terça-feira, outubro 22, 2024
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioDestaqueA partir de quando crianças podem usar desodorante?

A partir de quando crianças podem usar desodorante?

O endocrinologista Miguel Liberato dá dicas de como espantar o “cheirinho” da axila de forma correta para cada faixa etária

A partir de quando crianças podem usar desodorante?

O endocrinologista Miguel Liberato dá dicas de como espantar o “cheirinho” da axila de forma correta para cada faixa etária

Durante a puberdade, o corpo da criança e do adolescente passa por algumas mudanças que já são esperadas e consideradas normais para essa fase. Uma delas é o surgimento do odor axilar, aquele cheirinho mais forte que começa a aparecer, principalmente, após os exercícios.

Diante dessa queixa, sempre vem a dúvida sobre desodorantes e antitranspirantes para crianças. Neste contexto, é preciso estar atento: se trata de substâncias diferentes. O especialista explica que, de acordo com a ANVISA, desodorantes são liberados para crianças a partir dos oito anos, desde que não contenham álcool, parabenos e alumínio. Já os antitranspirantes são recomendados apenas após os 12 anos de idade.

A partir de quando crianças podem usar desodorante?

A partir de quando crianças podem usar desodorante?
Dr. Miguel Liberato

É importante lembrar que algumas crianças podem apresentar um odor axilar transitório, proveniente do uso de roupas de adultos e que já estejam colonizadas por bactérias. “Esse tipo de odor pode ser tratado com cremes tópicos de antibióticos e não está relacionado ao início da puberdade ou produção hormonal”, garante o endocrinologista.

Para pais que preferem evitar quaisquer substâncias, o médico sugere alternativas que também podem ser adotadas para as crianças menores de oito anos. “É possível usar o leite de magnésia, que neutraliza os ácidos do suor. Assim como, reduz a proliferação de bactérias. E o leite de rosas, que atua como antisséptico devido ao óxido de zinco e cloreto de benzalcônio”, aconselha. Para todos os efeitos, o Dr. Miguel Liberato reforça que a escolha do tratamento deve haver cautela. Igualmente, com acompanhamento médico, visando o bem-estar da criança.

Embora seja uma alteração normal e esperada para o início da puberdade, o Dr. Miguel Liberato explica ainda que o aparecimento precoce desse odor. Antes dos oito anos em meninas e dos nove em meninos, pode ser motivo de preocupação. “Nem sempre esse odor indica que já há o início da produção de hormônios da fase da puberdade. Porém, como essa é uma possibilidade, toda criança que apresenta início precoce do odor deve haver investigação para tentar identificar a causa”, diz. “Também temos que estar atentos se o início desse cheiro vem acompanhado de acne. Também, aumento de velocidade de crescimento, pelos pubianos e outros sinais de puberdade”, acrescenta.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa 
Fotos: Divulgação
Edição: Redação Na Mídia

Então, não deixe de lerExposição ‘Jardim das Ovelhas’

Uiara Zagolin
Uiara Zagolin
Jornalista e Editora do portal NA MIDIA; Correspondente Internacional; Diretora de Relações Internacionais da FEBRACOS Federação Brasileira de Colunistas Sociais; Vice-Presidente da APACOS Associação Paulista de Colunistas Sociais; Delegada Regional para São Paulo da ANI Associação Internacional de Imprensa; membro da Worldwide Association of Female Professionals; Imortal na Academia de Artes de São Paulo e Academia Mundial de Letras. Com formação no Canadá, EUA e UK
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA