Hábito Simples de Testar a Bateria Pode Evitar Gastos Inesperados.
Com tecnologia de diagnóstico rápido já homologada por grandes redes, monitoramento preventivo da bateria se torna tão essencial para a segurança e o bolso quanto revisar pneus e óleo.
Campinas, SP, setembro de 2025 – Uma das principais causas de panes em veículos no Brasil, a falha da bateria, pode ser facilmente evitada com um novo hábito na manutenção preventiva: o teste regular. Impulsionada por novas tecnologias de diagnóstico rápido, como testadores recém-homologados por grandes redes do setor, a prática promete reduzir transtornos e custos emergenciais para motoristas em todo o país.
A cena é familiar para muitos condutores: a chave gira no contato, mas o carro não liga, sinalizando o fim da vida útil da bateria. De acordo com levantamentos do setor automotivo, falhas elétricas lideram o ranking de chamados de socorro nas estradas, resultando em despesas com guincho, perda de compromissos e, em casos mais graves, danos a outros componentes do veículo.
“O motorista brasileiro ainda tem uma cultura de manutenção corretiva, ou seja, só age quando o problema acontece. Queremos incentivar a prevenção. Um teste de bateria leva poucos minutos, é acessível e evita que o condutor fique refém de uma pane, que quase sempre ocorre no pior momento possível”, explica Eric H. Kiriyäma, Diretor de Operações da Stärkx Soluções Automotivas, empresa especializada em diagnósticos veiculares.
Assim como calibrar os pneus e verificar o nível do óleo, o teste periódico da bateria avalia a saúde do componente e a eficiência do sistema de carregamento, como o alternador. Entre os principais benefícios estão a prevenção de falhas, a economia com gastos emergenciais e, principalmente, a segurança ao evitar paradas inesperadas durante viagens.
Tecnologia a favor do motorista
O avanço da tecnologia tem sido um catalisador para essa mudança de hábito. Recentemente, a Stärkx homologou um novo testador de baterias, o SKX-028, para uso em grandes redes de oficinas e autopeças do Brasil. O equipamento permite um diagnóstico preciso e transparente em poucos minutos.
O equipamento consegue avaliar a condição de carga em baterias de 12V e 24V, sendo compatível com diversas tecnologias (VRLA, GEL, AGM, STANDARD LSI). Os testes completos do motor de partida, alternador e sistema de carga, com emissão de relatórios de diagnóstico em português, dão segurança e facilitam a compreensão para o motorista.
“Nossa tecnologia permite que o diagnóstico seja transparente. O equipamento imprime um relatório que mostra a ‘saúde’ da bateria e do sistema elétrico, dando ao motorista o poder de decisão para uma troca planejada, e não emergencial. É uma ferramenta que traz confiança para a relação entre o cliente e a oficina”, complementa Kiriyäma.
A recomendação é que o teste seja incluído na rotina de manutenção preventiva, transformando um simples hábito na diferença entre uma viagem tranquila e um grande transtorno.
Sobre a Stärkx Soluções Automotivas
Fundada em 2019, a Stärkx se consolidou como uma das principais desenvolvedoras de soluções para equipamentos de diagnóstico veicular, além de distribuidora de ferramentas especializadas para reparos automotivos no Brasil. Formada por uma equipe experiente no setor de aftermarket, a empresa se destaca pelo compromisso com inovação e qualidade, oferecendo soluções tecnologicamente avançadas para profissionais da área.
Hábito Simples de Testar a Bateria Pode Evitar Gastos Inesperados.