domingo, agosto 31, 2025
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioEntretenimentoArte e CulturaExposição “A Montanha como Metáfora - ou o tempo”

Exposição “A Montanha como Metáfora – ou o tempo”

Exposição “A Montanha como Metáfora – ou o tempo”.

Exposição “A Montanha como Metáfora – ou o tempo” reúne 16 artistas em mostra coletiva na samba arte contemporânea. 

É resultado do programa de residência artística da ZAIT desenvolvido ao vivo on-line, e se apresenta em linguagens diversas.

A samba arte contemporânea apresenta, em parceria com a ZAIT, a exposição “A Montanha como Metáfora-ou o tempo”, trazendo obras que são frutos do programa de residência artística online, coordenado pela curadora e crítica de arte Daniela Labra, fundadora da plataforma ZAIT.

São 16 artistas em diferentes estágios de suas trajetórias, e que ao longo de três meses participaram de um processo de imersão artística e discussão crítica sobre suas propostas de investigação em arte. Fazem parte Aldenor Prateiro, Almany Jr., Arthur Caaninga, Breno de Sant’ana, Cali Cohen, Clara Tibery, Grasi Fernasky, Karen Vieira, Luciana Boaventura, Maria Lucia Simonsen, Neyde Lantyer, Odette Boudet, Raquel Ide, Renata Freitas, Simone Fontana Reis e Tatiana Coelho.

A Montanha como Metáfora marca um momento de partilha entre artistas que seguem em constante transformação. Mais do que o resultado de um programa formativo, a mostra “celebra as criações reunidas, as obras, mas também o ser artista contemporâneo em um mundo tão diverso, vibrante, conflituoso — e sempre instigante”, explica Daniela.

Exposição “A Montanha como Metáfora – ou o tempo”

Com trabalhos desenvolvidos em mídias e suportes variados, os artistas demonstram um profundo comprometimento com uma pesquisa poética individual. Suas obras refletem a prática artística consciente, voltada à experimentação e à criação em um contexto global cada vez mais marcado pela homogeneização estética e pela transformação da vida em mercadoria. “Acreditamos que a prática artística, o ensino da arte e o pensamento crítico são ferramentas fundamentais para desenvolver uma existência mais completa e honesta consigo”, finaliza Daniela Labra.

A abertura acontece no dia 13 de setembro, às 16h, no Fashion Mall, e pode ser visitada até o dia 05 de outubro, com entrada gratuita e censura livre.

Sobre a ZAIT

ZAIT é uma plataforma de estudos em artes visuais e crítica criada em 2020, pela Professora e curadora Daniela Labra. Os cursos têm abordagem prática e teórica dedicada à reflexão crítica, interdisciplinar e aprofundada sobre a arte contemporânea, contextos históricos, filosóficos, sócio-políticos, estéticos e outros.

Sobre Daniela Labra

Nascida em Santiago de Chile, reside e trabalha entre Berlim e Rio de Janeiro. Fundou a Zait em 2020. É escritora, crítica, professora e curadora de arte contemporânea. Graduada em Teoria do teatro pela Unirio. Doutora em História e Crítica da Arte pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua desde 2003 principalmente nos temas: arte brasileira, processos históricos e estéticos latino-americanos, performance, arte e política. Crítica de artes plásticas em O Globo (2014-2016).

Colunista mensal da revista seLect/Celeste. Entre os projetos curatoriais recentes estão: Regina José Galindo: Primavera Democrática, Galeria Portas Villaseca, RJ; Ideias Radicais sobre o Amor, Museu de Arte do Rio, RJ; Lygia Clark & Franz Erhard Walther Action as Sculpture, FEW Villa, Alemanha, 2023-24; Ana Mendieta Silhueta Em Fogo I Terra abre Caminhos, SESC Pompéia, SP, 2023-24. Daniela vive e trabalha entre Berlim e Rio de Janeiro.

Sobre a samba

samba arte contemporânea é um espaço dedicado ao diálogo entre diferentes tempos, regiões e trajetórias da arte brasileira. Artistas consagrados emergentes compartilham o mesmo espaço, criando encontros potentes que atravessam técnicas, suportes e gerações. A galeria busca contribuir para o fortalecimento da arte e da cultura no Brasil, promovendo intercâmbios e conexões entre artistas, obras e públicos diversos.

Com um acervo variado em exposição permanente, a programação alterna mostras do acervo, exposições individuais e projetos especiais. Entre essas iniciativas está o Projeto Traçado Livre, que abre espaço para projetos independentes ocuparem a galeria por um tempo determinado. Uma proposta aberta, sem regras formais, que valoriza a liberdade criativa e novas vozes da arte contemporânea.

Serviço

Exposição: A Montanha como Metáfora – ou o tempo
Orientação curatorial e texto: Daniela Labra
Abertura: 13 de setembro de 2025 às 16hs
Visitação: até 05 de outubro de 2025
Local: samba arte contemporânea
Estrada da Gávea, 899 / 2º piso – Fashion Mall – Rio de Janeiro, RJ – Tel. (21) 30820337
info@sambaartecontemporanea.com
Dias e horários: de segunda a sábado, das 10h às 20h.
Domingos e feriados, das 14h às 20h
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Entrada Franca

Fotos
  1. Neyde Lantyer

02 e 03 (ba3/ba4) – Cali Cohen

05 – Grasi Fernasky

 É preciso respirar- 300dpi.jpg

 ´É Preciso Respirar

  1. Breno de Sant’ ana Fragmento
  2. Aldenor Prateiro
Uiara Zagolin
Uiara Zagolin
Jornalista e Editora do portal NA MIDIA; Correspondente Internacional; Diretora de Relações Internacionais da FEBRACOS Federação Brasileira de Colunistas Sociais; Vice-Presidente da APACOS Associação Paulista de Colunistas Sociais; Delegada Regional para São Paulo da ANI Associação Internacional de Imprensa; membro da Worldwide Association of Female Professionals; Imortal na Academia de Artes de São Paulo e Academia Mundial de Letras. Com formação no Canadá, EUA e UK
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Raquel Maffeis on Stella Valenttina Mello Zorzo
Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA