quarta-feira, fevereiro 11, 2026
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioNoticiasGuia de educação ambiental une arte e ciência

Guia de educação ambiental une arte e ciência

Parte da Gente: Por uma Ecologia do Encantamento é voltado especialmente para educadores, e já está disponível para download gratuitamente.

Guia de educação ambiental une arte e ciência.

Os alarmes da ciência não cessam: sete dos nove limites planetários já foram ultrapassados pela ação humana — incluindo o equilíbrio climático e a perda da biodiversidade.

Nesse cenário de urgência, Marco Aurélio Querubim – filósofo, artista, educador e mestre pela Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (ESCAS) do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), lança o guia de educação ambiental ‘Parte da Gente: Por uma Ecologia do Encantamento’.

Ainda jovem, Querubim reuniu crianças e jovens para cantar em Araguari, pequena cidade do interior de Minas Gerais. Daquele gesto singelo nasceu a Cia Cultural EMCANTAR que já alcançou mais de um milhão de pessoas com produtos artísticos, projetos socioeducativos e a criação da Pedagogia do Encantamento, metodologia educacional própria que une arte, educação e desenvolvimento humano.

Entre palcos e salas de aula, Querubim também percorreu, de bicicleta, o equivalente a mais de duas voltas ao redor do planeta em uma jornada pessoal que o permitiu amadurecer a seguinte pergunta: “Como cuidar do que não se ama, como amar o que não se conhece?”

Desta inquietação, nasceram mais três obras que se complementam: o álbum e o espetáculo musical com foco na temática ambiental ‘Abraço no Planeta’, e agora o ‘Guia Parte da Gente: Por uma Ecologia do Encantamento’.

Um guia que inspira e propõe caminhos práticos de mudança

O guia é um roteiro de experiências estéticas, educativas e éticas voltado especialmente a educadores, mas do qual qualquer pessoa pode se beneficiar. Para isso, basta percorrer, individual ou coletivamente, a trilha proposta que partirá do encantamento pela natureza, passará pelo conhecimento científico e ancestral, e culminará em caminhos práticos de mudança. A mensagem do material é simples e poderosa: para que nosso planeta possa se regenerar, não basta desenvolver, é preciso se envolver.

“Este guia é fruto de 30 anos de vida dedicados à educação socioambiental, à arte e à mobilização coletiva. Mais do que um material de apoio, é um convite, uma proposta para que cada pessoa se envolva, se encante novamente com a vida e atue a partir desse encantamento”, convida Querubim.

O guia já está sendo colocado em prática e os resultados confirmam sua potência: “Sempre ouço falar que temos que cuidar do planeta, mas hoje compreendi o porque realmente temos que cuidar do planeta, e compreender que vivemos num ciclo de vida, onde somos todos responsáveis uns pelos outros, me fez querer fazer a diferença naquilo que me é possível”, relata Cristina Moraes, educadora da rede pública que participou de oficina vivencial do guia.

Para Suzana M. Padua, doutora em sustentabilidade, Co-fundadora e Presidente do IPÊ e Professora da ESCAS, “trata-se de um roteiro que se provou especialmente eficaz ao suscitar transformações surpreendentes nos participantes, não por meio de acusações, culpa ou medo, mas ao aflorar a beleza existente nas pessoas e na natureza. Através da sensibilidade, o Guia desperta a vontade de envolvimento em soluções duradouras”.

Redação
Redação
Equipe responsável por trazer sempre as melhores noticias e acontecimentos do nosso dia a dia! Fique sempre ligado na nossa Redação! Boa leitura!
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Raquel Maffeis on Stella Valenttina Mello Zorzo
Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA