Hóspedes e dificuldades em quartos de hotéis inteligentes.
PESQUISA HOTEIS.COM: HÓSPEDES TÊM DIFICULDADE PARA ACENDER AS LUZES EM QUARTOS DE HOTÉIS INTELIGENTES
O relatório Hotel Room Innsights 2025 revela que os quartos de alta tecnologia têm espelhos inteligentes, concierges com inteligência artificial e até mesmo mordomos robôs
9 de setembro de 2025, São Paulo – Mais da metade dos hotéis (56%) afirmam sentir a pressão para atualizar a tecnologia nos quartos, segundo a pesquisa Hotel Room Innsights 2025 da Hoteis.com.* A pesquisa anual com mais de 450 propriedades em todo o mundo revelou como a tecnologia dos quartos de hotel evoluiu e se modernizou, da reserva ao checkout. Resultado: uma onda de inovação que deixou os quartos de hotel mais inteligentes e os hóspedes correndo para acompanhar o ritmo.
Principais descobertas:
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A confusão tecnológica é real: metade dos hotéis oferece um tutorial no check-in para ajudar os hóspedes a navegar pelos recursos relacionados à tecnologia, como iluminação inteligente, Wi-Fi e sistemas de entretenimento no quarto.
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ComfortTech é rei: os hotéis de alta tecnologia passaram a investir em inovações práticas para melhorar o conforto: ventiladores inteligentes, iluminação personalizável e Smart TVs ganham lugar dos robôs e automação.
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A interação humana ainda importa: 70% dos hotéis pesquisados identificaram que os hóspedes ainda preferem falar com um humano, especialmente no check-in, e, quando precisam de suporte, destacam a importância do atendimento presencial.
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O quarto de hotel do futuro: os hotéis pesquisados têm interesse em outras atualizações tecnológicas mais sofisticadas no futuro, como serviços de concierge com tecnologia de IA, controles de quarto ativados por voz e até mesmo chefs robôs, buscando aprimorar o serviço e a personalização.
“De chuveiros inteligentes a robôs que entregam serviço de quarto, a pesquisa Hotel Room Innsights deste ano mostra que hotéis em todo o mundo estão usando a tecnologia de diversas maneiras, desde as funcionais até as inovadoras”, diz Melanie Fish, Vice-Presidente Global de Relações Públicas. “Também fica claro que existe um ponto ideal quando se trata de quartos de hotel inteligentes: intuitivos e personalizados, mas ainda fáceis de navegar.
Na Hotels.com, acreditamos que a tecnologia deve fazer você se sentir mais inteligente, como receber notificações por alertas de preço com tecnologia de IA quando uma tarifa de quarto cai”, completa ela.
A Ascensão de ComfortTech
Ao mesmo tempo que alguns hotéis adotam mordomos robôs e reconhecimento facial no check-in, a maioria está se concentrando na “ComfortTech” — melhorias práticas que aumentam o conforto e a usabilidade e estão rapidamente se tornando o novo normal. Um parceiro hoteleiro observou: “Recursos como Wi-Fi rápido, conectividade com a TV e controles intuitivos no quarto tornaram-se desejo padrão entre os hóspedes”.
De acordo com a pesquisa, as melhorias tecnológicas mais comuns incluem:
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Entretenimento no quarto: smart TVs conectadas a serviços de streaming e alto-falantes bluetooth;
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Tecnologia de sustentabilidade: sistemas de energia inteligentes, dispositivos que economizam água, ventiladores eficientes e redução do desperdício de alimentos;
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Atualizações de eficiência: check-in e checkout pelo celular ou dispositivo móvel;
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IA: serviços de concierge e chatbot com tecnologia de IA.
O cômodo mais inteligente do hotel: o banheiro.
