terça-feira, outubro 22, 2024
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioEconomia e NegóciosArquitetura e DecoraçãoDecoração e a arquitetura para as estações mais frias

Decoração e a arquitetura para as estações mais frias

O cenário da arquitetura e design de interiores tem se moldado para garantir o conforto térmico durante as épocas mais frias

Decoração e a arquitetura para as estações mais frias.

Design de interiores: como pensar a decoração e a arquitetura para as estações mais frias

A decoração e arquitetura podem ajudar a aquecer o ambiente durante as estações mais frias

Com as mudanças no clima durante o ano, o cenário da arquitetura e design de interiores tem se moldado para garantir o conforto térmico durante as épocas mais frias como o inverno. Essas mudanças não se limitam apenas em manter a temperatura ideal para os moradores, mas também a criar um ambiente acolhedor e sustentável.

Isso é feito a partir do uso de materiais adequados para essas estações frias para agregar valor estético e funcional ao espaço. No geral, a ideia é integrar elementos de decoração estratégicos pensados  para melhorar o conforto térmico da casa para as estações mais frias. E não se resume apenas a escolher os materiais mais adequados, mas também optar por práticas sustentáveis e integrar elementos de decoração que combinem funcionalidade e estética.

Alocar o investimento em equipamentos úteis como isolamento térmico eficiente, escolher produtos que promovam o conforto e incorporar sistemas de aquecimento sustentáveis são algumas das etapas para transformar um lar em um ambiente acolhedor durante todo o ano, especialmente nos meses de junho a agora, quando as temperaturas estão mais baixas.

Escolha dos materiais

O primeiro passo do planejamento para aumentar o conforto térmico de um ambiente é selecionar cuidadosamente os revestimentos e materiais que serão usados para aquecer e levar mais comodidade. Escolher materiais que possuam alta capacidade de isolamento térmico é essencial. Por isso, aqui estão alguns exemplos:

Isolamento térmico

Para a decoração, é possível usar materiais como lã de rocha, lã de vidro, poliuretano expandido e cortiça, que são ótimas opções para isolamento de paredes. Esses materiais ajudam a controlar a temperatura interna para ficar confortável, assim reduzindo a necessidade de aquecimento constante.

Revestimentos para pisos

No chão, os revestimentos também podem ajudar a deixar o ambiente mais quente. Pisos de madeira maciça, carpetes de lã e pisos vinílicos com substrato acolchoado são algumas das escolhas para manter os pés quentes durante o inverno. Além de serem confortáveis para quem pisa, esses materiais ainda contribuem para o isolamento térmico do ambiente.

Janelas com vidro duplo

Mudanças nas janelas, por onde entra a ventilação, geralmente, podem ajudar a aquecer ainda mais os cômodos. Trocar as janelas por modelos com vidros duplos (ou até triplos) ajuda a evitar a perda de calor, assim mantendo o ambiente mais aquecido e reduzindo o consumo de energia elétrica no aquecimento.

Decoração e a arquitetura para as estações mais frias
Fotos: Divulgação / svetikd/iStock

Elementos de decoração

Além da aposta em materiais de maior qualidade para as estações mais frias, elementos decorativos também podem ser integrados para aumentar o conforto térmico e criar um ambiente aconchegante:

Estufas ou fogões a pellets

Em busca de opções mais sustentáveis para esquentar nos dias frios, estufas ou fogões a pellets são boas opções. Isso porque, nestes casos, utiliza-se combustíveis renováveis e que são altamente eficientes na geração de calor.

Sistemas de aquecimento radiante

Esse é um sistema de aquecimento de piso que fica sob a superfície visível, onde distribui o calor de forma homogênea e ainda poupa no consumo de energia. Isso proporciona conforto térmico uniforme, distribuindo calor de forma eficiente e discreta.

Lareiras

Apesar de não ser um item muito comum nas casas brasileiras, ter uma lareira não só aquece o ambiente, mas também adiciona um charme especial à decoração. Existem diferentes modelos de lareiras, entre elas lareira a lenha tradicional, lareira a gás, lareira elétrica e lareira a etanol, o ideal é escolher a que mais se adequa à casa.

Sustentabilidade no design

A sustentabilidade é um dos pontos importantes a considerar na arquitetura e design de interiores para as estações frias. O uso de fontes de energias renováveis é uma das práticas para garantir um ambiente mais sustentável, o ideal é investir em sistemas de aquecimento que utilizam energia solar ou biomassa, que reduzem os efeitos no ambiente.

Além disso, os eletrodomésticos e iluminação de baixo consumo energético também contribuem para a redução do consumo geral de energia da casa. O aproveitamento de materiais reutilizados na decoração também é uma forma de ser sustentável e levar ainda mais personalidade ao ambiente.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação / svetikd/iStock
Edição: Redação Na Mídia

Então, não deixe de lerBicentenário do nascimento de Anita Garibaldi

Uiara Zagolin
Uiara Zagolin
Jornalista e Editora do portal NA MIDIA; Correspondente Internacional; Diretora de Relações Internacionais da FEBRACOS Federação Brasileira de Colunistas Sociais; Vice-Presidente da APACOS Associação Paulista de Colunistas Sociais; Delegada Regional para São Paulo da ANI Associação Internacional de Imprensa; membro da Worldwide Association of Female Professionals; Imortal na Academia de Artes de São Paulo e Academia Mundial de Letras. Com formação no Canadá, EUA e UK
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA