello Zorzo
Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA