Eduarda Nascimento na Copa do Mundo
A saber, Eduarda Nascimento é a atleta mais jovem do mundo na Copa do Mundo de Esgrima da Tunísia na África.
Com apenas 13 anos, Eduarda Nascimento todavia faz história ao se tornar a atleta mais jovem do campeonato em uma Copa do Mundo de Esgrima nas categorias Cadete e Juvenil, disputada fora do continente americano.
No ano passado, Eduarda portanto já havia participado da Copa do Mundo de Lima, ao lado da amiga e colega de clube Giulia Santos, também de 13 anos. Juntas, escreveram um novo capítulo do florete brasileiro, tornando-se por fim, as atletas mais jovens do país a competir em Copas do Mundo.
De antemão, a Copa do Mundo de Esgrima da Tunísia acontece em Hammamet, entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro.
A competição reúne mais de 80 atletas de diversos países, e Eduarda será a única atleta com apenas 13 anos a participar do torneio, além de ser a primeira brasileira dessa idade a disputar uma Copa do Mundo em outro continente.
Ela competirá na categoria cadete e juvenil , que contempla todavia atletas até 20 anos, reforçando o caráter absolutamente inédito e altamente desafiador de sua participação. Eduarda, em síntese, também irá compor a Equipe Brasileira, ao lado de Valentina Basso e Julia Grahl, ambas atletas do Clube Pinheiros.
Até hoje, nenhuma atleta brasileira de 13 anos havia disputado uma Copa do Mundo fora do continente americano. O que torna essa convocação, dessa forma, um marco histórico para a esgrima nacional.


Preparação internacional e pré-temporada na Itália
Como parte da preparação para a competição na África, Eduarda contudo está atualmente em Frascati, na Itália, realizando sua pré-temporada e fase pré-campeonato em um treinamento técnico de alto rendimento no tradicional Clube Frascati Scherma, fundado em 1954 e reconhecido como um dos melhores clubes de esgrima do mundo.
A preparação ocorre primeiramente, sob a orientação da treinadora Alessandra Zianucci (ITA) e da atleta olímpica e sua Mental Coaching (Projeto Talens) Bia Bulcão.
Seja como for, o Frascati Scherma é internacionalmente reconhecido pelo alto nível técnico no florete e tem sido, ao longo dos últimos anos, um dos principais polos de treinamento onde Eduarda vem refinando fundamentos, leitura de combate e tomada de decisão, em contato direto com a elite da esgrima europeia.
Essa vivência internacional faz parte de uma estratégia estruturada de desenvolvimento, preparando a atleta não apenas para a Copa do Mundo da Tunísia, mas para uma trajetória sólida e de longo prazo no cenário internacional.
Clube, professor e base técnica no Brasil
No Brasil, Eduarda representa o Clube Pinheiros, uma das maiores e mais tradicionais instituições esportivas da América Latina, referência histórica na formação de atletas olímpicos e de alto rendimento.
Sua formação técnica é conduzida pelo professor Bernardo Schwuchow , treinador responsável direto pelo desenvolvimento da atleta na esgrima. Bernardo tem papel central na evolução de Eduarda, sendo o responsável pela construção técnica, tática e estratégica que hoje permite à atleta competir, aos 13 anos, em categorias até 7 anos acima da sua faixa etária.
A princípio, a combinação entre a base sólida no Clube Pinheiros, o trabalho contínuo com seu treinador no Brasil e os camps internacionais na Europa tem sido determinante para o desempenho consistente, maturidade competitiva e evolução técnica apresentados pela atleta.

Eduarda Nascimento – Resultados expressivos e protagonismo internacional
A participação na Tunísia, simultaneamente coroa uma trajetória de resultados altamente relevantes. Em 2025, Eduarda encerrou a temporada como vice-líder do ranking nacional, além de conquistar um sexto lugar na Copa do Mundo de Lima, na categoria cadete , uma posição inédita para uma atleta da sua idade e de grande importância para o Brasil no cenário internacional.
Entre seus principais resultados recentes, destacam-se títulos e pódios em Campeonatos Brasileiros, Sul-Americanos e Pan-Americanos, consolidando Eduarda como uma das principais promessas da esgrima brasileira em sua geração.


Amadurecimento, superação e estrutura multidisciplinar
Além das conquistas esportivas, o período recente foi marcado por um importante processo de amadurecimento pessoal e emocional. Eduarda enfrentou desafios relevantes, incluindo a superação de uma lesão, contando com uma estrutura multidisciplinar de alto nível, fundamental para sua recuperação e evolução.
Nesse processo, recebeu o apoio da Equipe Brasileira de Esgrima, da treinadora mental Bia Bulcão, do Dr. João Amadeira , ortopedista especialista em esportes , responsável pelos cuidados clínicos no Brasil, e da atleta olímpica de levantamento de Peso e Educadora Física Rose Santos responsável por sua preparação física.
Eduarda também contou com apoio médico internacional do Dr. Thomas San Giovanni, ortopedista que atua com atletas como Lionel Messi, Novak Djokovic e Simone Biles. Diversos atletas da NBA e médico responsável pelo Miami Open, além de toda a equipe clínica envolvida em seu processo de recuperação
Formação integral: esporte, educação e multidisciplinaridade
Eduarda também se destaca por sua formação esportiva integral. Além da esgrima, é surfista, conciliando seus treinos com a prática do surf no Beyond the Club em São Paulo. Esporte que contribui para seu desenvolvimento físico, coordenação motora, equilíbrio e controle emocional.
No campo educacional, conta com o apoio contínuo da Escola Lourenço Castanho , em conjunto com a Confederação Brasileira de Esgrima (CBE). A CBE têm papel fundamental na conciliação entre alto rendimento esportivo e formação acadêmica

Um marco histórico para a esgrima brasileira
Em 2025, a família de Eduarda esteve diretamente ligada a um momento simbólico da modalidade: o Centenário da Federação Paulista de Esgrima. Celebrado em um evento realizado em sua residência, que reuniu atletas olímpicos de todas as gerações e os principais nomes da esgrima paulista.
Durante a cerimônia, o Presidente da Federacao Paulista de Esgrima (FPE) , Regis Trois realizou a tradicional abertura de um champanhe com sabre , o SABRAGE. Ritual histórico que remete à era de Napoleão Bonaparte, simbolizando a tradição, a excelência e a continuidade da esgrima
Eduarda Nascimento – Apoio de patrocinadores
Ao longo de sua trajetória esportiva, Eduarda Nascimento conta com o apoio fundamental de patrocinadores. Eles acreditam no desenvolvimento do esporte de alto rendimento e na formação de jovens talentos no Brasil:
- Amil
- Deco
- Integral Médica
- Quality Nutrition
- Fencing Institute
O suporte desses parceiros é essencial para viabilizar treinamentos nacionais e internacionais, participação em competições de alto nível e uma estrutura profissional compatível com o cenário mundial da esgrima.
Instagram: @dudaesgrima
Leia também: ALERJ recebe o 7º Conde Koma Awards

