Benefícios das Artes Marciais.
Artes marciais: conheça os benefícios para mente e corpo
Assentadas sobre as mais variadas raízes culturais, as artes marciais vão além de lutas, uma vez que também ensinam valores, ao mesmo tempo que condicionam o corpo
A prática de atividades físicas é fundamental para a manutenção da saúde do corpo. Os benefícios da prática regular de exercícios físicos podem ser sentidos por meio da melhora na respiração, redução de peso, no ganho de tônus muscular, assim como na regulação da pressão arterial, melhora no humor, no sono, na autoestima, entre diversos outros aspectos.
Contudo, a escolha de qual exercício praticar é algo bastante pessoal. Afinal, existem atividades que vão além do mero movimento corporal. É o caso das artes marciais, por exemplo. Elas aliam atividade física com defesa pessoal e até mesmo filosofia. São práticas ligadas à ancestralidade de diferentes povos que envolvem a luta como maneira de formação de caráter, através dos movimentos, mas também dos ensinamentos dos mestres.
Benefícios das Artes Marciais
(Créditos: xalanx / iStock)
Os diferentes tipos de artes marciais
As artes marciais são variadas, e cada estilo carrega consigo técnicas específicas do uso do corpo como uma ferramenta de combate. Algumas, como o jiu-jitsu, utilizam técnicas de imobilização do oponente no solo; outras, como o taekwondo, empregam socos e chutes como forma de defesa e ataque; outras, ainda, como a capoeira, aliam luta e dança como forma de expressão.
Aspectos mentais da prática
Em comum, há o benefício para mente e corpo para praticantes de todas as idades. O equilíbrio, por exemplo, é preconizado em todos os tipos de prática, seja ele corporal ou mental. O foco, a busca por ultrapassar dificuldades e desafios, o respeito ao próximo – seja ele um oponente ou não –, a persistência e a paciência são alguns dos tópicos mentais trabalhados nas artes marciais.
Os valores também se fazem muito presentes nas academias de artes marciais. Nas orientais, a questão da hierarquia é bastante forte. Ou seja, um “faixa branca”, isto é, um iniciante, deve respeito aos mais graduados. No sentido inverso, os mais graduados têm total responsabilidade pelos mais novos. Geralmente, os valores remontam às raízes filosóficas e religiosas das práticas, como o budismo para o kung fu e tai chi chuan.
A prática constante das artes marciais tem um papel fundamental na redução do estresse e em tranquilizar a mente, principalmente em tempos tão atribulados e cheios de informação como o atual. O controle emocional aumenta a atenção e o foco, por exemplo, algo especialmente benéfico para os mais jovens e estudantes. No mais, os valores são especialmente importantes para as crianças, no que tange ao respeito e crescimento pessoal.
Reflexos da prática no corpo
Para o corpo, os benefícios também são muitos. Além do ganho de massa magra e emagrecimento, há ganho em coordenação motora, flexibilidade, agilidade e força. O exercício também libera substâncias importantes no organismo, como endorfina e serotonina. Logo, são extremamente importantes para o condicionamente fisico, pouco importando sexo ou idade.
Qual arte marcial escolher?
Na hora de optar por uma ou outra arte marcial, é importante entender o que se busca. Em um primeiro momento, pode-se separar entre as que têm mais contato com as que têm menos contato. Aikidô, caratê, judô e capoeira envolvem menos golpes desferidos. Outras como muay thai, kickboxing, jiu jitsu e boxe envolvem mais trocas de golpes.
Em todo caso, a segurança deve vir em primeiro lugar. Não se deve hesitar em utilizar equipamentos que garantem o conforto e a própria segurança. Um exemplo são as luvas de muay thai e de boxe, que evitam que os golpes sejam dados com as mãos nuas. No mais, vestimentas como os kimonos integram as práticas, inclusive no âmbito cultural.