quarta-feira, outubro 29, 2025
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioEconomia e NegóciosTecnologiaO erro que pode custar caro ao Pinterest


O erro que pode custar caro ao Pinterest


Por David V. Bydlowski, CEO da Rosh

Todo mundo conhece a história: a Kodak tinha a tecnologia da fotografia digital em mãos, não acreditou que seria o futuro e acabou quebrando anos depois. A história virou um caso clássico de como ignorar sinais de mudança de comportamento do consumidor pode custar caro.

Agora, o Pinterest corre o risco de seguir pelo mesmo caminho. Na última reunião do segundo trimestre, o CEO da empresa afirmou que os consumidores ainda teriam um longo caminho até confiar em agentes de inteligência artificial para realizar compras em seu lugar. Pois bem: eu não apenas discordo, como acredito que ele esteja deixando escapar uma mina de ouro que já está diante de seus olhos.

O Pinterest é um acervo vivo, com mais de 400 milhões de usuários ativos todos os meses. É uma das maiores vitrines de inspiração do mundo e uma potência de tráfego para o e-commerce. Basta uma rápida navegação para perceber como as pessoas usam a plataforma para planejar casamentos, remodelar suas casas, buscar referências de moda ou decidir o próximo destino de viagem. Conectar esse enorme inventário de intenções com agentes de IA capazes de transformar desejo em compra imediata poderia ser o bilhete dourado da empresa. Mas, ao que tudo indica, a companhia parece estar minimizando esse movimento.

Por que acredito tanto que o comportamento de compra migrará para os agentes de IA? A resposta está em três pilares: neutralidade, praticidade e personalização.

Em primeiro lugar, neutralidade. Em uma era em que todo conteúdo pode ser patrocinado ou manipulado por influenciadores pagos, conversar com um agente pode ser a forma mais direta de fugir do ruído e chegar a recomendações realmente alinhadas ao interesse do consumidor. Em vez de navegar por páginas cheias de banners, ele pode simplesmente pedir a um agente imparcial que mostre as melhores opções.

Créditos da foto: Divulgação
Créditos da foto: Divulgação

Em segundo lugar, praticidade. Pesquisar, comparar preços e analisar avaliações em dezenas de sites toma tempo. Um agente integrado a diferentes plataformas consegue fazer isso em segundos e entregar a informação mastigada, pronta para a tomada de decisão. A economia de esforço é tamanha que, uma vez habituado, dificilmente o consumidor voltará atrás.
Por fim, personalização. A IA aprende com cada interação, entendendo gostos, preferências e restrições. Esse grau de customização vai além do que qualquer vitrine de marketplace consegue entregar hoje. Imagine um agente que sabe exatamente o estilo de roupa que você gosta, o tamanho que veste, a faixa de preço que considera aceitável e ainda cruza isso com reviews de qualidade. Isso não é apenas conveniente: é revolucionário.

A convergência desses três fatores — neutralidade, praticidade e personalização — torna quase inevitável que compras online migrem para conversas com agentes. O consumidor sempre escolhe o caminho mais simples e confiável, e dessa vez não será diferente.

Se o Pinterest, com todo seu arsenal de dados visuais e comportamentais, não enxergar essa oportunidade, alguém mais vai enxergar. E, assim como a Kodak, a empresa pode acabar lembrada não pelo que construiu, mas pelo que deixou escapar.

Alessandra Astolphi
Alessandra Astolphihttps://namidia.com.br
Alessandra tem passagens por alguns dos maiores veículos de comunicação do estado de São Paulo, como Editora Abril, Folha de São Paulo, Estadão, Diário do Grande ABC e Revista Livre Mercado. Colunista dos portais de notícias Tô na Band e São Paulo em Destaque e está à frente dos portais Economia SA, com foco em negócios, e Viajar SA. É sócia-diretora da Business Group Events, agência 360º, única no mercado que atende desde projetos para redes sociais e artistas até negociação de shows e eventos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Raquel Maffeis on Stella Valenttina Mello Zorzo
Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA