terça-feira, julho 1, 2025
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioDestaqueII Encontro Nacional Fissuras do Brasil

II Encontro Nacional Fissuras do Brasil

II Encontro Nacional Fissuras do Brasil.

II Encontro Nacional Fissuras do Brasil reúne arte e ciência em São Paulo

Evento traz os maiores especialistas e pesquisas em fissura labiopalatina do país e terá ainda apresentação e livros dos pacientes

Contra o preconceito, informação e acolhimento. Esse é o espírito do II Encontro Nacional Fissuras do Brasil, que vai reunir neste sábado (05/julho) profissionais de saúde, pesquisadores, pacientes e familiares, no Colégio Sagrado Coração de Jesus, na Pompéia, zona oeste da capital paulista. O evento é dedicado à conscientização sobre a fissura labiopalatina, problema facial congênito mais comum no Brasil, mas que só recentemente teve assegurada lei federal que garante o tratamento multidisciplinar gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

II Encontro Nacional Fissuras do Brasil
Evento vai reunir, na sua 2ª edição, profissionais de saúde, pesquisadores e pacientes recuperados de fissura labiopalatina: informação e acolhimento contra o preconceito. Crédito das fotos: Divulgação.

Um luta de mais de 10 anos de pacientes, familiares e comunidade médica pela sanção da lei 15.133/2025. A fissura labiopalatina, também conhecida como fenda palatina, é uma malformação congênita que afeta uma criança a cada 650 nascimentos. Somente no Brasil, em torno de cinco mil crianças nascem com ela por ano. Trata-se de uma abertura no lábio ou no palato (céu da boca), nariz, musculatura, mucosa e muitas vezes, no osso. É a deformidade congênita facial mais comum e a segunda que mais acomete o ser humano no mundo. O tratamento é longo, complexo e envolve diferentes especialidades da área da saúde, de dentista e fonoaudiólogo a otorrinolaringologista. Aliado aos diversos procedimentos cirúrgicos, o tratamento é de longo prazo e pode durar mais de 20 anos.

“Entrelaços – As Fissuras que nos Unem”

O evento “Entrelaços – As Fissuras que nos Unem” ocorre a tarde toda e será dividido em diferentes momentos, de palestras a confraternização. O objetivo é mostrar todo o potencial que os pacientes fissurados têm, em diferentes áreas de atuação. Além de palestras e debates com médicos e especialistas que trabalham na reabilitação desses pacientes, haverá mesas-redondas com pesquisadores e estudantes, bate-papo com equipe multidisciplinar especialista em fissura labiopalatina, relatos emocionantes de casos inesquecíveis para os profissionais. Haverá espaço para fotos e conversa sobre autoestima. Tarde de autógrafos com autores de livros relacionados à fissura.

II Encontro Nacional Fissuras do Brasil
Desfiles com os pequenos e relatos emocionantes: conversa sobre autoestima dos pacientes.

Entre os temas, a comemoração pela lei que, finalmente, assegura a gratuidade do tratamento completo aos pacientes. Sancionado em 6 de maio como Lei Federal pelo número 15.133/2025, o Projeto de Lei 3.526/2019 (n° anterior 1.172/2015) prevê que o SUS, por meio de sua rede de unidades públicas ou conveniadas, preste serviço gratuito das cirurgias reparadoras necessárias para a reabilitação da fissura labiopalatina, bem como ofereça o tratamento pós-cirúrgico, incluindo fonoaudiologia, psicologia, ortodontia e demais especialidades relacionadas à recuperação integral do paciente.

No encontro, a Rede Profis Brasil vai divulgar também o trabalho das associações no atendimento aos pacientes fissurados pelo país. No final da tarde, será entregue o Prêmio Fissuras do Brasil dos destaques do ano escolhidos por votação popular. E o encerramento com show de talentos fissurados e confraternização. Encontro que dá protagonismo às pessoas nascidas com essa má formação e que combate a desinformação e o preconceito. Tarde de acolhimento e de uma experiência artística colaborativa.

Serviço:

O quê: II Encontro Nacional Fissuras do Brasil

Entrelaços: As Fissuras que nos Unem

Quando: 05/julho (sábado), das 13 às 21h

Quanto: R$ 80 (adultos)e R$ 40 (crianças)

Onde: Colégio Sagrado Coração de Jesus (Rua Caraíbas, 882, Pompéia – São Paulo – SP)

Patrocínios: Operação Sorriso, Rede Profis Brasil e FGM Dental Group.

Apoios: Ana Hickmann Beauty, Arte e Magia Catering, Gráfica Natal e Colégio Sagrado Coração de Jesus.

Inscrição e informações: @fissurasdobrasil

Sobre a fissura labiopalatina:

É muito mais do que uma alteração estética. Quem nasce com fissura labiopalatina necessita, além de muitas cirurgias, de tratamento multidisciplinar: dentista, ortodontista, bucomaxilo, otorrino, fonoaudiólogo e psicólogo, dentre outras especialidades. Durante muito tempo, a má formação, que pode comprometer a fala, a alimentação, a respiração, a audição e consequentemente a socialização, foi vista como um problema estético, o que dificultava o acesso às cirurgias.

Embora hoje grande parte das crianças consiga operar via SUS, é necessário deixar claro que a reabilitação do fissurado não se restringe ao fechamento da fenda.  A fissura provoca problemas emocionais, de sociabilidade e de autoestima. Há muitos registros de abandono familiar, evasão escolar, bullying, depressão e até suicídio, além de problemas de autoaceitação e dificuldade de ingresso e permanência no mercado de trabalho. O paciente reabilitado consegue ter uma vida totalmente normal, desde que tenha acesso ao tratamento completo na hora certa e por equipe especializada.

Uiara Zagolin
Uiara Zagolin
Jornalista e Editora do portal NA MIDIA; Correspondente Internacional; Diretora de Relações Internacionais da FEBRACOS Federação Brasileira de Colunistas Sociais; Vice-Presidente da APACOS Associação Paulista de Colunistas Sociais; Delegada Regional para São Paulo da ANI Associação Internacional de Imprensa; membro da Worldwide Association of Female Professionals; Imortal na Academia de Artes de São Paulo e Academia Mundial de Letras. Com formação no Canadá, EUA e UK
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Raquel Maffeis on Stella Valenttina Mello Zorzo
Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA