terça-feira, outubro 22, 2024
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioDestaqueO que é, como tratar e prevenir Dermatite de contato?

O que é, como tratar e prevenir Dermatite de contato?

O que é, como tratar e prevenir Dermatite de contato?

Dermatite de contato: o que é, como tratar e prevenir

A condição é caracterizada por reações alérgicas na pele após contato direto com substâncias específicas; entenda como prevenir

Não é incomum encontrar pessoas que, ao menor contato da pele com algum tipo de substância, acabam manifestando uma reação alérgica. Essa condição é conhecida como dermatite (ou eczema) de contato, um quadro caracterizado pelo surgimento de inflamações e outros sintomas incômodos.

Existem dois tipos de dermatite de contato: a irritativa e a alérgica. A irritativa seria a mais comum, consistindo em um quadro agudo ocasionado por alguma substância química agressiva para a pele – geralmente presente em solventes, inseticidas e dermocosméticos. Os sintomas se manifestam por algum tempo, mas geralmente se curam naturalmente.

Já a variante alérgica consiste em um quadro crônico causado por alguma anomalia do organismo. Algumas pessoas podem ser geneticamente mais sensíveis a substâncias específicas, levando a um quadro de repetição sempre que houver contato.

Causas e sintomas

Independentemente da variante da condição, todo tipo de dermatite de contato apresenta os mesmos sintomas: vermelhidão, coceira e, em alguns casos, reações mais complexas como inchaços e bolhas. Muitas vezes, é possível que surjam feridas quando o indivíduo coça muito a região afetada.

O tipo de substância que causa essas reações é totalmente imprevisível, variando de acordo com cada pessoa. Na maioria dos casos irritativos, é possível prever com mais facilidade o que desencadeou a condição, mas, em quadros alérgicos, torna-se necessário investigar o que vem causando a alergia.

O profissional de saúde pode recomendar dois exames para descobrir a origem do problema: o teste de contato patch ou o epicutâneo. Apesar de usar metodologias diferentes, ambos têm a mesma finalidade: a pele do paciente é exposta a várias substâncias para conseguir rastrear qual delas vem causando a alergia.

Tratamento e prevenção

Na maior parte das vezes, a inflamação desaparece naturalmente após algumas horas ou dias. Para aliviar os sintomas, o médico pode prescrever pomadas, cremes ou medicamentos tópicos com ação anti-inflamatória.

No geral, o restante do tratamento envolve apenas medidas preventivas para evitar que a inflamação volte a acontecer. Quando a causa está relacionada a algum hábito ou ofício rotineiro do indivíduo, torna-se necessário encontrar soluções para evitar o contato da pele com a substância em questão.

Isso pode incluir o uso de acessórios como luvas ou roupas que cobrem a pele. Já no caso de cosméticos e outros tipos de produtos voltados para saúde e estética torna-se necessário cortar o uso por completo. Devido à variedade de itens disponíveis no mercado, sempre é possível substituí-los por alternativas que eliminam a substância da composição, como o desodorante sem alumínio, por exemplo.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa 
Fotos: Divulgação / (Créditos: -aniaostudio- / iStock)
Edição: Redação Na Mídia

Então, não deixe de lerExposição ‘Jardim das Ovelhas’

 

 

Uiara Zagolin
Uiara Zagolin
Jornalista e Editora do portal NA MIDIA; Correspondente Internacional; Diretora de Relações Internacionais da FEBRACOS Federação Brasileira de Colunistas Sociais; Vice-Presidente da APACOS Associação Paulista de Colunistas Sociais; Delegada Regional para São Paulo da ANI Associação Internacional de Imprensa; membro da Worldwide Association of Female Professionals; Imortal na Academia de Artes de São Paulo e Academia Mundial de Letras. Com formação no Canadá, EUA e UK
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA