sábado, agosto 2, 2025
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioDestaqueIA e a resistência da informalidade no trabalho

IA e a resistência da informalidade no trabalho

IA e a resistência da informalidade no trabalho

A priori, a IA (Inteligência Artificial) deve impactar fortemente menos da metade dos postos de trabalho na América Latina, devido à baixa exposição à tecnologia e à elevada taxa de informalidade na região.

A informação é do Fundo Monetário Internacional (FMI), que aponta ainda que cerca de 50% dos empregos mais expostos, por exemplo, os da área da saúde, podem se beneficiar do aumento da produtividade proporcionado pela IA.

O que diz o Dr. Daniel Maximilian Da Costa

Nesse contexto, a informalidade é hoje um dos principais obstáculos para o avanço tecnológico, afirma o administrador, especialista em ESG e fundador do Latin American Quality Institute (LAQI), Dr. Daniel Maximilian Da Costa.

“Sem acesso a sistemas financeiros, jurídicos e de capacitação, simultaneamente, milhões de pessoas ficam à margem das transformações impulsionadas pela inteligência artificial”, destaca o Dr. Daniel.

“Para que a tecnologia se torne uma aliada do desenvolvimento econômico, primordialmente, é essencial investir na formalização do trabalho e na inclusão digital”, conclui.

Dados do FMI

Nesse sentido, o cenário é reforçado pelos dados do FMI, que mostram que o trabalho informal ainda é uma realidade predominante na América Latina.

Assim, em países como Bolívia, Peru e Honduras, mais de dois terços da força de trabalho atua na informalidade.

Em contraste, a IA é mais amplamente aproveitada em economias desenvolvidas, como Reino Unido e EUA, onde a maior formalização do mercado de trabalho favorece a adoção de novas tecnologias.

O papel das empresas

Diante desses desafios, Daniel enfatiza que, além de políticas públicas, as empresas também têm um papel fundamental no enfrentamento da informalidade e na preparação para a era da inteligência artificial.

Segundo ele, de fato, investimentos estratégicos são essenciais para impulsionar essa transformação.

“Cada iniciativa deve considerar o contexto em que está inserida, mas existem diversos caminhos possíveis”, diz Daniel.

“Por exemplo: o investimento em programas de formalização de terceirizados, a promoção da inclusão digital nas cadeias produtivas, o apoio à capacitação técnica e a formação de parcerias com instituições de ensino”, sugere.

IA e a resistência: ESG e Reputação

Dentro desse cenário, além dos impactos econômicos e tecnológicos, a informalidade também afeta a reputação das organizações.

Ademais, Daniel destaca que essa realidade também compromete, sobretudo, a dimensão social do ESG – sigla para Ambiental, Social e Governança.

Além disso, segundo ele, o impacto é ainda mais amplo, como aponta uma pesquisa da Nexus, que revela que para 26% dos brasileiros a falta de práticas alinhadas ao ESG é o principal motivo para deixar de admirar uma organização.

“Atualmente, não são apenas os órgãos reguladores que cobram responsabilidade das empresas, mas, o próprio cliente e o público em geral exigem ações concretas”, diz o Dr. Daniel.

“A informalidade no trabalho, além de limitar uma série de campos, interfere no compromisso social das organizações dentro do ESG. Portanto, quem não se adaptar a essa nova realidade corre o risco de perder credibilidade e espaço no mercado”, finaliza.

Sobre Dr. Daniel Maximilian Da Costa

Administrador com especialização em ESG, marketing e mentoria. Doutor honoris causa pela Faculdade de Estudos de Pós-Graduação da Cidade do México e premiado pela Universidade Católica de Cuenca.

Adicionalmente, atua como Diplomata Corporativo e empresário, ao mesmo tempo, com foco em sustentabilidade, responsabilidade social e compliance.

Simultaneamente, integra o conselho da Global Mentoring Network e o júri internacional de excelência em gestão.

IA e a resistência da informalidade no trabalho

Foto: Divulgação

Informações para a Imprensa:
Lucas Machado: lucas@laqi.org

Jornalista: Ranai Lima
Siga Ranai Lima no Insta

 

Ranai Lima
Ranai Limahttps://www.namidia.com.br
Ranai Lima, natural de São Paulo - Capital, é uma jornalista formada e uma escritora apaixonada por contar histórias que vão além da superfície. Desde 2021, ela é uma das autoras do portal Na Mídia, onde tem se destacado pela sua habilidade em capturar e transmitir a essência de cada narrativa. Seu trabalho é marcado pela busca incessante por detalhes que revelam a verdadeira alma dos acontecimentos, conectando o leitor a uma compreensão mais profunda e emotiva dos temas que aborda. Com um estilo envolvente e reflexivo, Ranai constrói textos que não apenas informam, mas que também tocam o coração e a mente dos leitores.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Raquel Maffeis on Stella Valenttina Mello Zorzo
Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA