Como pequenos ajustes na alimentação ajudam a melhorar o humor
Com pequenas mudanças na rotina, escolhendo de maneira mais consciente o que se consome, é possível melhorar consideravelmente a saúde mental
Nos últimos anos, conteúdos sobre bem-estar emocional e alimentação saudável têm sido cada vez mais procurados. Para quem busca qualidade de vida e equilíbrio emocional, não é raro vitaminas como o complexo B aparecerem em conteúdos relacionados ao funcionamento do cérebro, além de disposição e resposta do organismo.
Esse crescente interesse indica que cada vez mais pessoas estão entendendo a importância da alimentação para o humor, a concentração e a saúde mental de forma geral. E, para quem vive em um contexto de estresse e rotina acelerada, esse tema pode ganhar novos contornos.
(créditos: jacoblund / iStock)
Por que esses conteúdos estão entre os mais procurados?
Apesar de não existir um dado que correlacione os temas, houve um crescimento na busca por alimentação saudável na internet. Levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) indica que, em 2024, 40% dos brasileiros usaram a internet como fonte de informações sobre como poderiam comer melhor. Em 2010, eram apenas 19%.
Já quando falamos sobre saúde mental, segundo estudo do Healthnews, com base no Google Trends, em 2024, os termos “ansiedade”, “depressão”, “burnout” e “TDAH” foram os mais procurados pelos brasileiros.
O crescimento no interesse pelas duas áreas relacionadas é derivado da procura por abordagens mais amplas de cuidado pessoal. Dessa forma, os tratamentos para a saúde mental não se baseiam exclusivamente em tratamentos medicamentosos tradicionais, que, apesar de necessários, muitas vezes, trazem efeitos colaterais que podem ser indesejados.
Mas relegar somente a esse motivo a alta da procura simplifica demais as coisas. Atualmente a população tem se conscientizado mais sobre a importância da saúde mental, por conta do fácil acesso a informações confiáveis, que trouxeram estratégias preventivas, incluindo hábitos que promovem o bem-estar pessoal, como a alimentação balanceada.
Alimentação equilibrada e saúde emocional
Segundo inúmeros conteúdos institucionais e educacionais, padrões alimentares saudáveis contribuem para um funcionamento mais equilibrado do organismo, incluindo a saúde mental. Não é incomum se deparar com citações a diferentes tipos de dietas ricas em nutrientes, para que o humor e a disposição do corpo fiquem em dia. Geralmente, o mais recomendado é:
-
realizar acompanhamento profissional, sempre que possível;
-
ter uma variedade de fontes nutricionais diárias;
-
consumir alimentos in natura regularmente;
-
ficar atento aos sinais do corpo.
Complexo B e manutenção da saúde mental
A alimentação equilibrada tem um papel importante para a saúde mental. Alguns nutrientes são famosos pela sua atuação na resposta emocional, como é o caso do complexo B, que ajuda na produção de neurotransmissores e no funcionamento do sistema nervoso. Esse grupo de vitaminas auxilia em processos como:
-
melhor funcionamento cerebral e do sistema nervoso;
-
redução significativa de cansaço e fadiga;
-
mais energia para o metabolismo;
-
melhora da saúde emocional.
Boa alimentação para uma saúde mental em dia
Com o crescimento nas buscas da população por temas ligados a alimentação saudável e saúde mental, é possível notar um aumento na conscientização da população brasileira. Dessa forma, conteúdos informativos que associam nutrição, funcionamento do cérebro e bem-estar emocional se encontram na vanguarda desse movimento por uma saúde melhor.
Em suma, isso é mais do que uma tendência passageira, e sim uma mudança cultural. Cuidar da saúde mental também envolve informação de qualidade e escolhas conscientes diárias, baseadas em orientação profissional e fontes de confiança.

