DELEGAÇÃO DE INTELECTUAIS AFRO-BRASILEIROS CONFERÊNCIA MUNDIAL DAS HUMANIDADES: DESAFIOS E RESPONSABILIDADES PARA O PLANETA EM TRANSIÇÃO
Liderada pelo BABALAWÔ IVANIR DOS SANTOS, uma delegação de intelectuais afro-brasileiros participará, pela primeira vez na sua história, da Conferência Mundial das Humanidades: Desafios e Responsabilidades para o Planeta em Transição, que terá lugar de 6 a 12 de agosto de 2017 na Universidade de Liège, na Bélgica. Sob os auspícios da sua Majestade Albert II, Rei da Bélgica, a Conferência Mundial está sendo organizada pela UNESCO e pelo Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Sociais (CIPSH).
A presença dos membros da delegação afro-brasileira possibilitará o estabelecimento de intercâmbios acadêmicos e culturais frutíferos, assim como de laços com intelectuais e universitários provenientes de todo o mundo. A Conferência agregará cerca de 1.800 participantes dos quatro cantos do planeta, oriundos do meio acadêmico, bem como representantes de organizações internacionais, governamentais e não governamentais.
Além de uma reunião de trabalho com o presidente do CIPSH, professor Adama Samassekou, ex-Ministro da Educação da República do Mali, e com seu primeiro conselheiro, professor Lazare Ki-Zerbo, os membros da delegação participarão de um simpósio com representações africanas tendo em vista a futura organização, no Rio de Janeiro, de um colóquio internacional sobre o tema da intolerância religiosa nos países do Hemisfério Sul. No decorrer da Conferência, serão apresentados os seguintes trabalhos na mesa-redonda “Afro-Brasil no Século XXI: Ativismo, Ação Afirmativa e Novas Perspectivas de Inclusão Social”:
1. “Liberdade e diversidade religiosas no Brasil e seus desafios no planeta em transição” –
Professor Babalaô Ivanir dos Santos, Doutorando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pesquisador do Laboratório de História das Experiências Religiosas (LHER/UFRJ), Diretor Estratégico do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP).
2. “Humanismos: um duplo padrão” –
Professor Doutor Jacques d’Adesky, professor visitante da Universidade Federal Fluminense (UFF).
3. “Enterrando o mito do ‘paraíso racial’: ação afirmativa e o debate sobre raça no Brasil” -Carlos Alberto Medeiros, mestre em Ciências Jurídicas e Sociais Doutorando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
4. “Os impactos da Lei 10.639/3 na educação brasileira e seus reflexos no mundo contemporâneo” -Professora Mariana Gino, Teóloga, historiadora e pesquisadora do Laboratório de História das Experiências Religiosas (LHER/UFRJ) Mestranda em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
5. “Memória social de mobilização de jornalistas brasileiros” (Sandra Martins, jornalista e mestranda em História Comparada pela U
FRJ).