segunda-feira, outubro 28, 2024
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioEntretenimentoConheça Omama, o Oscar Yanomami

Conheça Omama, o Oscar Yanomami

Conheça Omama, o Oscar Yanomami.

Estatueta é uma alternativa à original, feita em cerâmica, sem ouro, retratando um guerreiro indígena.

No último dia 12, o Acadêmicos do Salgueiro escolheu o samba-enredo que vai embalar o desfile de 2024 na Marquês de Sapucaí. Com o enredo “Hutukara”, desenvolvido pelo enredista Igor Ricardo e artisticamente elaborado pelo carnavalesco Edson Pereira, a Academia do Samba vai contar a história e a luta do povo Yanomami.

A obra escolhida, de autoria da parceria de Pedrinho da Flor, Marcelo Motta, Arlindinho Cruz, Renato Galante, Dudu Nobre, Leonardo Gallo, Ramon Via13 e Ralfe Ribeiro, caiu nas graças dos sambistas e já é considerada uma das mais belas composições do Carnaval 2024.

A tão elogiada obra merecia um prêmio à altura, e todos os compositores da parceria vencedora levaram para casa a estatueta Omama, o “Oscar Yanomami”.

O trófeu confeccionado e entregue à parceria campeã do samba do Salgueiro para o Carnaval 2024 não é apenas uma representação de sucesso na arte do samba, mas também um poderoso símbolo de solidariedade e conscientização sobre uma questão crítica que afeta a vida de comunidades indígenas no Brasil, em particular os Yanomami.

Conheça Omama, o Oscar Yanomami

A extração ilegal de ouro nas terras Yanomami não apenas prejudica a rica biodiversidade da região, mas também envenena os rios com o uso de mercúrio, resultando em fome, morte e uma das maiores crises humanitárias do Brasil. Por anos, os Yanomamis têm clamado por ajuda, mas suas vozes muitas vezes não foram ouvidas.

Nesse contexto, a Urihi e a DM9 deram um passo notável para conscientizar o mundo sobre essa situação ao utilizar o troféu do Oscar, que tem o ouro como seu símbolo universal, como meio de chamar a atenção para a causa. Eles criaram o Omama, uma alternativa à estatueta original do Oscar, feita em cerâmica, sem ouro, retratando um guerreiro Yanomami.

Essa estátua foi enviada para todos os 20 indicados ao Oscar, acompanhada de um apelo por ajuda. O artista plástico Felipe Corcione foi responsável por esculpir essas obras. Elas são feitas em argila à mão, uma a uma, com o objetivo de expressar a energia criadora de Omama.

“Ao incorporar o Omama em nosso Carnaval, nós buscamos potencializar mais ainda a atenção de todo o planeta na luta contra o garimpo ilegal e na proteção do povo Yanomami”, destaca Corcione.

Nas redes sociais, o compositor Marcelo Motta, compartilhou um registro de seu Omama e não escondeu o orgulho ao relatar a importância da peça e, principalmente, a de levar para Avenida o grito yanomami:

“O símbolo dessa vitória que carrega consigo toda a energia e a representatividade de um povo que aprendi a amar ainda mais graças a este magnífico enredo. Uma honra ser um dos compositores da trilha sonora que dará voz aos Yanomami, não só no Carnaval 2024, mas por todo o Brasil e mundo, tenho certeza. A felicidade é proporcional a responsabilidade que carregaremos. Orgulhoso e grato ao meu Salgueiro pelo presente que está sendo fazer parte deste projeto.”, destacou Motta.

 

Foto: Divulgação Salgueiro

Andrezza Barros
Andrezza Barroshttps://www.namidia.com.br
Jornalista, entrevistadora e assessora de imprensa brasileira. É CEO do site andrezzabarros.com, onde realiza entrevistas com os mais diversos públicos, desde empresários, cantores, atores, médicos, políticos, entre outros indivíduos que queiram contar um pouco da sua história ao público. Além desses, Andrezza também comanda o site deadlinews.com.br e é sócia do site materialivre.com.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA