A imagem estereotipada da mulher brasileira!
A maioria dos estrangeiros do sexo masculino veem a mulher brasileira com um forte apelo sensual e sexual. Assim, a erotização da figura da mulher brasileira virou um grande atrativo na divulgação do nosso país.
Portanto, foi criado uma série de estereótipos com relação ao Brasil, quer seja no futebol, carnaval, cidade do rio de janeiro, o samba, e sem deixar de dizer, a mulher brasileira que vem estereotipada com grandes e opulentas curvas, sorriso grande, festeira e forte apelo sexual.
Isso tudo em decorrência da contribuição da Embratur para a intensificação desta imagem estereotipada nos idos anos 60, 70 e 80 onde eram divulgadas imagens de mulheres negras, com pouca roupa, dançando samba no carnaval.
A imagem estereotipada da mulher brasileira!
Sabe-se que recentemente, a Embratur vem realizando esforços estratégicos para reposicionar a imagem do Brasil no exterior.
Obviamente, que a consequência não foge apenas ao campo moral, mas incentivou o aumento do turismo de prostituição, principalmente de crianças e a xenofobia e racismo aumentado. Se a pessoa for do sexo feminino, brasileira e negra e estiver em Portugal,por exemplo, o racismo e a xenofobia são violentos.
As brasileiras ainda continuam sendo exóticas e sexualizadas na visão de muitos gringos. E, por conta desses estereótipos, no exterior diversas brasileiras acabam passando por situações extremamente desagradáveis e humilhantes.
Assim, a mídia tem a obrigação e o dever de repassar essas informações adiante, pois somente o conhecimento, interação e conscientização podem mudar o atual cenário brasileiro. É extremamente mister a mudança da representação da mulher brasileira no exterior, através da Embratur, das empresas que atuam na área e a mídia no âmbito geral.
Fonte: Divulgação
Fotos: Divulgação
Leia também: As indicações para o 2020 International Emmy® Awards