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As marcas preferidas da geração Z e Alpha

As marcas preferidas da geração Z e Alpha.

Apple, Instagram e TikTok estão entre as marcas preferidas da geração Z e Alpha

Pesquisa da Forma Turismo revela que jovens brasileiros preferem marcas conectadas e buscam informação por redes sociais e IA; 

O levantamento foi realizado em abril com mais de 9 mil jovens de 15 a 18 anos em todo país

Em uma escala de 1 a 10, marcas de tecnologia como Instagram e Spotify levam nota 9 na preferência dos jovens de 15 a 18 anos, seguidas de perto por TikTok (8,7) e Apple (8,5). É o que revela a 2ª pesquisa “Hábitos de Consumo e Desejo da Geração Z” da Forma Turismo, a maior operadora de turismo estudantil da América Latina. O levantamento foi realizado em abril e envolveu 9.386 estudantes de 15 a 18 anos, de todo território nacional.

A pesquisa abrange o público que compões a Geração Z (1995-2010) e Alpha (2010 em diante), que possuem características distintas influenciadas pela tecnologia e terão 49% do poder de compra em 2030 e que já está moldando o futuro do consumo. O levantamento aponta que esse público valoriza marcas que oferecem praticidade, conexão emocional, presença digital e valores alinhados à sua visão de mundo. Já a geração Alpha, ainda em desenvolvimento, reforça características como agilidade e forte apego à tecnologia desde cedo. Segundo Gustavo Bueno, diretor de Marketing da Forma Turismo, o objetivo do levantamento é entender o perfil, hábitos de consumo e aspirações de estudantes do ensino médio, focando em preferências de marcas e comportamento financeiro.

As marcas preferidas da geração Z e Alpha

Nas categorias de Tecnologia, a Apple é a marca de celular mais desejada (85,3%) e também a que os jovens mais usam: 78,5%. Em relação à primeira pesquisa, em novembro de 2024, houve um aumento de 5,1 pontos percentuais na quantidade de jovens usuários de iPhone. Dentro dessa categoria as preferências estão bastante concentradas em Netflix e Google, com o ChatGPT aparecendo pela primeira vez entre os sites de pesquisa mais populares.

As marcas preferidas da geração Z e Alpha.

Entre os players de música, o Spotify lidera com 91,07% de preferência, enquanto no streaming a Netflix aparece como o serviço mais consumido, com 83,09%, apesar de queda em relação ao ano anterior. As redes sociais seguem como protagonistas no consumo diário: Instagram (91,24%), TikTok (87,32%) e WhatsApp (75,44%) formam o top 3. Curiosamente, ferramentas de busca não tradicionais, como o TikTok (59,96%) e o ChatGPT (59,43%), já rivalizam com o Google (76,64%) na busca por informações.

Outro destaque foi o uso massivo de serviços financeiros digitais: 86,81% dos jovens afirmaram ter conta bancária, sendo os bancos Inter (36,2%) e Nubank (23,73%) os mais populares. O dado revela uma inclinação clara para plataformas tecnológicas, que oferecem serviços práticos, digitais e sem burocracia — algo altamente valorizado por esse público.

Consumo

Com um consumo guiado por identidade, entretenimento e estética as marcas de roupas e calçados mais consumidas também refletem um estilo de vida conectado com tendências globais e estética digital: Nike (38,03%), Renner (30,98%), Adidas (25,03%) e Shein (23,21%) se destacam entre as preferidas.

Já entre os alimentos e bebidas, Cacau Show (43,83%) lidera entre os chocolates, enquanto marcas como Red Bull (61,61%), Del Valle (53,75%) e Oreo (44,58%) figuram entre os produtos mais consumidos nos segmentos de energéticos, sucos e snacks doces. No fast food, o McDonald’s ainda ocupa a primeira posição (70,13%), mas com queda de mais de 14 pontos percentuais em relação a 2024 — sinalizando um movimento de diversificação nos hábitos alimentares.

“Essas marcas entraram muito cedo na vida dos jovens e continuam relevantes porque souberam entregar conteúdo relevante e conexão emocional. Mas isso, por si só, não garante lealdade. Veja o caso do ChatGPT, que aparece pela primeira vez como fonte relevante de pesquisa”, reforça Gustavo.

Preferências

Alguns dos destaques de consumo mais votados na pesquisa foram:

– Streaming: Netflix (83,1%); Amazon Prime (35,5%) e Disney+ (24%)

– Motores de pesquisa: Google (76,6%), TikTok (59,9%) e ChatGPT (59,4%)

– Marketplaces: Amazon (54,1%); Shopee (44,4%) e Mercado Livre (41,8%)

– Fast Food: McDonald’s (70,1%); Burger King (32,9%) e Subway (15,9%)

– Bebidas:

Sucos e Chá – Del Valle (53,7%); Matte Leão (26,9%) e Não Consumo (15,8%)

Energéticos – Red Bull (61,6%); Bali (36,7%) e Monster (31,3%)

Refrigerantes – Coca-Cola Zero (38,4%); Coca-Cola (29,8%) e Não Consumo (16,7%)

Isotônicos – Gatorade (55,6%), Não Consumo (38,2%) e Power Ade (23,4%)

– Snacks:

Doces – Oreo (44,6%); Paçoquita (25,6%) e Não Consumo (22,5%)

Salgados – Doritos (21,7%); Pringles (17,9%) e Não Consumo (10,7%)

Marcas de Chocolate: Cacau Show (43,8%); Ferrero (29,4%) e Lacta (26,9%)

Chocolate – Kit Kat (16,8%); La Creme (9%) e Milka (6%)

– Roupas e Tênis:

Vestuário – Nike (38%); Renner (30,9%) e Zara (27,6%)

Tênis – Nike (69,5%); Adidas (46,3%) e Vans (31,2%)

– Cuidados com o corpo:

Hair Care – Elseve (24,4%); Eudora (22,3%) e Wella (16,6%)

Skin Care – La Roche-Posay (31,7%); Creamy (25,7%) e Nívea (19,8%)

Maquiagem – Rare Beauty (26,8%); Fran (22,8%) e Ruby Rose (22,8%)

 

 

 

Uiara Zagolin
Uiara Zagolin
Jornalista e Editora do portal NA MIDIA; Correspondente Internacional; Diretora de Relações Internacionais da FEBRACOS Federação Brasileira de Colunistas Sociais; Vice-Presidente da APACOS Associação Paulista de Colunistas Sociais; Delegada Regional para São Paulo da ANI Associação Internacional de Imprensa; membro da Worldwide Association of Female Professionals; Imortal na Academia de Artes de São Paulo e Academia Mundial de Letras. Com formação no Canadá, EUA e UK
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