segunda-feira, setembro 1, 2025
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioArte e CulturaLiteratura - LançamentosBienal do Livro de Taboão da Serra começa nesta quinta-feira, dia 21

Bienal do Livro de Taboão da Serra começa nesta quinta-feira, dia 21

Bienal do Livro de Taboão da Serra começa nesta quinta-feira, dia 21

Durante quatro dias, o público poderá conferir debates, sessões de autógrafos, palestras, bate-papos, uma agenda cultural que celebra a criatividade da periferia com batalhas de slam, shows de rap e rodas de break.

“Participar de uma bienal com forte protagonismo de vozes periféricas é um ato político e afetivo. A periferia sempre produziu cultura, poesia e pensamento crítico, mas por muito tempo não teve espaço de destaque. Estar numa bienal que valoriza essas vozes é reafirmar que nossas histórias importam, que nossos autores merecem ser lidos, além disso, que a literatura é também uma ferramenta de transformação social”, afirma André Wagner Rodrigues, natural de Osasco e um dos 280 escritores que participam da 2ª Bienal do Livro de Taboão da Serra, evento que acontece de 21 a 24 de agosto de 2025 e já é considerado o maior encontro literário da região Sudoeste da Grande São Paulo.

280 escritores

De certo, mais do que reunir editoras, agentes literários e leitores de todas as idades e diversas regiões do país, a Bienal se consolida como um espaço de democratização cultural. Ao todo, foram 550 inscritos, dos quais 280 autores foram selecionados, compondo uma programação que valoriza a diversidade de vozes, especialmente aquelas que vêm das periferias e trazem olhares singulares sobre a cidade, a cultura e a vida.

Livro “Luanda e o Tambor do Coração”, de André Wagner Rodrigues e Mara Tibúrcio. Divulgação.
Livro “Luanda e o Tambor do Coração”, de André Wagner Rodrigues e Mara Tibúrcio. Divulgação.

Entre os lançamentos voltados ao público infantil, está o livro “Luanda e o Tambor do Coração”, de André Wagner Rodrigues e Mara Tibúrcio. Assim como muitas histórias apresentadas na Bienal, a obra nasce da periferia e fala sobre ela, trazendo uma narrativa poética e, sobretudo, sensível sobre ancestralidade, identidade, autoestima e pertencimento. Luanda é uma menina da periferia de São Paulo que, ao ganhar de sua avó um tambor especial, passa a ouvir histórias que vêm de muito antes de seu nascimento. Ao som desse tambor, ela se conecta com suas raízes, descobre sua força e aprende a transformar o mundo à sua volta. Pensado também como instrumento pedagógico, o livro oferece aos professores caminhos para trabalhar temas essenciais em sala de aula.

Alunos participam da Bienal

 

Assim, a Bienal do Livro leva a literatura para além do evento, chegando às salas de aula e mostrando às crianças que elas também podem ser escritoras. Entre os visitantes ilustres do evento, estarão alunos dos quartos anos da rede municipal de ensino de Taboão da Serra que participaram de um concurso de poesia. Os vencedores serão anunciados durante o evento e, assim, terão a oportunidade de apresentar seus versos ao público.

Alunos da EMEB Maria José Luizetto Buscarini participam de concurso de poesia e estarão na Bienal. Foto: Arquivo da escola/Divulgação.
Alunos da EMEB Maria José Luizetto Buscarini participam de concurso de poesia e estarão na Bienal. Foto: Arquivo da escola/Divulgação.

“Queremos plantar nas crianças a semente da literatura e fazê-las perceber que também podem sonhar em ser escritoras. Por isso, cada um dos mais de 500 alunos que visitarão a Bienal levará para casa um livro infantil, doado pelos autores participantes, como um convite para que ampliem o apreço pela leitura”, destaca Iracy Coutinho, curadora da 2ª Bienal do Livro de Taboão da Serra.

Com entrada gratuita, a Bienal reforça seu compromisso com a inclusão, acessibilidade e sustentabilidade. Oferece rampas, sanitários acessíveis e adaptados, sinalização tátil. Além disso, intérpretes de Libras e mobiliário produzido com materiais reaproveitados.

A 2ª Bienal do Livro de Taboão da Serra é realizada com incentivo do Proac – Edital Fomento CultSP PNAB nº 39/2024. Além disso, conta com apoio da Prefeitura Municipal de Taboão da Serra e da Secretaria de Educação.

Serviço:

2ª Bienal do Livro de Taboão da Serra

Entrada gratuita com ingresso no site: https://bienaldotaboao.com.br/

Data: 21 a 24 de agosto de 2025

Horário: das 10h às 20h (quinta a sábado) e das 8h às 14h (domingo)

Local: R. Pedro Mari, 80 – Parque Assunção, Taboão da Serra

Estacionamento gratuito

Praça de alimentação no local

Acessibilidade

Leia ainda:  Ricardo Vignini lança “Cristalino”: a ousadia de uma viola sem fronteiras

 

Cristina Aguilera
Cristina Aguilerahttps://www.namidia.com.br
Cristina Aguilera é jornalista com sólida formação e experiência na área de comunicação. Possui pós-graduação em Mídias na Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e já atuou como repórter em diversos meios, incluindo TV, rádio, portais e revistas. Além de assinar colunas especializadas em Turismo e Moda, é coautora do livro "A educação contada pela imprensa", organizado em parceria com Cesar Callegari. Apaixonada por moda, turismo, gastronomia, educação, literatura, design e cultura.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Raquel Maffeis on Stella Valenttina Mello Zorzo
Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA