Corte Seco estreia dia 20 de setembro.
Corte Seco estreia dia 20 de setembro no CCSP e lança um olhar poético ao denunciar o abuso infantil
Com direção de Claudia Schapira e dramaturgia de Marcelo Oriani, o espetáculo explora a polifonia para discutir os efeitos-causas da violência sexual
Os impactos e consequências do abuso infantil pelo resto da vida de uma criança é o ponto central de Corte Seco, com texto de Marcelo Oriani e direção de Claudia Schapira, que tem sua temporada de estreia no Centro Cultural São Paulo (CCSP), de 20 de setembro a 5 de outubro. As apresentações acontecem no Espaço Ademar Guerra, de quinta à sábado, às 21h, e aos domingos, às 19h.
O espetáculo, que teve provocação cênica de Eliana Monteiro, traz no elenco Camila Fernandes, Nanddà Oliveira e Raquel Domingues. O texto foi contemplado pelo Prêmio Carlos Carvalho de Dramaturgia (2022) e ganhou menção honrosa no V Prêmio Ufes de Literatura (2023). E a temporada é realizada com recursos do ProAC 01/23 – Produção de Espetáculos Inéditos.
Corte Seco conta a história da cantora Poliana, que, depois de sofrer um acidente de carro, entra em coma e passa a recordar o abuso que sofreu pelo pai aos 7 anos. Nesse estado onírico do inconsciente, o presente, o passado e o futuro da cantora se enredam, enquanto ela passa sua memória a limpo.
Corte Seco estreia dia 20 de setembro
A peça narra essa trama de maneira não-linear, com cenas que acontecem ao mesmo tempo em espaços e tempos distintos. “A dramaturgia proposta por Marcelo é uma cena polifônica, onde diversas personagens falam na cabeça da voz central. Ela é constituída por uma sequência de perguntas e afirmações, além de diferentes situações que sugerem lugares, acontecimentos e estados. E isso inspirou uma cena vertiginosa, um revezamento dessas vozes num jogo de narração, onde as atrizes comandam a ação.”, explica Claudia Schapira.
A dramaturgia é toda fragmentada, de modo que o público precisa completar à sua maneira as lacunas que ficaram na história. “Como a questão do abuso ainda não é uma questão resolvida socialmente, não faria sentido, para mim, resolver essa questão ficcionalmente. E essa fragmentação também se dá porque a narrativa utiliza o processo cinematográfico do corte seco – que é usado numa sequência de cenas que podem ou não acontecer ao mesmo tempo, mas em lugares distintos. Isso causa três efeitos: 1) deslocamentos temporais na cronologia da narrativa; 2) aumento de tensão da cena; 3) mudança dos pontos de vista sobre a narrativa”, revela o autor Marcelo Oriani.
Encenação
Já a encenação tem forte influência do teatro hip-hop. “Venho trabalhando essa estética nos últimos 25 anos. A ‘palavra falada’ comanda a construção da cena a partir do ritmo que a própria palavra suscita criando nuances e camadas de significados. A poesia, o ritmo e a métrica narram. Essa dinâmica materializa, a partir da palavra falada, esses corpos no espaço. A palavra é corpo neste espetáculo. E o principal desafio foi compor as diversas figuras que desfilam ao longo da narrativa e que, pela fragmentação e a velocidade da troca, não daria tempo de construir personagens com precisão. O corpo, assim como o discurso, é fragmentado, lacunar, mas aterram essas vozes que falam pelo espaço. Neste espetáculo o gesto é lugar, é situação, é estado, é movimento, é discurso, e, por fim, é também dança”, diz a Schapira. Luaa Gabanini construiu a narrativa corporal com muita assertividade, e assina coreografia e a direção de movimento, elemento vital nesta posta em cena.
A ideia é suscitar o debate sobre o efeito-causa do abuso sexual infantil, mergulhando nesse tema-tabu a partir do campo da estética e da poética para promover um debate sério, honesto e responsável. “Sempre foi uma escolha consciente não dar voz para o abusador. O que vemos em cena são pessoas tentando lidar com o rastro que um abusador deixa na vida de alguém. E também é uma vingança poética: uma maneira de fazer esse silenciamento – que faz com que essa violência se perpetue e favoreça o abusador – se volte contra ele. E pode ser lido também como mais uma camada de denúncia justamente porque o abuso é o único crime onde a vítima se envergonha. Por isso opta pelo silenciamento, quase sempre. Porque há, historicamente, uma responsabilização da vítima. É preciso começar desresponsabilizar as vítimas pelas violências que elas sofrem”, conta o dramaturgo.
Ficha Técnica
DIREÇÃO – Claudia Schapira
DRAMATURGIA e ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO – Marcelo Oriani
ELENCO
Camila Fernandes
Nanddà Oliveira
Raquel Domingues
LIVE-DJ – Dani Hell
PREPARAÇÃO CORPORAL E DIREÇÃO DE MOVIMENTO – Luaa Gabanini
TRILHA SONORA – Dani Nega
DESENHO DE LUZ – Rodrigo Palmieri
PREPARAÇÃO VOCAL – Sandra X
CENOGRAFIA – Juliana Fernandes
FIGURINOS – Rosângela Ribeiro
PROVOCAÇÃO CÊNICA – Eliana Monteiro
CENOTECNIA – Victor Akkas / Vinícius Ribela
ASSISTÊNCIA FIGURINOS – Neemias Villas Boas
OPERAÇÃO DE LUZ – Cláudio Gutierres
HAIR STYLE – Klay Fausto
INTÉRPRETE DE LIBRAS – Adriane Macarini (Sorriso)
DESIGNER GRÁFICO – Tami Lemos
ASSESSORIA DE IMPRENSA – Douglas Pichetti e Helô Cintra (Pombo Correio)
PRODUÇÃO GERAL – Rodrigo Palmieri e Leandro Ivo (Fulano’s Produções Artísticas)
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO – Thauany Mesquita
Sinopse
Corte Seco é uma peça que, a partir de uma a sequência de cenas que acontecem ao mesmo tempo em espaços distintos desenvolve, de maneira não-linear, narra a história de Poliana – uma cantora que, após um acidente de carro, entra em coma e recorda o abuso que sofreu aos sete anos de idade. Presente, passado e futuro da cantora se enredam nesta narrativa enquanto ela passa sua memória a limpo.
Serviço
Corte Seco, de Marcelo Oriani
Temporada: 20 de setembro a 5 de outubro*
De quinta a sábado às 21h e domingo às 19h
*Sessões extras nos dias 28/9 e 5/10, às 19h
Centro Cultural São Paulo – Espaço Ademar Guerra – Rua Vergueiro, 1000, Liberdade, São Paulo
Ingressos gratuitos (retirar 1 hora antes na bilheteria)
Classificação: 16 anos
Duração: 60 minutos
Capacidade: 80 lugares
Acessibilidade: espaço acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Sessões com Intérprete de Libras nos dias 03 e 04/10, às 21h
Fonte: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação / Crédito: LEANDRO iVO
Edição: Redação Na Mídia
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