segunda-feira, outubro 21, 2024
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioDestaque4 cidades brasileiras para saborear comidas extraordinárias

4 cidades brasileiras para saborear comidas extraordinárias

4 cidades brasileiras para saborear comidas extraordinárias.

Turismo gastronômico: 4 cidades brasileiras para quem ama saborear comidas extraordinárias

O turismo gastronômico é uma atividade extremamente prazerosa e contribui para que os passeios se tornem inesquecíveis

Viajar, realizar passeios e conhecer lugares diferentes já é uma experiência fantástica. Aliar essas atividades com a gastronomia e provar pratos deliciosos pode tornar tudo ainda melhor. Receitas tradicionais passadas de geração em geração, feitas com ingredientes especiais, fazem com que seja difícil encontrar essas comidas gostosas em outros lugares. Por isso, confira 4 destinos nacionais imperdíveis para o turismo gastronômico.

4 cidades brasileiras para saborear comidas extraordinárias
Créditos: artbyPixel/iStock

Belo Horizonte

A culinária mineira é uma das mais deliciosas do Brasil, mas se engana quem acha que os mineiros vivem apenas de pão de queijo. São inúmeras comidas gostosas que podemos encontrar no estado, sobretudo em sua capital, Belo Horizonte.

Alguns dos principais pratos são o ensopado de frango caipira com quiabo, tutu de feijão (um feijão batido e temperado, que pode ser incrementado com bacon e torresmo), feijão tropeiro (feijão com carnes, ovos e farinha de mandioca) e leitão à pururuca (leitão assado em que ao final é jogado óleo quente para deixar a pele bem crocante).

A capital mineira também é muito conhecida por seus botecos, que servem porções de torresmo e iscas de fígado com jiló e cebola. Além disso, não tem como ir embora sem provar um saboroso queijo canastra.

Salvador

A capital da Bahia é uma das cidades brasileiras mais antigas e foi a primeira capital do país. Entretanto, ela não se destaca apenas por sua história, arquitetura colonial bem preservada e praias. A cidade possui forte influência africana, o que reflete em sua cultura e culinária local, que é diferente de qualquer outro lugar do Brasil.

O prato típico mais conhecido e exportado Brasil afora é o acarajé, uma espécie de bolinho feito de massa de feijão-fradinho, recheio de camarão e frito no azeite de dendê.

Outros pratos deliciosos são o abará (bolinho de feijão cozido embrulhado em folha de bananeira), vatapá (que pode ser feito com amendoim, leite de coco, azeite de dendê, farinha de rosca, fubá e pimenta), caruru (cozido de quiabo) e cocada.

Belém

No Norte do país, destaca-se a culinária amazônica de Belém, no Pará. Os seus pratos típicos possuem uma forte influência indígena, mas recebem também inspiração das culinárias portuguesa, francesa, africana, árabe e japonesa.

O tucupi é um dos seus maiores diferenciais. Ele é um caldo amarelo extraído da raiz de mandioca brava, que precisa de um longo preparo para eliminar o ácido cianídrico presente no vegetal, que é venenoso. Pato no tucupi é um dos preparos mais famosos, mas pode ser servido também com outras aves, peixes e carnes.

Outros pratos famosos são o tacacá (tucupi, goma de tapioca, camarão e jambu), maniçoba (que lembra a feijoada, mas tem como base a folha de maniva, a planta da mandioca) e açaí (acompanhado de peixes e farinha).

São Paulo

A capital paulista é a maior metrópole do país e recebe imigrantes de todo o mundo. Apesar de alguns pratos famosos, como o virado à paulista (arroz, tutu de feijão, bisteca, ovo, couve refogada e banana à milanesa), sanduíche de pão com mortadela do Mercadão e bauru (sanduíche de rosbife), o seu maior atrativo é o encontro de culturas diferentes.

É impossível ir embora de São Paulo sem comer bem. As variedades são infinitas, e é como se estivéssemos viajando o mundo inteiro sem sair da cidade. São centenas de restaurantes de culturas diferentes, entre eles japoneses, árabes, coreanos, italianos, chineses, mineiros, baianos, gaúchos e muitos outros.

Para não perder a oportunidade de conhecer esses lugares, garanta sua passagem aérea para se aventurar nesses incríveis destinos gastronômicos. Além dos clássicos passeios por pontos turísticos e prédios históricos, desvendar sua culinária também é uma atividade extremamente prazerosa.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação / Créditos: artbyPixel/iStock
Leia ainda: https://namidia.com.br/nando-moreno-e-traia-veia-com-guarda-chuva/

Uiara Zagolin
Uiara Zagolin
Jornalista e Editora do portal NA MIDIA; Correspondente Internacional; Diretora de Relações Internacionais da FEBRACOS Federação Brasileira de Colunistas Sociais; Vice-Presidente da APACOS Associação Paulista de Colunistas Sociais; Delegada Regional para São Paulo da ANI Associação Internacional de Imprensa; membro da Worldwide Association of Female Professionals; Imortal na Academia de Artes de São Paulo e Academia Mundial de Letras. Com formação no Canadá, EUA e UK
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA