quinta-feira, janeiro 9, 2025
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioDestaqueChuvas intensas na faixa leste do estado de SP

Chuvas intensas na faixa leste do estado de SP

Chuvas intensas na faixa leste do estado de SP.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta a população para um período de chuvas intensas que afetarão principalmente a faixa leste do estado, a partir desta terça-feira (13) e continuarão até sexta-feira (16).

De acordo com dados divulgados pelo Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) do Estado,as condições são favoráveis para chuvas fortes, contínuas e moderadas,  acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento, com risco de deslizamentos, inundações, alagamentos e raios.

As pancadas de chuva mais fortes e contínuas devem atingir a Baixada Santista, Litorais Sul e Norte e Vale do Ribeira. Na Capital, Região Metropolitana de São Paulo e Sorocaba a previsão é de chuvas moderadas.

Chuvas intensas na faixa leste do estado de SP

Chuvas intensas na faixa leste do estado de SP

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em casos de chuva com trovoadas, as recomendações são não se abrigar embaixo de árvores, não ficar próximo à torre de alta tensão e, se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. 

Tiago Molina Schnorr, meteorologista do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, também destaca a importância de um cuidado redobrado da população paulista. “Evite sempre contato com as águas de inundações, porque elas podem estar contaminadas e provocar doenças. E nunca atravesse pontes, ruas ou avenidas que estejam inundadas, porque a força da água pode arrastá-lo. Isso, claro, se não houver um risco imediato à vida. Importante também ressaltar [que o cidadão deve] sempre procurar informações oficiais junto à Prefeitura do município ou junto à Defesa Civil municipal”, informa.

Além disso, as pessoas que moram em áreas de risco devem observar os sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas.

Em caso de problemas, a sugestão é acionar a Defesa Civil SP pelo número 199. O órgão mantém orientações permanentes sobre o que fazer antes, durante e depois do período de chuvas por meio do aplicativo “Alerta SP” e pelo site spalerta.gov.br.

 

 

 

Fonte: Brasil 61
Fotos: Divulgação / Brasil61
Leia ainda:
Roupa Nova comemora 1 milhão de inscritos

Uiara Zagolin
Uiara Zagolin
Jornalista e Editora do portal NA MIDIA; Correspondente Internacional; Diretora de Relações Internacionais da FEBRACOS Federação Brasileira de Colunistas Sociais; Vice-Presidente da APACOS Associação Paulista de Colunistas Sociais; Delegada Regional para São Paulo da ANI Associação Internacional de Imprensa; membro da Worldwide Association of Female Professionals; Imortal na Academia de Artes de São Paulo e Academia Mundial de Letras. Com formação no Canadá, EUA e UK
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA