O freelancer nada mais é do que um profissional autônomo que trabalha por oportunidade, atendendo demandas eventuais, sem nenhum tipo de relação trabalhista com a empresa.
Outra característica é o fato de que a remuneração acontece a cada entrega. Esse nome ficou mais conhecido nos últimos tempos por conta da possibilidade de prestar trabalhos digitais.
Diversos profissionais começaram a atuar dessa forma, como no caso de fotógrafos, programadores, web designers, digitadores, editores e até mesmo agentes de viagem, enfermeiros e babás.
Existem muitas outras atividades que podem ser trabalhadas dessa forma e, atualmente, tanto os profissionais quanto as empresas começaram a ver mais vantagem contratar e prestar serviços como freelancer.
Mas mesmo sendo algo em ascensão no mercado, ainda existem muitas pessoas que não compreendem muito bem esse conceito ou até mesmo têm um pouco de receio de atuar dessa forma.
De fato, é um posicionamento de trabalho bem diferente do emprego registrado, mas ele tem muitas vantagens.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai mostrar os benefícios de ser freelancer, qual é a importância desse profissional e quais são os seus objetivos.
Benefícios de atuar como freelancer
Atuar como freelancer traz muitos benefícios para os profissionais de diversas áreas, e dentre os que mais se destacam estão:
Grande número de contatos
Um dos maiores benefícios é que esses profissionais conseguem manter contato com uma grande quantidade de pessoas e empresas. Isso porque quanto mais clientes ele tiver, melhor.
Ao fazer isso, não compromete seu orçamento e ainda existe a possibilidade de aprender habilidades diferentes. Além do mais, a vida do freelancer é bem mais agitada do que a dos funcionários.
Por exemplo, ele pode criar uma arte para empresas de distribuição de panfletos, mas não vai acumular funções e projetos sem ganhar nada por eles.
Ganho de experiência
Outra grande vantagem de trabalhar dessa forma, principalmente para quem está se iniciando na carreira, é incrementar o currículo.
Existe a possibilidade de se identificar como prestador de serviços e falar sobre as atividades que desenvolveu no período.
Para quem deseja ter um emprego registrado, iniciar a carreira como freelancer é uma forma de mostrar que não ficou parado e que conseguiu prestar serviços na área de atuação.
Isso acontece porque essas pessoas sempre têm atividades diversificadas que ajudam a acumular aprendizado em pouco tempo.
Horários flexíveis
Por fim, uma das maiores vantagens de atuar como freelancer são os horários flexíveis. Se uma pessoa quer fazer uma pós-graduação, um curso ou até mesmo reservar um período específico do dia, pode organizar sua rotina.
Por exemplo, quem não gosta de acordar cedo pode trabalhar tarde e noite, da mesma forma, quem não gosta de trabalhar durante o dia pode trabalhar durante a noite.
Um profissional especialista em limpeza de pedra mineira e que atuei como freelancer ainda tem tempo de levar os filhos na escola, visitar algum parente ou amigo e assim por diante.
Não se pode esquecer de que esses profissionais podem trabalhar em casa, sem precisar enfrentar o trânsito ou ter que sair de casa em dias de chuva.
Importância do profissional freelancer
Um dos assuntos mais comentados e debatidos no Brasil é o desemprego, mas assim como ele cresce continuamente, a tecnologia e a internet evoluem. Todos esses acontecimentos estão trazendo mudanças para o mercado de trabalho.
Além disso, também estão interferindo na estrutura de diversas profissões, principalmente depois do home office. Muitas pessoas enxergaram a possibilidade de se tornarem profissionais independentes.
Se viram livres para negociar a força de trabalho, escolher seus próprios horários e exercer aquilo que realmente gostam. A importância do trabalho freelancer está justamente aí, uma vez que ajudou e ajuda muitas pessoas a saírem da crise.
Um designer de interiores pode muito bem projetar uma sala de jantar planejada moderna para um cliente sem precisar trabalhar para uma empresa e existem muitos outros profissionais capazes da mesma coisa.
Quando uma pessoa está desempregada e sem nenhum tipo de perspectiva, o trabalho freelancer aparece como uma alternativa. Muitos começam a trabalhar dessa forma acreditando que será algo temporário, nas percebem que veio para ficar.
Tanto é que muitas pessoas não pretendem voltar para o regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Na outra ponta, as empresas vislumbraram uma transformação nas relações de trabalho.
