terça-feira, outubro 22, 2024
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioDestaqueCeará é o destino para os praticantes de kitesurf

Ceará é o destino para os praticantes de kitesurf

Ceará é o destino para os praticantes de kitesurf.

Ceará é um dos destinos mais buscados por praticantes de kitesurf, conforme dados da Setur

Modalidade atrai também o turismo internacional e empreendimentos exclusivos para o setor

Agosto traz bons ventos para o kitesurf brasileiro. O mês não só tem o primeiro dia como data oficial de celebração da modalidade e do kitesurfista no Ceará, como também é favorável para a prática do esporte no estado. O kitesurf é praticado em uma prancha equipada com uma barra e um “kite” — também conhecido como pipa ou papagaio — e depende da força dos ventos, que locomove o equipamento.

De agosto a outubro, o Ceará atrai praticantes profissionais e amadores do kitesurf. Esse período é conhecido como a temporada de ventos, essenciais para a prática desse esporte. De acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), os ventos da região nessa época podem chegar a 60km/h, favorecendo o uso de embarcações a vela.

Ceará é o destino para os praticantes de kitesurf

Dados da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) mostram que essa atividade aumenta a presença de turistas no estado. Em 2023, 60% dos 226 mil turistas que visitaram o local vieram pela prática do kitesurf.

O destino é buscado igualmente por profissionais e amadores na atividade. Os apaixonados pelo esporte contam com uma variedade de praias com condições ideais para a prática esportiva, como a Praia do Preá, Icaraizinho de Amontada, Fortim, Ilha do Guajirú e Cumbuco.

Impactos econômicos

A pesquisa da Setur estudou os impactos econômicos da atividade para a economia cearense. O estado tem grande relevância para o esporte, o que atrai investimentos de brasileiros e turistas estrangeiros quase na mesma proporção.

Mais da metade dos turistas do estado que procuraram o kitesurf são estrangeiros. O restante vem de São Paulo ou de outros locais do Nordeste, como aponta a Setur. Entre os visitantes de outros países, percebe-se um número maior de kitesurfistas franceses, seguidos por argentinos, portugueses e italianos, conforme o levantamento.

A média de permanência desses esportistas internacionais costuma ser de 12 dias, e o gasto médio diário deles fica em torno de R$ 7 mil. Percebendo essa oportunidade, o governo cearense aproveitou para promover destinos litorâneos no estande Casa Brasil, nas Olimpíadas de Paris. Nesse estande, são apresentadas ao público opções de praias para essa prática esportiva.

Essa promoção impulsiona o desenvolvimento de vilas de pescadores que ficam próximas às praias, bem como a demanda de serviços como alimentação, hospedagens e transporte. De agosto a outubro, por ser um período fora de temporada, os turistas também podem se beneficiar da economia com viagens, já que é possível encontrar passagens aéreas baratas e hospedagens mais em conta.

Ceará é o destino para os praticantes de kitesurf.
Créditos: JMichl/iStock

O estado também favorece a criação de empreendimentos exclusivos para o setor, como o Water Sport Center (WSC Beach Park). Esse local oferece experiências para praticantes com mais tempo de prática e aulas para iniciantes. O parque está localizado na Praia de Porto das Dunas, em Aquiraz.

Competições e competidores

O Ceará realizou, do dia 1 a 4 de agosto desse ano, a Copa Brasil de Vela de Praia, que reuniu cerca de 120 atletas. O campeonato também foi uma seletiva para a escolha dos agraciados com a Bolsa Atleta Nacional na categoria sub-16 da modalidade Hydrofoil Race.

Além de competições, o estado já consagrou grandes campeões. Um deles é Carlos Mário, conhecido como “Bebê”. Com 26 anos, ele coleciona cinco títulos mundiais e seis nacionais na modalidade freestyle. O atleta nasceu em Lagoa do Cauípe, no Ceará, e começou a praticar kitesurf aos 10 anos.

O estado tem projetos para a formação de futuros campeões, com a ajuda da Lei de Incentivo ao Esporte do estado (LIE). Um dos projetos contemplados pela lei é o Kitesurf Integra, que tornou o esporte uma disciplina eletiva da Escola Maria Zenóbia Pereira, que fica na Praia do Cumbuco.

O objetivo da disciplina inédita é fazer com que os jovens aprendam mais sobre o esporte e contribuam para democratizar a prática.

Fonte: Assessoria de Imprensa 
Fotos: Divulgação/JMichl/iStock
Edição: Redação Na Mídia

Então, não deixe de ler:Exposição ‘Jardim das Ovelhas’

Uiara Zagolin
Uiara Zagolin
Jornalista e Editora do portal NA MIDIA; Correspondente Internacional; Diretora de Relações Internacionais da FEBRACOS Federação Brasileira de Colunistas Sociais; Vice-Presidente da APACOS Associação Paulista de Colunistas Sociais; Delegada Regional para São Paulo da ANI Associação Internacional de Imprensa; membro da Worldwide Association of Female Professionals; Imortal na Academia de Artes de São Paulo e Academia Mundial de Letras. Com formação no Canadá, EUA e UK
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA