Os benefícios da beterraba para a saúde.
Beterraba: saiba quais são os benefícios do vegetal para a saúde
Superalimento pode ser consumido em saladas, sucos e como ingrediente em diversos pratos
Nos últimos anos, a beterraba tem ganhado destaque como um superalimento, devido aos seus inúmeros benefícios para a saúde. Esta raiz vibrante e colorida não só adiciona um toque de cor aos pratos, mas também oferece uma variedade de nutrientes essenciais que podem impulsionar sua saúde de diversas maneiras.
Os benefícios da beterraba para a aparência física
A alimentação é extremamente importante para um organismo saudável. Tanto para o funcionamento na parte interna do corpo, a ingestão de nutrientes também influencia na parte externa, ou seja, na aparência física. Isso significa que a pele, os cabelos, as unhas e outros aspectos podem ser melhorados com a ingestão de determinados alimentos.
A beterraba pode contribuir para uma melhora considerável da pele, por exemplo. Isso porque o vegetal é rico em antioxidantes, incluindo vitamina C e betacaroteno. Esses nutrientes ajudam a proteger a pele dos danos causados pelos radicais livres, além de promover um brilho saudável. Além disso, os nitratos presentes na beterraba podem ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo para a pele.
Além disso, os antioxidantes encontrados na beterraba ajudam a proteger as células da pele dos danos causados pelos radicais livres, que podem levar ao envelhecimento precoce. Incorporar beterraba na dieta pode ajudar a reduzir a aparição de linhas de expressão, rugas e manchas da idade.
No caso dos cabelos, os nutrientes presentes no vegetal — ferro, zinco e biotina — são essenciais para a saúde dos fios e do couro cabeludo. O consumo regular da beterraba ajuda a fortalecer os folículos capilares, promover o crescimento do cabelo e prevenir a queda excessiva.
Os benefícios para o organismo
No que diz respeito à parte interna do organismo, a beterraba também contribui para a melhoria de diversas funções do corpo. Algumas delas são:
Aumento do desempenho atlético: Graças aos seus nitratos, a beterraba tem sido associada a um aumento no desempenho atlético. A ingestão de seu suco antes do exercício pode melhorar a resistência e reduzir a fadiga, permitindo que os atletas alcancem um desempenho melhor e por mais tempo.
Melhora da saúde digestiva: A beterraba é uma excelente fonte de fibras, essenciais para a saúde digestiva. As fibras ajudam a promover a regularidade intestinal, prevenir a constipação e alimentar as bactérias benéficas no intestino, promovendo assim a saúde gastrointestinal.
Os benefícios da beterraba para a saúde
Saúde cardiovascular: O alimento é rico em nitratos, compostos naturais que ajudam a dilatar os vasos sanguíneos e a reduzir a pressão arterial. Especialistas apontam que o consumo regular de beterraba ajuda a melhorar a circulação sanguínea, o que é fundamental para pessoas com problemas cardiovasculares. Isso, aliado ao uso de meias compressivas Kendall, pode reduzir inchaço, varizes e outros problemas.
Apoio à função cerebral: Os nitratos presentes na beterraba também podem ter efeitos positivos sobre a função cerebral, aumentando o fluxo sanguíneo para o cérebro e melhorando a cognição. Estudos sugerem que o consumo regular de beterraba pode estar associado a uma melhor função cognitiva e redução do risco de declínio cognitivo relacionado à idade.
Fonte:Gabriela Araujo / Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação / Dianazh/iStock
Edição: Redação Na Mídia
Então, não deixe de ler: Crianças se beneficiam da vivência em áreas naturais