Existem aqueles que ainda se questionam sobre direitos trabalhistas, como férias remuneradas, 13º salário, entre outros, mas a maioria obtém ganhos superiores ao que obtinham com o salário de contratado.
Isso traz mais liberdade financeira e permite uma organização para que esse profissional possa tirar férias e ter um fim de ano financeiramente tranquilo.
Um cuidador de pessoas idosas e dependentes que atua como freelancer tem mais liberdade para escolher os horários em que quer trabalhar e construir seu próprio estilo de vida.
São pessoas que podem escolher os clientes que querem atender e podem obter trabalhos constantemente em plataformas específicas. São canais que conectam profissionais e empresas e agilizam o acesso a trabalhos e oportunidades.
O profissional freelancer é importante porque fomenta essa transformação nas relações de trabalho e a tendência é que elas continuem se modificando até que a hierarquia existente hoje acabe desaparecendo.
Por conta da transformação digital, o número de trabalhos realizados por meio desses profissionais aumenta constantemente e a tendência é que isso continue crescendo não só no Brasil, mas no mundo todo.
É importante dizer que 40% das organizações projetam que boa parte do trabalho realizado dentro delas será substituído por trabalho freelancer em pouco tempo, portanto, uma transformação de conceitos.
Mas não se pode deixar de destacar o fato de que a renda do freelancer não é estável na maioria dos casos, principalmente no início. Por isso, ele precisa trabalhar algumas estratégias para conseguir se manter, como:
- Ter planejamento financeiro;
- Procurar trabalhos constantemente;
- Cumprir prazos;
- Estabelecer uma data de pagamento.
Não importa se é um carpinteiro que faz carteiras para escola ou qualquer outro profissional, investir nessas ações é muito importante para garantir a estabilidade da rotina freelancer.
Quais são os objetivos do freelancer?
O principal objetivo do trabalho freelancer é trazer mais autonomia para o profissional e flexibilizar a relação de trabalho para as empresas. Mas ao longo do tempo, isso também tem alcançado outros propósitos.
Por exemplo, com mais pessoas atuando dessa forma, houve um aumento exponencial na qualidade dos serviços prestados. Quando a organização contrata um funcionário, ela tem um tempo para fazer sua demissão.
Depois desse período, uma empresa de serviços de busca e entrega precisa pagar as custas rescisórias. A grande questão é que se o funcionário começa a ter problemas em seu desempenho e na qualidade do serviço, não é fácil resolver o problema.
Por outro lado, a relação com o freelancer é muito mais simples, visto que seu profissional não corresponder às expectativas, a organização pode simplesmente procurar outra pessoa.
Os profissionais freelancer sabem disso e por essa razão procuram maneiras de aperfeiçoar seu conhecimento constantemente. A companhia tem mais qualidade e isso será repassado para o cliente.
Com tantas mudanças acontecendo nas relações trabalhistas, o que se vê é uma sociedade formada por empreendedores que atuam como freelancer.
Seja para fazer serviços de mudança completa com desmontagem e montagem direto para o cliente final ou trabalhar sem vínculo empregatício para outra empresa, o fato é que as pessoas estão procurando maneiras de ter mais autonomia.
Elas querem desenvolver sua profissão e negociar a força de trabalho e o que se vê é que o emprego formal com fundo de garantia e seguro desemprego será algo mais voltado para o chão de fábrica.
Qualquer trabalho que exija conhecimento específico, futuramente, será praticamente feito pelo freelancer, o que permite a esses profissionais deixarem a figura de funcionário para se tornarem empreendedores.
Tanto é que muitas universidades já começaram a ensinar marketing pessoal e conceitos de gestão de tempo e organização para que os alunos se preparem para essa realidade.
O trabalho freelancer é uma realidade em diversas carreiras, como no caso de um design de envelope branco personalizado, e seu propósito é trazer mais liberdade e autonomia aos profissionais.
Considerações finais
O profissional freelancer é alguém que está se destacando muito nos últimos anos e a tendência é que essa modalidade de trabalho e prestação de serviços continue crescendo no futuro.
Profissionais de várias áreas encontraram nessa forma de trabalhar algo que traz mais autonomia e se sentem livres para fazer escolhas e negociar a força de trabalho.
Mesmo deixando de lado algumas questões que envolvem a contratação CLT, o que se vê são autônomos satisfeitos com os resultados dessa escolha.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.