6 passos para uma vida emocional mais equilibrada.
Médica psiquiatra renomada em São Paulo, a Dra. Ana Paula Rosa Filgueiras possui 30 anos de experiência na área médica e 27 anos de especialização em psiquiatria pela Santa Casa de Misericórdia, sendo referência em saúde mental na cidade.
Ao longo de sua carreira, ela tem se dedicado a ajudar as pessoas a superar desafios emocionais e mentais, buscando sempre oferecer um atendimento de qualidade e personalizado aos pacientes. Atualmente, a médica tem se destacado pela sua atuação em psiquiatria do estilo de vida e nutricional.
6 passos para uma vida emocional mais equilibrada
Segundo ela, essa abordagem clínica mostra que a alimentação e o estilo de vida podem ter um impacto significativo na saúde mental das pessoas. Por isso, ela tem se dedicado a estudar e aplicar esse método em seu trabalho. A seguir, a médica lista 6 atitudes relativamente simples que podem contribuir para o equilíbrio das emoções. Confira:
Alimentação saudável:
“Opte por uma dieta saudável, baseada em alimentos integrais e vegetais, reduzindo a ingestão de produtos industrializados, que contêm altas quantidades de açúcares, gorduras saturadas e aditivos químicos.”
Atividade física regular:
“O ideal é fazer 150 minutos por semana de exercícios físicos de moderada intensidade, mas qualquer atividade é válida. Por exemplo, trocar o elevador pelas escadas, almoçar longe do trabalho e caminhar até lá. A movimentação ao longo do dia é tão importante como o exercício feito na academia”, salienta a médica.
Qualidade do sono:
“O recomendável é dormir cerca de 7 horas diárias de sono de qualidade por dia, embora essa necessidade possa variar entre as pessoas. Uma forma de avaliar a qualidade do sono é observar a disposição durante o dia, como energia, atenção e foco. É importante praticar a higiene do sono.”
Controle de substâncias tóxicas:
“Álcool, tabaco, medicamentos e dispositivos eletrônicos precisam de atenção redobrada, uma vez que essas substâncias têm efeitos na saúde física e mental. Portanto, devem ser evitados ou controlados”.
Gerenciamento de estresse:
“É fundamental dar pausas a cada 60-90 minutos durante o trabalho, para respirar, tomar um café ou simplesmente fechar os olhos. Ao deixar o trabalho, faça atividades que relaxem a mente, como aulas de culinária, exercícios físicos leves ou passar um tempo com a família. Praticar meditação e mindfulness também podem ajudar no gerenciamento do estresse”, ensina.
Sociabilidade:
“As relações interpessoais são o maior fator relacionado à saúde e felicidade, comprovado pela literatura médica. A solidão pode aumentar o risco de morte precoce em 40%, portanto, é importante manter contato com as pessoas que se gosta, como amigos e familiares. Chamar essas pessoas para um café, jantar ou simplesmente conversar pode ser uma ótima maneira de manter as relações interpessoais em dia.”
Segundo a Dra. Ana Paula Filgueiras, cada pessoa deve adaptar estas dicas às suas necessidades e rotina diária para obter os melhores resultados. “Tenho dado orientações para auxiliar o paciente a mudar seu estilo de vida dentro do ambiente que ele já tem. O foco das orientações está na prevenção e tratamento, já que muitas doenças podem ser revertidas com a mudança de estilo de vida”, ressalta a médica.
Para ajudar ainda mais seus pacientes a alcançar uma vida mais equilibrada, a Dra. Ana Paula Filgueiras implementou recentemente em seu consultório o Programa de Acompanhamento Intensivo (P.A.I.). Esse programa oferece um contato frequente e ativo entre as consultas, permitindo que os pacientes possam receber suporte e orientação contínuos na busca por uma vida mais saudável e equilibrada.
6 passos para uma vida emocional mais equilibrada
“Entre uma consulta e outra faço um acompanhamento regular, envio mensagens, indico leituras e envio alguns materiais. Dependendo do quadro clínico, também mantenho contato com familiares. Essas condutas oferecem ao paciente segurança e respaldo necessário de forma intensiva e individualizada”, destaca a médica.
Além disso, a Dra. Ana Paula Filgueiras tem adotado a telemedicina como uma ferramenta de atendimento, o que permite a ela atender pacientes não só no Brasil, mas também no exterior. “A telemedicina é oriunda do grande enfrentamento mundial que vivemos: a pandemia, e ainda hoje se mantém ativa e requisitada mesmo com a redução da gravidade da pandemia”, explica.
A médica ainda ressalta que em seu trabalho se preocupa com todos os aspectos do atendimento clínico, desde o agendamento até o ambiente do consultório. Seu objetivo é fazer com que todos que procuram seu atendimento se sintam cuidados e acolhidos por toda a equipe.
6 passos para uma vida emocional mais equilibrada
Por fim, ela ressalta que ajudar os pacientes a lidar com o estigma em torno de problemas de saúde mental é um trabalho constante de conscientização e educação. “Como médica, me sinto também educadora.
Assim, ajudo meus pacientes a pensarem os valores da existência, pois o momento da consulta nos proporciona uma possibilidade de encontro, de estar inteiramente com ele. Acolhê-lo diante de suas angústias e sofrimentos é para mim uma missão. Refletir sobre o autoacolhimento e aceitação do sofrimento atual são premissas para o êxito no tratamento, assim como a responsabilidade com o mesmo.
O profissional da saúde mental é alguém que precisa olhar para além da patologia, precisa olhar para a pessoa sem qualquer determinismo, precisamos ajudá-la a viver com qualidade dentro de suas singulares possibilidades. É, sem dúvida, um trabalho árduo, crescente e que contribui significativamente com a sociedade”, conclui.
Serviço:
Drª. Ana Paula Filgueiras Rosa Filgueiras – Médica psiquiatra
Endereço: Av. Industrial, 780/304, Santo André (SP)
Telefone/WhatsApp: (11) 99306-6446
Facebook: ANAFILGUEIRASCONSULTORIO
Instagram: @Drª. anapaulafilgueiras