COBRAS E LAGARTOS – a verdadeira história do PCC.
Josmar Jozino reúne colegas do jornalismo em sessão de autógrafos
Apenas o ícone, Josmar Jozino, para reunir tanta gente bacana do jornalismo, numa quarta-feira fria, em São Paulo. Em 21/junho, o relançamento de Cobras e lagartos – a verdadeira história do PCC, no Sotero Cozinha Original, foi um sucesso e contou com o prestígio de mais de 100 colegas da profissão. Até o Roberto Cabrini, repórter do SBT, marcou presença. Nesta versão, atualizada e ampliada, que teve publicação pelo selo Via Leitura, da Edipro, o autor descreve os bastidores dos presídios paulistas e o surgimento da maior facção criminosa do país. O livro é uma leitura obrigatória na prateleira dos apreciadores do bom jornalismo.
COBRAS E LAGARTOS – a verdadeira história do PCC
Sinopse
Em meados de 2003, o repórter policial Caveirinha recebe a priori, uma suposta ameaça de morte pelo PCC (Primeiro Comando da Capital).
Deixado em quarentena pelos seus superiores, o intrépido repórter de repente se vê impossibilitado de fazer o que mais gosta, consequentemente, escrever suas matérias.
Acompanhado por uma escolta policial durante meses, Caveirinha decide então contar tudo o que sabia consequentemente, a respeito da facção criminosa.
Desse trabalho, nasceu Cobras e Lagartos, um panorama dos bastidores do surgimento e funcionamento portanto, de uma das maiores organizações do crime organizado no Brasil.
Publicado em 2005, do mesmo modo, Cobras e Lagartos recebeu a menção honrosa do prêmio Vladimir Herzog de Anistia e de Direitos Humanos.
Agora, 12 anos depois, Caveirinha volta à carga da mesma forma, com a reedição dessa obra, atualizada e com um novo capítulo do mesmo modo.
Outrossim, no qual conta como o PCC se expandiu para além das fronteiras do Estado de São Paulo.
Justamente, como funcionou a ligação da facção criminosa com a máfia italiana e qual foi o destino dos fundadores e líderes do Primeiro Comando da Capital.
Uma obra de peso sob o mesmo ponto de vista, e uma das principais referências do jornalismo policial brasileiro conclusivamente.
Leia também: Ministro das Comunicações diz que 5G será o assunto em 2021