Muitos hotéis estão fazendo melhorias significativas em uma área curiosa: o banheiro. Banheiros inteligentes podem oferecer aos hóspedes:
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Espelhos inteligentes com atualizações meteorológicas e notícias;
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Controles digitais de temperatura da água e torneiras com sensor de movimento;
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Chuveiros inteligentes que mudam de cor com base no consumo de água;
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Vasos sanitários japoneses e bidês inteligentes;
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Abastecimento de banheira ativado por voz;
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Inovações em acessibilidade, como banheiras que abaixam para cadeirantes.
A linha tênue entre inteligente e muito inteligente
À medida que os quartos de hotel se tornam mais sofisticados, muitos hóspedes têm dificuldade para acompanhar o ritmo. Os hotéis relataram que os hóspedes geralmente têm problemas com iluminação, wi-fi, sistemas de entretenimento e ar-condicionado. Para preencher essa lacuna, 52% dos hotéis passaram a oferecer um tutorial no check-in, reforçando a importância da interação humana.
Nem toda tecnologia permanece. Alguns hotéis admitiram que removeram recursos automatizados, como robôs no serviço de café da manhã ou no saguão.
O cerne da hospitalidade ainda está nas pessoas: 70% dos hotéis pesquisados disseram que os hóspedes preferem a interação humana no check-in e no suporte da recepção. Como disse um dos parceiros: “Um serviço acolhedor e personalizado promove conexões reais e nos permite atender às necessidades dos hóspedes com empatia e cuidado”.
O Quarto de Hotel do Futuro
Os hotéis estão investindo em inovação. Quando questionados sobre em quais tecnologias estavam mais interessados, as respostas variaram de soluções com tecnologia de IA a funcionários robóticos, revelando uma visão ousada para o futuro das experiências dos hóspedes. Algumas das ideias de destaque são:
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Inovação com tecnologia de IA: serviços de concierge, automação com economia de energia e tradução presencial em tempo real.
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Robótica: robôs para cozinhar, transporte de bagagem, entrega de refeições, limpeza e manutenção externa.
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Melhorias na experiência do hóspede: quartos com controle de voz, dispositivos de monitoramento do sono e espelhos inteligentes.
Estadias Tecnológicas
Muitos hotéis estão de olho na próxima onda de atualizações, como acesso biométrico aos quartos, personalização preditiva e experiências com tecnologia de IA. Embora alguns desses recursos possam parecer ficção científica, um número crescente de hotéis já está entrando nesse mundo. Eles estão investindo em tecnologia para reinventar a experiência do hóspede. Alguns exemplos de hotéis que trazem novidades:
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Hotel EMC2 (Chicago, IL): hotel boutique que combina arte, ciência e tecnologia com serviço de quarto robótico e integração com assistente de voz.
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Grand Hyatt Jeju (Coreia do Sul): paraíso tecnológico com quartos inteligentes, mordomos robôs, espelhos inteligentes e reconhecimento facial.
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FlyZoo Hotel (Hangzhou, China): desenvolvido pela Alibaba, o FlyZoo é um exemplo inovador de hospitalidade impulsionada por IA, com check-in por reconhecimento facial, assistente de IA Tmall Genie e serviço de quarto robótico.
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CitizenM New York Bowery (New York, NY): perfeito para viajantes a negócios que gostam de tecnologia, todas as propriedades da CitizenM oferecem quartos controlados por tablet, funcionalidade de tela e espelho e espaços para reuniões que os hóspedes podem reservar online.
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Pullman Singapore Orchard (Singapura): “quartos transformadores” com QR Code permitem que os hóspedes adaptem seu ambiente pessoal com o toque de um botão.
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The Thief (Oslo, Noruega): Além de chique e elegante, esse hotel também é inteligente. Oferece reconhecimento facial para check-in VIP, TVs com espelho integrado e curadoria de arte digital por meio de tablets nos quartos.
No aplicativo Hoteis.com, o visitante não perde nenhuma oferta. Basta ativar os alertas de preços de hotéis e receber as notificações sempre que o preço cair (sem necessidade de suporte técnico).
*A pesquisa coletou 450 respostas de 1º de julho de 2025 a 1º de agosto de 2025.
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