Edição de Natal do Bazar da Cidade celebra artesanato e pequenos produtores na Casa Museu Ema Klabin
Evento reúne mais de 70 produtores independentes e valoriza o artesanato brasileiro
A Casa Museu Ema Klabin, no Jardim Europa, em São Paulo, recebe nos dias 6 e 7 de dezembro a Edição de Natal do Bazar da Cidade. O evento acontece nos jardins projetados por Roberto Burle Marx e já faz parte do calendário cultural da capital. Além disso, reúne mais de 70 expositores de moda, design, decoração, artesanato e gastronomia.
Artesanato com identidade brasileira
Ao circular pelos estandes, o público encontra peças únicas. Há roupas em seda, linho e algodão, bordados detalhados, joias artesanais e bolsas em fibras naturais. Assim, o bazar se torna uma ótima opção para quem busca presentes artesanais e autorais para o fim do ano.
Segundo a curadora Bel Pereira, o evento aproxima visitantes de artistas e pequenos produtores que normalmente não aparecem nos grandes circuitos. Entre eles, como exemplos, estão nomes do Nordeste como Marcos de Sertânia, Yran Palmeira, Emeton Kroll. Além disso representantes da aldeia indígena Waura, do Alto Xingu. Eles viajam quase uma semana para trazer esculturas e artefatos tradicionais.
Histórias que atravessam o sertão

Um dos destaques é o artista pernambucano Marcos de Sertânia, referência da arte popular brasileira. Sua obra “Cachorro Baleia” dialoga com o romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e conquistou decoradores no Brasil e no exterior.
Marcos começou a esculpir aos 12 anos, aprendendo com o avô e os tios. Ele retrata cenas do sertão: a família, os animais, o gado e o cotidiano árido da região. Uma de suas esculturas já foi entregue ao papa Francisco. Hoje, com cerca de 200 personagens criados, o artista mantém um ateliê onde forma jovens aprendizes.
Esculturas que abraçam

Outro destaque é o retorno do ateliê Armoriarte, de Gravatá (PE). A dupla Yran Palmeira e Emeton Kroll criou os famosos Pedidores de Abraços, esculturas que misturam poesia, afeto e memória. Portanto, suas peças conquistaram arquitetos, designers e colecionadores no Brasil e no exterior.
Bonsais como presentes especiais
Assim, a edição também traz bonsais do engenheiro Humberto Nakanishi, que transformou o hobby em profissão há mais de uma década. Para ele, o cultivo é simples: “Basta um minuto por dia”, afirma. Cada bonsai acompanha um manual online e instruções de poda trimestral. Os preços variam entre R$ 120 e R$ 7 mil.
Experiências para crianças e adultos
Durante os dois dias, haverá oficinas gratuitas com o Coletivo Lúdico, que trabalha com jogos de tabuleiro feitos em madeira reciclada. De certo, a atividade incentiva o brincar longe das telas e é aberta a todas as idades.
Para o público adulto, o evento oferece:
Roda de conversa sobre moda na terceira idade
Oficina de yoga facial
Gastronomia diversificada
Assim, o bazar também oferece uma seleção gastronômica rica e variada. O público encontra pokes e temakis da Taya Sushi, pratos chilenos do Rincón Chileno, culinária francesa da Cozinha Voilà, comida árabe funcional da Do Oriente ao Pote, além disso, doces portugueses da Santa Nata e sobremesas do chef César Yukio, vencedor do MasterChef Confeitaria 2024. Há ainda queijos, pães, vinhos, cervejas artesanais e outras delícias.
Além disso, o evento tem entrada franca.
Uma experiência cultural completa
Além do bazar, os visitantes podem explorar a Casa Museu Ema Klabin e conhecer, portanto, a exposição “Quando São Paulo era Piratininga: arqueologia paulistana”, com curadoria de Paulo de Freitas Costa e Paula Nishida. Aliás, a mostra apresenta um território habitado há cerca de 4 mil anos e revela histórias anteriores à fundação da vila colonial.
Assim, confira o serviço
Bazar da Cidade – Edição de Natal
6 e 7 de dezembro
Sábado: 11h às 20h e também Domingo: 11h às 19h
Atividades
Oficina Jogos do Mundo (crianças): 12h às 17h
Roda de conversa com Suely Tonarque: 14h às 15h e também Yoga facial com Ana Orsi: 15h às 16h
Entrada gratuita
Além disso Valet no local
Endereço: Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo, SP
Fotos: Bonsai: Humberto Nakanishi e demais: divulgação.
Leia ainda: Vencedores do XV Prêmio Biblioteconomia Paulista “Laura Russo”

