quarta-feira, outubro 23, 2024
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioDestaqueLíderes tradicionais africanos se reúnem em Livingstone

Líderes tradicionais africanos se reúnem em Livingstone

Líderes tradicionais africanos se reúnem em Livingstone

O presidente da Câmara dos Chefes, Chefe NKAMBO, apelou aos líderes tradicionais na África para se unirem e ajudarem na luta contra as mudanças climáticas e a fome em seus respectivos países.

Falando no Fórum para Autoridade Tradicional Africana – reunião da FATA em Livingstone, Zâmbia, o Chefe NKAMBO diz que é somente trabalhando juntos que os líderes tradicionais podem contribuir positivamente para o desenvolvimento da África. Também apelou aos líderes tradicionais para priorizarem as necessidades de grupos vulneráveis, como mulheres, crianças e jovens em seus respectivos chefes e reinos.

Rainha Diambi Kabatusuila  esteve presente neste grande encontro de líderes tradicionais africanos.

O sistema de governança de colocar as mulheres na extremidade inferior da escada do desenvolvimento é considerado uma das principais razões pelas quais a maioria das partes da África são subdesenvolvidas. Assim, o  fórum para a Autoridade Tradicional Africana, presidente rei DRNY de Uganda,  urge em pedir uma mudança de mentalidade para um sistema de governança. em outras palavras,  que abrace as mulheres como parceiras-chave no desenvolvimento, completa o rei Grani em Livingston quando abriu oficialmente a reunião extraordinária de 2024. Reuniao esta que atraiu reis e rainhas, chefes, a suan e príncipes de 15 países africanos.
Por que a África ainda é pobre quando olhamos para os tempos em que a África era um grande reino e descobrimos que não tínhamos a supressão das mulheres? Assim, hoje a questão da terra nós privamos as mulheres de sua participação sobre os direitos à terra. Então, isso e tipo de injustiça que precisamos corrigir em nossas vidas para que possamos contribuir para um futuro africano próspero.

Líderes tradicionais africanos se reúnem em Livingstone

Líderes tradicionais africanos se reúnem em Livingstone
Zâmbia está sendo representada na reunião por quatro chefes liderados pelo presidente da casa dos chefes, chefe mambo. A África enfrenta desafios sem precedentes, como a fome, a pobreza, as mudanças climáticas e igualmente, adesigualdade. Portanto, vamos aproveitar nossa sabedoria,  experiência e influência para impulsionar mudanças positivas.
O organizador da reunião Overland Missions promete continuar a parceria com líderes tradicionais. “Para desenvolver a África precisamos assumir uma boa liderança posicional em nossa geração e eu sei que é disso que se trata a FATA; estamos aqui para apoiar o fórum de 2024 para Autoridade Tradicional Africana. A reunião extraordinária da FATA está sendo realizada para, entre outros motivos, discutir a Constituição da FATA,  colaborações e iniciativas futuras. Estamos aqui para que nós, Quake, possamos mover a África para uma emancipação econômica”.

Rainha Diambi Kabatusuila

A rainha Diambi Kabatusuila Tshiyoyo Muata é a rainha tradicional da tribo Bakwa Luntu do Kasaï Central no histórico Reino de Luba. Seu nome significa “a portadora de boas novas”. Rainha Diambi detém o título de Mukalenga Mukaji wa Nkashama wa Bakwa Luntu wa Baluba wa Kasaï wa Congo que significa “Mulher Rei da Ordem do Leopardo do Povo Bakwa Luntu que são do grupo Luba de Kasaï na República Democrática do Congo.

A missão da rainha Diambi é valorizar os descendentes africanos, as tradições africanas, promovendo encontros interculturais. “Estou aqui para me alegrar com meus irmãos e irmãs, para mostrar que todos os africanos são iguais. É importante apoiar nossa cultura ancestral, revivê-la e mostrar que temos que ensinar nossos filhos a acreditar em sua cultura, porque é no ancestral que podemos encontrar a solução para os problemas que a África está tendo hoje,” afirma a Rainha

A Sua Alteza Real percebe que ainda há muito a ser feito e tem fé que o Brasil, assim como todos os outros paises, conseguirao equilibrar as diferenças culturais. Bem como, étnicas, ideológicas, religiosas e tantas outras. Juntamente a equidade  que tem a ver com oferecer a todos as mesmas oportunidades e um tratamento igualitário.  

Livingstone

Uma cidade na Zâmbia que até 1935, serviu como capital da Rodésia do Norte, fica a 10 km (6 mi) ao norte do Rio Zambeze. E um centro de atração turística para as Cataratas Vitória e uma cidade fronteiriça com conexões rodoviárias e ferroviárias para o Zimbábue do outro lado das Cataratas Vitória. Uma cidade colonial britânica histórica com uma população atual foi enumerada em 177 mil habitantes no censo de 2022.[

Recebeu o nome por David Livingstone, o explorador e missionário escocês que foi o primeiro europeu a desbravar a área. Até 2011, Livingstone foi a capital provincial da Província do Sul da Zâmbia. Livingstone é mais do que apenas uma parada para Victoria Falls — é um destino por si só. A cidade tem um charme do velho mundo que faz você se sentir como se tivesse voltado no tempo. 

 

Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal
Fonte: Bulleya Photography / Na Mídia
Edição: Redação Na Mídia
Então, não deixe de lerBicentenário do nascimento de Anita Garibaldi

Uiara Zagolin
Uiara Zagolin
Jornalista e Editora do portal NA MIDIA; Correspondente Internacional; Diretora de Relações Internacionais da FEBRACOS Federação Brasileira de Colunistas Sociais; Vice-Presidente da APACOS Associação Paulista de Colunistas Sociais; Delegada Regional para São Paulo da ANI Associação Internacional de Imprensa; membro da Worldwide Association of Female Professionals; Imortal na Academia de Artes de São Paulo e Academia Mundial de Letras. Com formação no Canadá, EUA e UK
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA