quarta-feira, fevereiro 11, 2026
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioEntretenimentoArte e CulturaEm Ipanema, tradição e arte na Casa de Cultura Gerson Pinheiro

Em Ipanema, tradição e arte na Casa de Cultura Gerson Pinheiro

Legado do professor e artista plástico tem história preservada no Rio de Janeiro
 

Aos 7 anos, Gérson Pompeu Pinheiro demonstrou seu excepcional talento artístico com uma ideia inusitada: retratou a figura de Dom Pedro II em tamanho natural, confirmando seu extraordinário talento de menino-prodígio. Aos 12 anos, sua obra “Homenagem do Presente ao Passado” foi premiada na Exposição Comemorativa do Centenário da Independência do Brasil.

A obra desse professor e artista plástico paulista nascido em Campinas, no início dos anos 1910, foi reunida pela família e hoje se encontram preservadas na Casa de Cultura Gerson Pinheiro (https://gersonpinheiro.com.br/) sob curadoria do filho Luiz Otávio Damasceno Pinheiro. O espaço cultural ocupa um andar inteiro de um prédio no icônico bairro de Ipanema, que foi adaptado para visitação pela arquiteta Dorys Daher.

Criada há cerca de dois anos, a Casa de Cultura reúne trabalhos e objetos pessoais de Gerson, que teve outros importantes reconhecimentos, como os de pintor, arquiteto e intelectual. Formou-se em Arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes e, além de participar dos principais salões de Arte do Rio, viajou a Paris para estudar na Academia Julien, quando entrou em contato com o cenário europeu de arte moderna.

Em paralelo, desenvolveu carreira literária escrevendo artigos, livros e manuais de Arte. Contribuiu para a história da Arquitetura brasileira, e como educador, exerceu o cargo de diretor da Escola Nacional de Belas Artes, formando gerações de artistas. Gerson Pinheiro morreu em 1978. Suas obras integram acervos de diversos museus, galerias e coleções; sua versatilidade artística é de imensa importância para o legado cultural do País, perpetuando seu nome entre os grandes que produziram no século XX.

A Casa de Cultura em Ipanema mantém um minimuseu com 180 obras do acervo do artista, que podem ser apreciadas em visitas agendadas previamente às segundas, quartas e sextas-feiras, via WhatsApp (21 97516-2725), garantindo um atendimento exclusivo e personalizado.

 


Divulgação
Trajetória de Gerson Pinheiro pode ser vista no minimuseu com 180 peças reunidas pela família

Divulgação
Luiz Otávio Damasceno Pinheiro é o curador da Casa de Cultura, em Ipanema

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Raquel Maffeis on Stella Valenttina Mello Zorzo
Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA