quarta-feira, outubro 23, 2024
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioEconomia e NegóciosFinançasComo a evolução da tecnologia mudou o mercado financeiro global?

Como a evolução da tecnologia mudou o mercado financeiro global?

Tecnologias como blockchain e inteligência artificial revolucionaram o mercado, aumentando a eficiência e a acessibilidade das transações.

Tudo que tem um pouco de tecnologia consegue se transformar drasticamente e evoluir muito, sendo que, muitas vezes, essa evolução acontece de forma rápida. Com o mercado financeiro, isso não foi diferente.

A tecnologia nesse setor foi muito impulsionada pelas criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum. Afinal de contas, as moedas digitais fizeram com que tecnologias como a blockchain se desenvolvessem e fossem aprimoradas para outros setores.

Mas isso pode deixar muita gente curiosa sobre como a tecnologia tem alterado e moldado o setor financeiro do mundo todo.

Para descobrir como e quais tecnologias colaboraram para esse avanço, basta continuar neste artigo e saber mais sobre essa relação da tecnologia com a área financeira.

Blockchain: a base da revolução financeira

A blockchain, tecnologia por trás das criptomoedas, permite transações seguras, transparentes e sem intermediários, reduzindo custos e tempos operacionais.

Com essa tecnologia, contratos inteligentes são automaticamente executados quando condições são atendidas, impactando setores como seguros e logística. 

Além disso, ela facilita transferências internacionais rápidas com taxas menores, promovendo a integração global de mercados.

Decisões mais rápidas e precisas com a inteligência artificial

A inteligência artificial (IA), hoje em dia, está mudando completamente o jeito como o mercado financeiro funciona, né? É uma revolução e tanto. 

Com ela, bancos e corretoras conseguem vasculhar milhões de dados em tempo real.  Isso agiliza tudo, desde a criação de estratégias mais afiadas até a automatização de coisas, como análise de crédito e combate a fraudes.

Além disso, os sistemas de IA entendem padrões de comportamento que passam sem rastros pelos métodos antigos.

Com isso, as empresas conseguem fazer escolhas certeiras num piscar de olhos, sem precisar esperar muito para ver o que vai rolar no mercado. 

Como as fintechs melhoraram o acesso ao mercado financeiro?

As fintechs estão realmente mudando o jogo no mundo financeiro, né? A premissa delas é usar a tecnologia de maneira inteligente, deixando tudo mais fácil e acessível.

Assim, com um clique, você consegue investir, pegar um empréstimo ou até transferir dinheiro para fora do país, algo que apenas os grandes bancos podiam fazer.

Agora, com essas plataformas, que são muito fáceis de mexer, qualquer pessoa pode usar. Por exemplo, em algumas áreas da África ou da Ásia, em que o banco é escasso, as fintechs estão chegando para fazer a diferença.

Com essa inclusão, mais gente entra no jogo da economia e isso acaba refletindo no mercado global, dando mais oportunidades para quem antes estava de fora.

Transações mais rápidas e seguras

A tecnologia transformou a velocidade e a segurança das transações financeiras globais. 

Antigamente, transferências internacionais demoravam dias e envolviam altos custos devido aos intermediários. Hoje, com a blockchain e as plataformas digitais, essas operações são feitas em minutos, a qualquer hora.

O Bitcoin é um exemplo dessa evolução. Ele permite transferências quase instantâneas entre carteiras digitais, com criptografia e registro em um sistema descentralizado, o que aumenta a confiança nas transações, e a descentralização garante maior transparência.

Além disso, a segurança das transações aumentou com o uso de criptografia avançada e autenticação biométrica. Essas tecnologias garantem que contas e transações estejam protegidas contra fraudes, promovendo a adesão de mais usuários a serviços financeiros digitais.

Integração entre mercados globais

A tecnologia revolucionou os mercados financeiros globais, permitindo que investidores acessem mercados internacionais em tempo real através de plataformas digitais e ferramentas automatizadas. 

Essa integração facilita transações em diferentes moedas e ativos, tornando o fluxo de capital mais ágil. Criptomoedas, como o Ethereum, ampliam ainda mais essa conectividade, oferecendo acesso a ativos digitais, independentemente de fronteiras físicas.

Andrezza Barros
Andrezza Barroshttps://www.namidia.com.br
Jornalista, entrevistadora e assessora de imprensa brasileira. É CEO do site andrezzabarros.com, onde realiza entrevistas com os mais diversos públicos, desde empresários, cantores, atores, médicos, políticos, entre outros indivíduos que queiram contar um pouco da sua história ao público. Além desses, Andrezza também comanda o site deadlinews.com.br e é sócia do site materialivre.com.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA