sexta-feira, setembro 12, 2025
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioDestaqueLápis Raro cria nova marca turística para Belo Horizonte

Lápis Raro cria nova marca turística para Belo Horizonte

Lápis Raro cria nova marca turística para Belo Horizonte.

Lápis Raro cria nova marca turística para a cidade de Belo Horizonte

“Te encontro em BH” busca fortalecer a capital mineira como destino turístico de lazer e negócios, destacando sua essência vibrante, criativa e acolhedora

Belo Horizonte acaba de lançar sua nova marca turística. Criada pela agência Lápis Raro, o projeto surge para divulgar a capital mineira como destino turístico de lazer e negócios, orientando as estratégias de comunicação e marketing da Prefeitura. 

A ideia é apresentar Belo Horizonte para o mundo como um destino contemporâneo, hospitaleiro e vibrante.

Como ponto de partida da iniciativa, agência e Prefeitura encomendaram um extenso estudo ao Instituto Mercadológica, que ouviu moradores, belo-horizontinos ausentes, turistas de lazer e negócios, atores da indústria do turismo nacional e até pessoas que nunca estiveram na cidade. O objetivo foi entender a percepção desses grupos sobre o que melhor representa Belo Horizonte e as associações emocionais sobre a cidade e seus símbolos.

Lápis Raro cria nova marca turística para Belo Horizonte

Lápis Raro cria nova marca turística para Belo Horizonte

“Foi muito rico ouvir um público tão diverso, que nos trouxe insights importantes sobre a imagem da cidade e seus habitantes e sobre seu potencial de atração. Fizemos também um benchmarking bem amplo, estudando outras experiências bem sucedidas de place branding, como Amsterdam, Porto, Bolonha e Nova Iorque e tudo isso virou insumo para a equipe criativa” relata Juliana Sampaio, gerente de planejamento da Lápis Raro.

“Desde o início, focamos em uma marca que fosse além do nome da cidade e tivesse força de manifesto. Que não se fixasse apenas em um ícone e trouxesse essa ideia de movimento, acolhimento e hospitalidade. Outro desafio estava exatamente no nome: Belo Horizonte ou BH? Escolhemos usar os dois: Belo Horizonte é lugar, BH é sentimento. É nessa esquina que a cidade se encontra. Nossa marca é um convite.”, conta Cris Cortez, CCO da Lápis Raro.

A nova marca reflete a essência vibrante, criativa e acolhedora de BH, visão compartilhada por todos os grupos pesquisados. Em breve, toda a identidade será colocada em domínio público, para que possa ser incorporada pelo trade turístico, como hotéis, bares, restaurantes e outros empreendimentos, além de ser utilizada em feiras internacionais, eventos estratégicos e grandes momentos como Carnaval e a Copa do Mundo Feminina de 2027, da qual BH será uma das sedes.

Ficha técnica:

Presidente: Carla Madeira

CEO: Grasiela Scalioni

CCO: Cris Cortez

Diretora de criação: Márcia Lima

Head de criação: Rodrigo Simão

Designer: Márcio Barbalho

Criação: Márcio Barbalho, Márcia Lima, Cris Cortez, Tallmo Olyver

Gerente de marca: Luiza Romano

Atendimento: Walter Couto

Gerente de planejamento: Juliana Sampaio

Planejamento: Victor Lara

Gerente de conteúdos e canais: Carolina Zanco

Head de conteúdo: Anna Santana

Conteúdo: Ítalo Mendes e Lucas dos Santos Oliveira

Diretora de mídia e Negócios: Cláudia Brandão

Mídia: Matheus Mascarenhas e Ana Amélia

Finalização: Ibraim Moreira e Angélica Bustamante

Gerente de operações: Iuly Macari

Operações: Gabriella Pinheiro

Revisão: Adair Fernandes

Head de produção gráfica: Éder Milani

Produção gráfica: Maria Oliveira

Head de produção eletrônica: Suzana Latini

Produção eletrônica: Henrique David
Vídeo: Tropical Filmes
Áudio: Yep Produtora de Som Ltda
Aprovação: Giuliano Fonseca, Anunciata Camila e Roberto Gualberto

Uiara Zagolin
Uiara Zagolin
Jornalista e Editora do portal NA MIDIA; Correspondente Internacional; Diretora de Relações Internacionais da FEBRACOS Federação Brasileira de Colunistas Sociais; Vice-Presidente da APACOS Associação Paulista de Colunistas Sociais; Delegada Regional para São Paulo da ANI Associação Internacional de Imprensa; membro da Worldwide Association of Female Professionals; Imortal na Academia de Artes de São Paulo e Academia Mundial de Letras. Com formação no Canadá, EUA e UK
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Raquel Maffeis on Stella Valenttina Mello Zorzo
Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA