domingo, agosto 31, 2025
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioEntretenimentoArte e CulturaIV Mostra de Cinema ChinaBrasil comemora produção audiovisual em noite de premiação...

IV Mostra de Cinema ChinaBrasil comemora produção audiovisual em noite de premiação no Rio

Celebrando a produção audiovisual chinesa e nacional, foram entregues na noite de quarta, 27, o prêmio Arara Azul aos representantes dos filmes que integraram a IV Mostra de Cinema ChinaBrasil. O cinema Cinesystem Belas Artes Botafogo recebeu autoridades, diretores, produtores e público para festejar a quarta edição do evento que, desde 2019, promove o intercâmbio cultural entre os dois países. A curadoria foi do produtor e documentarista Hélio Pitanga e a idealização de Arthur Chen, empresário chinês que atua para a difusão do cinema.

A Mostra de Cinema China-Brasil nasceu com o propósito de estimular a difusão das cinematografias dos dois países, consolidando o cinema como ferramenta de aproximação cultural. Seja por meio da exibição em mostras e festivais, seja por licenciamentos e coproduções, buscamos criar pontes que permitam que o público brasileiro conheça de perto a riqueza, a diversidade e a modernidade da produção cinematográfica chinesa, ao mesmo tempo em que abrimos espaço para que o cinema brasileiro dialogue diretamente com plateias e parceiros na China. Ao promover esse intercâmbio cultural audiovisual, acreditamos na importância de uma força-tarefa permanente, envolvendo artistas, produtores, distribuidores, instituições e o público. Construir esse caminho conjunto é fortalecer o entendimento mútuo, estimular novas parcerias e abrir horizontes para que o cinema continue sendo não apenas uma forma de arte, mas também uma ponte viva entre Brasil e China”, disse Arthur Chen, idealizador da Mostra, em seu discurso.

O cônsul interino do Consulado Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro, Wang Haitao, comemorou a iniciativa: “O renomado diretor de cinema brasileiro Nelson Pereira dos Santos afirmou que ‘o cinema é a arte mais comunicativa e ligada ao povo’. Espero que, por meio dos filmes da mostra, o público possa aprofundar ainda mais seu conhecimento e compreensão sobre os cinemas da China e do Brasil.

Representantes das 12 produções chinesas e brasileiras estiveram presentes para receber o prêmio Arara Azul e celebrar a quarta edição da mostra. Entre os brasileiros, estiveram os diretores Jom Tob Azulay, de “Elis & Tom: Só Tinha de Ser Com Você”; Antonio Carlos da Fontoura, de “Somos Tão Jovens”; Rosane Svartman e ” e a produtora Clelia Bessa, de “Pluft – O Fantasminha; Theresa Jessouroun, de “Direito de Sonhar” e o produtor de “Porto Príncipe”, Ph Souza.

Diversão e Educação
Além da programação gratuita de filmes com 12 longas-metragens – seis de cada país – o evento promoveu um encontro inédito entre realizadores chineses e brasileiros. Durante toda a tarde de quarta, 26, o “Seminário de Intercâmbio de Criadores” reuniu profissionais e estudantes para assistir oito curtas-metragens e debater sobre o cinema realizado nos dois países. Participam do encontro os roteiristas chineses Chen Xioda e Cheng Bo, vice-presidente e reitor executivo, respectivamente, da Escola de Cinema de Vancouver em Xangai; Carolina Maia, fundadora do coletivo NaTora; o roteirista e diretor Diogo Brandão; a produtora e assistente de câmera Mariana Lucena; e o cineasta Lobo Mauro.

Os curtas exibidos foram os nacionais “Mais triste do que a chuva num recreio de colégio”, “Pipa” e “Realize seu sonho agora” e os chineses “Atenção a frente rumo a Via Láctea”, “Eu quero voar”, “Linha de Fronteira”, “Miragem” e “Jogo da Glória”. O seminário foi organizado pela Academia de Cinema de Xangai Vancouver, Cultural Bridge Communications e a Associação de Câmbio Cultural Estrangeiro de Xangai.

Os longas-metragens integrantes da mostra foram: os brasileiros “Somos Tão Jovens”, de Antonio Carlos da Fontoura; “Porto Príncipe”, de Maria Emília de Azevedo; “Pluft, O Fantasminha”, de Rosane Svartman; “Direito de Sonhar”, de Theresa Jessouroun; “Elis & Tom: Só Tinha de Ser Com Você”, de Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay; “Chico, Artista Brasileiro”, de Miguel Faria Jr.; e os chineses “A História Dela”, de Shao Yihui; “Mumu”, de Shāmò; “Impacto”, de Jiang Jiachen; “Compositor”, de Sirzati Yahefu; “Detetive Chinatown: O Mistério de 1900”, de Chen Sicheng e Dai Mo; e “Tudo, Ou Nada Mesmo” e de Zhang Jiajun.

Mai informações:

IV Mostra ChinaBrasil

Felipe Teixeira – felipe.teixeira@agenciafebre.com.br – 21 99151-9425

Katia Carneiro – katia.carneiro@agenciafebre.com.br – 21 99978-2881

>> Instagram: @agfebre

>>  Linkedin

#clickfato #claudelopes70 #fredpontes #ivmostradecinemachinabrasil #premioararaazul

Claude Lopes
Claude Lopeshttps://namidia.com.br
Baiano de Itiúba, radicado em São Paulo há mais de 30 anos. Jornalista, Pesquisador Musical, Produtor e Editor de conteúdo, Consultor Musical, Roteirista, Redator e Diretor de programa, Web Designer.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Raquel Maffeis on Stella Valenttina Mello Zorzo
Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA