sexta-feira, janeiro 10, 2025
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioEconomia e NegóciosEvite desperdício de água em aquecedores a gás

Evite desperdício de água em aquecedores a gás

Evite desperdício de água em aquecedores a gás.

Em meio à crescente preocupação com a crise hídrica, o engenheiro civil Thiago Martins Faria, que integra a Associação Nacional dos Inventores (ANI), desenvolveu um sistema que visa reduzir o desperdício de água em chuveiros com aquecimento a gás, comuns em apartamentos.

Segundo ele, grandes quantidades de água são perdidas até que a temperatura ideal seja alcançada para o banho, o que pode levar para o ralo de 5 a 7 litros de água a cada vez que o chuveiro é acionado. Faria explica que o problema acontece por conta da água que fica retida na tubulação entre o aquecedor e o chuveiro.

“No caso de apartamentos de tamanho padrão, com 60 m², se perde até 5 litros cada vez que o chuveiro é acionado. Já em imóveis mais amplos, a média de desperdício pode ser ainda maior, uma vez que o sistema de aquecimento a gás normalmente fica na área de serviço e os banheiros mais próximos da área social. Com todo esse percurso que água precisa fazer, ela é desperdiçada, porque precisa passar pelo aquecedor até chegar ao chuveiro”, esclarece.

Evite desperdício de água em aquecedores a gás

Evite desperdício de água em aquecedores a gás

Faria garante que o sistema desenvolvido por ele é simples e de fácil instalação. O melhor: soluciona o problema do desperdício dos primeiros litros de água dos chuveiros com aquecimento a gás, uma vez que redireciona a água fria ao sistema de cisterna dos condomínios ou residências. Desta forma, a água só será liberada quando atingir a temperatura ideal, que poderá ser programada pelo próprio usuário.

“O sistema pode ser instalado em novas construções ou adaptado aos imóveis já existentes facilmente, podendo haver variações de alguns componentes, de acordo com a tubulação e espaços dos shafts (abertura vertical na alvenaria por onde passam as tubulações hidráulicas). Inclusive, pode ser adicionado na área externa com pequenas reformas nos banheiros, caso seja necessário”, observa Faria.

De acordo com ele, o dispositivo de reaproveitamento dos primeiros litros de água em chuveiros também pode ser adaptado para torneiras com aquecedores a gás, gerando assim maior economia também para pequenos comércios, como restaurantes e lanchonetes.

O projeto já foi registrado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e possui, inclusive, protótipo funcional. Agora, Faria busca por investidores para produzir, bem como comercializar o invento por meio do licenciamento ou venda da patente. Para mais informações, entre em contato com a ANI.

Serviço:

Associação Nacional de Inventores (ANI)

Endereço: Rua Dr. Homem Melo, 1109, São Paulo (SP)

Contato: (11) 3670-3411 | (11) 94738-4249

Site: www.inventores.com.br

Facebook: inventores.com.br

Instagram: @aniinventores

Alessandra Astolphi
Alessandra Astolphihttps://namidia.com.br
Alessandra tem passagens por alguns dos maiores veículos de comunicação do estado de São Paulo, como Editora Abril, Folha de São Paulo, Estadão, Diário do Grande ABC e Revista Livre Mercado. Colunista dos portais de notícias Tô na Band e São Paulo em Destaque e está à frente dos portais Economia SA, com foco em negócios, e Viajar SA. É sócia-diretora da Business Group Events, agência 360º, única no mercado que atende desde projetos para redes sociais e artistas até negociação de shows e eventos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA