quarta-feira, fevereiro 11, 2026
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioDestaqueMIS inaugura Mostra Individual de Lúcia Lang

MIS inaugura Mostra Individual de Lúcia Lang

MIS inaugura Mostra Individual de Lúcia Lang.

A fotógrafa Lucia Lang inaugura sua exposição individual no Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, após ser selecionada pelo projeto Nova Fotografia 2026. O Museu é reconhecido por mapear e impulsionar a produção contemporânea em fotografia, o programa contempla até seis séries inéditas, destacadas por sua originalidade técnica, estética e conceitual.

Na mostra, Lucia apresenta a série “Régis, Cadê Você?”, um ensaio construído a partir de longas caminhadas pelo centro de São Paulo. Com olhar atento e sensível, a artista percorre ruas, becos e zonas de sombra da cidade em uma busca que é, ao mesmo tempo, urbana e existencial. O trabalho parte da procura quase infrutífera por alguém que partiu para revelar um centro em transformação, marcado pela diminuição do fluxo de pessoas, pelo esvaziamento afetivo e por mudanças profundas no tecido social.

A curadora Helena Rios destaca que Lucia, caminhando sozinha pelas vias do centro, parece sentir-se em casa. “Nos traz de lá sopros de uma beleza crua, singela, sincera. Uma beleza que nasce em seus olhos, em sua maneira peculiar de ver as ruas – e a vida – com a densidade daquilo que é genuinamente necessário e belo.”

MIS inaugura Mostra Individual de Lúcia Lang

Longe de registros meramente documentais, as imagens constroem paisagens urbanas associadas a um estado de alma. A cidade deixa de ser pano de fundo e passa a atuar como agente ativo, influenciando sentimentos, percepções e modos de estar no mundo. O centro de São Paulo surge, assim, como um organismo vivo, marcado por desalento, memória, perda e resistência.
Graduada em Química pela Universidade de São Paulo (USP), Lucia Lang descobriu a fotografia autoral em 2014, após realizar cursos na Escola Panamericana de Artes e a Capacitação Profissional no Instituto Internacional de Fotografia (IIF). Desde então, sua produção tem como eixo central a investigação do entorno como forma de compreender a própria existência,
explorando as relações de afetação entre indivíduo e meio. Suas fotografias abordam temas como pertencimento, deslocamento, memória e permeabilidade ao mundo.

Ao longo de sua trajetória, realizou os ensaios  “Vibe”, “Tudo Flui”, voltados à experiência urbana, além de “Palavras Perdidas” e “Travessia”, de caráter mais íntimo e autobiográfico. Em 2025, lançou o fotolivro “Travessia”, selecionado para a Lisbon Photobook Fair e para o Ephemere Photo Fest, em Tóquio.

A partir de 2020, seu trabalho passou a receber amplo reconhecimento, com destaque para a condição de finalista no Miami Street Photography Festival, com exposição coletiva no History Miami Museum, além das mostras “Fluxus”, “Outras Fronteiras” e “Dualidades”, todas com curadoria de   Juan Esteves. Lucia também teve portfólio selecionado no 1º Festival de Fotógrafas Latino-americanas, foi finalista do Paraty em Foco 2024 e, agora, integra o Nova Fotografia 2026 com sua primeira exposição individual no MIS.

A exposição reafirma o compromisso do MIS com a valorização da fotografia contemporânea brasileira e convida o público a um mergulho sensível e crítico na cidade de São Paulo, observada não apenas como espaço físico, mas como experiência emocional, histórica e humana.

Sobre o programa

O Nova Fotografia é um projeto anual do MIS – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo – que seleciona, através de convocatória aberta ao público, seis novos fotógrafos para uma exposição individual no museu. A seleção fica a cargo do Núcleo de Programação, com supervisão e coordenação da curadoria geral do MIS. São selecionadas séries fotográficas inéditas, de profissionais que se destacam por sua originalidade técnica e estética. Após o período em exposição, as séries escolhidas passam a integrar o acervo do MIS.

SERVIÇOS:

Abertura: 10/02/26, às 19h até o dia 10/04/26
Ingresso: gratuito
Local: Espaço expositivo térreo do MIS | Av. Europa, 158, Jd. Europa
São Paulo – SP – Brasil
CEP 01449-000
+55 (11) 2117-4777

 

 

 

 

Sula Costa
Sula Costahttps://www.namidia.net.br
Sula Costa nasceu em Anápolis, GO. Jornalista e empresária, estudou marketing no Brasil. Em NY, trabalhou com produtoras cinematográficas internacionais, Organizações de Instituto de Pesquisa em Preservação do Meio ambiente na ONU. Estudou produção de TV na Califórnia , designer gráfico e fotografia em NY. Trabalhou em projetos de restauração,construção e intervenção, planejamento culturais para o Brasil . Cobriu os principais eventos econômicos do Brasil em New York; trabalhou como correspondente internacional para o jornalista Gilberto Amaral.e Casa do Brasil Internacional em Nova Iorque. É Diretora Executiva da Costa Consulting,, empresa de consultoria e assessoria em fomento cultural em Brasilia e, Presidente|Fundadora da Associação World Art Show em Sao Paulo, Organização que apoia a arte visual do Brasil. Em 2023 foi nomeada Vice- Presidente da ACLAB -Academia de Letras e Artes do Brasil.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Raquel Maffeis on Stella Valenttina Mello Zorzo
Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA