Áreas verdes da metrópole são muito valorizadas.
Bairros de São Paulo unem o melhor da vida urbana com natureza
Áreas verdes da metrópole são muito valorizadas por quem busca moradia na capital
Juntar a rotina de uma grande cidade, com todos seus prós e contras, com a tranquilidade de se morar em um local arborizado e cheio de áreas verdes pode ser um desafio. Principalmente quando se fala de São Paulo, megalópole conhecida como a “selva de pedra” ou “cidade cinza”.
Mas, diferente do que se imagina, a capital paulista possui muitos bairros com vegetação. O levantamento de autoria da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do município mostra que 44% da metrópole é coberta por áreas de proteção. Com mais bem-estar e saúde, isso acaba influenciando aqueles que desejam se mudar para lá.
Qual a importância de se morar em um local arborizado?
Morar nesses locais garante uma melhora importante para a qualidade de vida, pois isso está relacionado principalmente com a diminuição da poluição. Estudo do Instituto do Coração afirma que viver em locais menos poluídos pode diminuir em até 30% os riscos de sofrer um infarto.
Para as famílias com filhos isso é ainda mais positivo. Um ar menos poluído diminui as chances das crianças desenvolverem problemas respiratórios no futuro, como a asma. Além disso, residir perto de parques estimula um estilo de vida mais saudável. Eles convidam à prática dos exercícios físicos constantes, devido à proximidade.
E, em tempos de mudanças climáticas, as áreas naturais servem ainda como uma espécie de alívio para o calor intenso durante o verão. Afinal, em regiões com menos vegetação as temperaturas são maiores durante as ondas de calor. Em contrapartida, aquelas com mais espaços verdes são as que registram as temperaturas mais amenas.

Áreas verdes da metrópole são muito valorizadas
Logo, os fatores que influenciam a qualidade de vida tornam-se determinantes na procura por uma moradia na capital. Por isso, alguns dos bairros com maior procura na cidade são aqueles que possuem justamente taxas altas de preservação, seja por causa dos parques, jardins, praças ou telhados com plantas.
Vila Mariana
No distrito, os locais mais destacados por quem deseja ficar próximo a natureza são o Parque do Ibirapuera e o da Aclimação. Os dois oferecem espaços arborizados, diversidade de plantas, pistas de corrida, quadras, espaços para a prática de esportes e ótimos locais destinados a passeios e caminhadas.
A Vila Mariana também se destaca pela localização privilegiada, com várias opções de vias para o centro do município, acesso facilitado ao transporte público, bares, restaurantes, centros culturais e museus.
Pinheiros
Perto da Cidade Universitária, Pinheiros está localizado na Zona Oeste da cidade. Um dos bairros mais antigos de São Paulo, possui uma infraestrutura bem completa e diversa. Já o contato com a natureza fica por conta dos Parques Villa-Lobos e Parque do Povo.
A mobilidade urbana do distrito é mais um dos destaques, devido à proximidade à Linha Amarela do metrô, além do fácil acesso a vias importantes como a Marginal Pinheiros e a Avenida Rebouças.
Moema
Considerada uma região muito nobre, Moema conta com um dos maiores índices de desenvolvimento do município. Também próximo ao Parque do Ibirapuera e ao Villa-Lobos, o bairro conta ainda com o temático Parque das Bicicletas, onde os visitantes podem fazer trilhas com as bikes.
Embora esses bairros se destaquem como os mais arborizados da capital, outras regiões com áreas verdes também chamam a atenção de quem procura por uma casa para alugar em São Paulo em várias partes da cidade. Morumbi, Itaim Bibi e até mesmo alguns locais mais centralizados possuem boa presença de vegetação, e seguem atraindo moradores que procuram qualidade de vida aliada à conveniência urbana.
(Créditos: filipefrazao / iStock)