segunda-feira, outubro 21, 2024
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioEconomia e NegóciosArquitetura e DecoraçãoComo um prédio é planejado e construído?

Como um prédio é planejado e construído?

Como um prédio é planejado e construído?

Entenda como o conhecimento desses dois profissionais garante uma execução de qualidade

Seja para reformar a casa, seja para construir uma residência do zero, é necessário que uma dupla de profissionais pense de maneira conjunta a fim de executar um projeto que se adequa às necessidades daqueles moradores. Arquitetos e engenheiros são fundamentais na construção de obras e reformulações de projetos residenciais, comerciais, entre outros. 

Essa união é bastante benéfica e útil, tal qual materiais que se unem por meio de uma máquina de solda TIG. Afinal, o trabalho de um depende do outro. Para que você entenda melhor sobre esse assunto, confira os tópicos abaixo. 

As características de um arquiteto 

O arquiteto fica responsável por toda parte de design que corresponde a um determinado projeto. Com sua visão geral, ele consegue colocar no papel os desejos dos clientes para criar ambientes que façam com que eles fiquem satisfeitos. 

Isso não se aplica apenas ao projeto de uma determinada casa, mas também a pontos comerciais e demais espaços que dependem de uma determinada construção. É ele quem poderá perceber como os cômodos serão distribuídos e a funcionalidade que os espaços terão. 

É um profissional que depende de um vasto conhecimento para que suas soluções arquitetônicas sejam visualmente atrativas e colaborem para a praticidade e a segurança que as pessoas que usaram aquele espaço terão. 

O papel do engenheiro 

Para que tudo isso aconteça e o projeto saia do papel é necessário que o engenheiro analise a viabilidade daquele projeto. Afinal, existem variadas normas, leis e regras que determinam a construção dos espaços privados e públicos. 

Para isso, é interessante que o engenheiro analise toda a parte estrutural, hidráulica, em relação às instalações e demais coisas que o cliente deseja, para garantir que realmente são viáveis e seguem determinados regulamentos. Tudo isso para que todas as etapas sejam projetadas de maneira segura e que não comprometa a integridade das pessoas que farão parte daquele espaço. 

A junção dos dois profissionais 

O trabalho do arquiteto e do engenheiro é feito para que toda estética possa se adequar às normas e regras vigentes e tudo saia de maneira segura e funcional. Afinal, de nada adianta que um projeto tenha uma beleza muito grande se ele não é seguro suficiente e viável para ser executado. 

Todas essas questões são levadas em consideração nos momentos iniciais das reuniões recorrentes com os clientes. É por meio dessa comunicação clara e objetiva que eles passam da concepção inicial para um momento de elaborar as plantas para que passem para a escolha de materiais e a delegação de funções para que a execução se inicie. 

O cuidado na escolha de materiais 

Toda essa etapa depende do respeito mútuo e da colaboração conjunta para que todos possam agir de maneira equilibrada com as soluções sempre em diálogo com os critérios técnicos que farão com que o projeto atenda às normas, às regulamentações e também à proposta estética. Tudo para que sempre trabalhem com elementos e soluções que caracterizam absolutamente tudo está no escopo que o cliente acordou com eles. 

A funcionalidade e a estética 

Desde a escolha dos materiais até o prazo final da obra, muitos acordos serão feitos para que esses dois aspectos estejam alinhados. 

Por meio de um planejamento detalhado, é possível definir variadas questões, como o layout da rede de água esgoto e energia, como serão feitas as instalações elétricas, sempre de acordo com o design arquitetônico que o cliente desejou. 

A equipe de engenheiros precisa sempre ser supervisionada para que toda estética do projeto seja eficiente na construção e os materiais permitam a viabilidade da obra. 

Reuniões de alinhamentos com clientes devem ser levados em consideração para sempre atender as expectativas do cliente e, assim, os profissionais fazerem ajustes conforme necessário. 

Essa colaboração é muito importante para diminuir o número de retrabalho e otimizar cada vez mais os recursos disponíveis, assim todos podem trabalhar com foco na qualidade e na satisfação do cliente. 

A comunicação constante e a eficiência técnica é muito relevante para que a obra saia de acordo com o desejado sempre com uma solução esteticamente segura e agradável. Sem dúvidas é uma colaboração essencial para que todo o processo seja bem-sucedido. 

 

 

 

 

Andrezza Barros
Andrezza Barroshttps://www.namidia.com.br
Jornalista, entrevistadora e assessora de imprensa brasileira. É CEO do site andrezzabarros.com, onde realiza entrevistas com os mais diversos públicos, desde empresários, cantores, atores, médicos, políticos, entre outros indivíduos que queiram contar um pouco da sua história ao público. Além desses, Andrezza também comanda o site deadlinews.com.br e é sócia do site materialivre.com.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA