sexta-feira, fevereiro 13, 2026
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioEstilo de vidaBelezaO casamento que parou São Paulo!

O casamento que parou São Paulo!

O casamento que parou São Paulo!

Após casamento que parou São Paulo, Esther Marques conta detalhes dos sapatos feitos exclusivamente para acompanhar vestido histórico da Alaïa

Dois modelos foram desenvolvidos em colaboração com o designer da marca, Guilherme Kfouri, incorporando referências ao ritual do casamento e detalhes personalizados, como a sola azul com o nome dos noivos

Em casamentos históricos, nada é acessório. Nem mesmo o que toca o chão. Para acompanhar o vestido de noiva inédito usado pela influenciadora e empreendedora Esther Marques, a única e última brasileira a vestir uma criação nupcial assinada por Pieter Mulier para a Maison Alaïa, a noiva optou por um gesto igualmente raro. Desenvolveram dois pares de sapatos exclusivamente para ela pela marca Alexandre Birman, pensados como extensão simbólica e narrativa do vestido.

A criação ficou a cargo de Guilherme Kfouri, designer da marca há anos e responsável por traduzir, em forma e técnica, a ideia de um sapato que precisaria sustentar o corpo da noiva, mas também o peso histórico do momento.

Foram dois modelos, um prateado, com salto de 16 centímetros,  para a cerimônia, e outro branco, com 14 centímetros,  para a festa. Ambos foram desenhados para acompanhar o mesmo vestido em diferentes momentos do dia.

O casamento que parou São Paulo!

O casamento que parou São Paulo!

Fundada em 2008, a Alexandre Birman construiu sua reputação a partir de uma combinação pouco comum na indústria brasileira, que reúne precisão técnica, vocabulário internacional e um entendimento profundo do corpo feminino em movimento. Entre os códigos da marca está um detalhe quase ritualístico.

Todos os sapatos de noiva de Alexandre Birman carregam um “algo azul”, tradicionalmente aplicado em uma delicada tira do design. No caso de Esther, esse código foi reinterpretado. Em vez da tira, a noiva escolheu levar o azul para onde quase ninguém vê, mas onde tudo começa. A sola do sapato foi inteiramente azul e personalizada com o nome dos noivos.

O casamento que parou São Paulo!

Outro ponto central do design foi a escolha da tira frontal ajustável, sem fivela, que permite amarração precisa ao pé. A decisão foi técnica e funcional, pensada para garantir firmeza, estabilidade e segurança ao longo de horas de cerimônia e celebração. Segundo Guilherme Kfouri, “O processo foi muito sensível, porque não se tratava apenas de um sapato, mas de uma peça que faria parte da memória de um dia único na vida de Esther…

Sapato com elegância e emoção

O processo foi muito bonito e sensível. Quis que o sapato tivesse a mesma elegância e emoção do momento que ela estava vivendo: especial, único e também muito verdadeiro. Foi uma delícia dividir esse processo com a Esther. Essa troca é o que realmente alimenta a criação e dá sentido a cada detalhe.”

O vestido de Esther já nasce como documento de moda. Ou seja, tata-se do último olhar nupcial de Pieter Mulier para a Alaïa, da primeira vez em que a maison autorizou o registro midiático de uma criação desse tipo e de um marco para a presença brasileira na história da casa. Assim, ao final, o vestido e os sapatos formaram um conjunto coerente não apenas pela aparência, mas pela intenção. Ambos criados à mão, ambos frutos de processos longos e cuidadosos, pensados para marcar um dos momentos mais especiais da vida da influenciadora.

Fotos: Ricardo Augusto / Izac Fedotti

 

Uiara Zagolin
Uiara Zagolin
Jornalista e Editora do portal NA MIDIA; Correspondente Internacional; Diretora de Relações Internacionais da FEBRACOS Federação Brasileira de Colunistas Sociais; Vice-Presidente da APACOS Associação Paulista de Colunistas Sociais; Delegada Regional da Associação Internacional de Imprensa; membro da Worldwide Association of Female Professionals; Imortal na Academia de Artes de São Paulo e Academia Mundial de Letras. Com formação no Canadá, EUA e UK
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Raquel Maffeis on Stella Valenttina Mello Zorzo
Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA