quarta-feira, outubro 23, 2024
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioDestaqueO que é a Síndrome do Intestino Irritável

O que é a Síndrome do Intestino Irritável

Algumas pessoas podem sentir cólicas abdominais e flatulência (excesso de gases) com frequência.

O que é a Síndrome do Intestino Irritável.

O que é a Síndrome do Intestino Irritável e como pode ser tratada?

Distúrbio afeta aproximadamente 20% da população adulta e causa diversos impactos na qualidade de vida a longo prazo

Algumas pessoas podem sentir cólicas abdominais e flatulência (excesso de gases) com frequência. Apesar de parecerem sintomas isolados e pouco preocupantes, esses costumam ser os primeiros sinais da Síndrome do Intestino Irritável (SII).

A condição também é conhecida como síndrome do cólon irritável – um distúrbio caracterizado pela atividade anormal do sistema gastrointestinal.

Estima-se que aproximadamente 20% da população adulta sofra com esse problema no Brasil, afetando principalmente mulheres entre 30 e 50 anos de idade. Contudo, essa é uma doença que pode se manifestar em qualquer idade, inclusive na infância.

Por isso, é importante entender melhor o que é a Síndrome do Intestino Irritável e como pode ser tratada.

Causas e sintomas

A Síndrome do Intestino Irritável é uma doença crônica que não possui causas identificáveis. Existem muitos fatores que podem ser relacionados à origem do problema, incluindo intolerâncias alimentares e fatores emocionais, como excesso de estresse e ansiedade. Contudo, não há nenhuma comprovação científica de que essas questões resultam especificamente na SII.

Além de não terem causas estabelecidas, as doenças crônicas também se manifestam em um padrão específico. Seus sintomas costumam surgir em crises que podem ter vários meses de duração, cessando repentinamente e retornando após algum tempo. Esse tipo de enfermidade também não tem cura, sendo necessário realizar um tratamento contínuo ao longo da vida.

Os principais sintomas incluem dor e inchaço abdominal, borborigmos (barulhos provenientes do estômago), flatulência, constipação (prisão de ventre) e diarreia. Nem sempre esses sintomas se manifestam de uma vez, podendo ser apenas um desconforto após as refeições.

O que é a Síndrome do Intestino Irritável.
Créditos: sefa ozel/iStock

Como tratar?

O tratamento da Síndrome do Intestino Irritável envolve apenas controlar os seus sintomas para promover qualidade de vida ao paciente a longo prazo. Isso deve ser feito com a ajuda de medicamentos e mudanças nos hábitos cotidianos, especialmente no que diz respeito à alimentação.

Nem todo caso exige o uso de medicamentos, então, na maior parte das vezes, os médicos recomendam apenas algumas restrições alimentares. Entre elas, evitar alimentos pesados e muito gordurosos, incluindo frituras, industrializados, embutidos e fast food.

Entretanto, não apenas os alimentos ultraprocessados devem ser evitados. No caso, até mesmo alguns alimentos naturais como brócolis e couve-flor precisam ser cortados, devido a suas propriedades fermentativas.

O que é a Síndrome do Intestino Irritável
Por outro lado, o consumo de fibras é altamente recomendado, pois auxilia na digestão dos alimentos. Presentes em abundância no feijão e em grãos variados, as fibras também podem ser consumidas em sua forma natural, como o psyllium.

Distribuído em formato solúvel, o psyllium deve ser misturado com água e consumido pouco antes das refeições, garantindo uma digestão mais tranquila no dia a dia. Essa fibra natural também contribui para aliviar sintomas de constipação e de diarreias mais suaves, que são sintomas comuns da SII.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação / Créditos: sefa ozel/iStock
EdiçãoRedação Na Mídia
Então, não deixe de ler: Tenor Felipe Menegat realiza show em prol do RS

Uiara Zagolin
Uiara Zagolin
Jornalista e Editora do portal NA MIDIA; Correspondente Internacional; Diretora de Relações Internacionais da FEBRACOS Federação Brasileira de Colunistas Sociais; Vice-Presidente da APACOS Associação Paulista de Colunistas Sociais; Delegada Regional para São Paulo da ANI Associação Internacional de Imprensa; membro da Worldwide Association of Female Professionals; Imortal na Academia de Artes de São Paulo e Academia Mundial de Letras. Com formação no Canadá, EUA e UK
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA